(UEFS) Um pequeno corpo foi lançado, horizontalmente, da janela de um apartamento a 20,0m do solo, caindo em um ponto situado a 12,0m da base da parede onde se encontra a janela. Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s², a velocidade do corpo, no instante do lançamento, em m/s, era igual a
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2015 1º APLICAÇÃO)
Alguns medicamentos para felinos são administrados com base na superfície corporal do animal. Foi receitado a um felino pesando 3,0 kg um medicamento na dosagem diária de 250 mg por metro quadrado de superfície corporal.
O quadro apresenta a relação entre a massa do felino, em quilogramas, e a área de sua superfície corporal, em metros quadrados.
A dose diária, em miligramas, que esse felino deverá receber é de
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UEG) Os vírus são parasitas submicroscópicos e possuem genomas que se replicam dentro de um hospedeiro vivo, direcionando o mecanismo genético da célula para a síntese de ácidos nucleicos e proteínas virais. Estas características os fazem responsáveis por gerar doenças em grande parte da diversidade biológica:
HAVEN, P.H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Sobre os vírus, é correto afirmar:
- Física | 3.5 Gases
Nos últimos anos, o gás natural (GNV: gás natural veicular) vem sendo utilizado pela frota de veículos nacional, por ser viável economicamente e menos agressivo do ponto de vista ambiental.O quadro compara algumas características do gás natural e da gasolina em condições ambiente.
Densidade (kg/m3)
Poder Calorífico (kJ/kg)
GNV
0,8
50.200
Gasolina
738
46.900
Apesar das vantagens no uso de GNV, sua utilização implica algumas adaptações técnicas, pois, em condições ambiente, o VOLUME de combustível necessário, em relação ao de gasolina, para produzir a mesma energia, seria
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(FUVEST 2007 1ª FASE) A observação de faunas dos continentes do hemisfério Sul revela profundas diferenças. Na América do Sul, existem preguiças, antas, capivaras, tamanduás e onças; na África, há leões, girafas, camelos, zebras e hipopótamos; na Austrália, cangurus, ornitorrincos e equidnas e, na Antártida, os pinguins. Entretanto, descobriram-se espécies fósseis idênticas nessas regiões. Assim, fósseis da gimnosperma Glossopteris foram encontrados ao longo das costas litorâneas da África, América do Sul, Austrália e Antártida, e ainda fósseis dos répteis Cynognathus e Lystrosaurus foram descobertos na América do Sul, África e Antártida.
Para explicar esses fatos, formularam-se as seguintes hipóteses:
I. A presença de fósseis idênticos, nos vários continentes, prova que todas as formas de vida foram criadas simultaneamente nas diversas regiões da Terra e se diferenciaram mais tarde.
II. As faunas e floras atuais são resultado da seleção natural em ambientes diversos, isolados geograficamente.
III. Os continentes, há milhões de anos, eram unidos, separando-se posteriormente.
Está correto o que se afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto a seguir, sobre as Olimpíadas 2012, que serão realizadas em Londres, para responder a questão. 19/12/2011 às 10:32 \ Londres
Quem já garantiu ingressos para Londres 2012, mas por algum motivo já sabe que não poderá comparecer a algum dos eventos, não precisará se preocupar em procurar compradores. A partir de 6 de janeiro, o comitê organizador começará o processo de revenda de ingressos – que já funciona de maneira similar em outros eventos no Reino Unido. Basta que o comprador faça seu login no sistema e indique quais ingressos não deseja mais. Se houver interessados, o bilhete é transferido e o valor é reembolsado ao comprador. O processo vai de 6 de janeiro a 3 de fevereiro, mas haverá outra rodada de revenda de ingressos em março. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/olimpiadas/. Acesso em 14 jan. 2012.Acesso em 14 jan. 2012.
Enunciado:
Indique a afirmativa que apresenta um verbo flexionado no futuro do subjuntivo