(FUVEST 2005 1ª FASE) Uma jovem está parada em A, diante de uma vitrine, cujo vidro, de 3 m de largura, age como uma superfície refletora plana vertical. Ela observa a vitrine e não repara que um amigo, que no instante t0 está em B, se aproxima, com velocidade constante de 1 m/s, como indicado na figura, vista de cima. Se continuar observando a vitrine, a jovem poderá começar a ver a imagem do amigo, refletida no vidro, após um intervalo de tempo, aproximadamente, de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
- a) O assunto e a linguagem usada em um texto jornalístico podem variar de acordo com o público, os leitores, a que esse texto se destina. A linguagem usada nas duas reportagens determina a faixa etária dos leitores. Observando esse fato, qual é o público alvo das duas reportagens: adultos, jovens ou crianças?
- b) A reportagem pretende atingir a mesma faixa etária, mas ela se destina a determinado seguimento dentro dessa faixa etária. É possível determinar esse seguimento observando o assunto de cada reportagem. Determine qual seguimento dentro dessa faixa etária a reportagem se destina.
c) Além do assunto, há outras pistas, palavras e termos, dentro da reportagem para determinar o seguimento do público alvo. Escreva algumas dessas pistas, consideradas por você, para responder o item anterior.
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
O uso de protetores solares em situações de grande exposição aos raios solares como, por exemplo, nas praias, é de grande importância para a saúde. As moléculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anéis aromáticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas são capazes de absorver a radiação ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugação é definida como a ocorrência de alternância entre ligações simples e duplas em uma molécula. Outra propriedade das moléculas em questão é apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsável por reduzir a solubilidade do composto em água, o que impede sua rápida remoção quando do contato com a água.
De acordo com as considerações do texto, qual das moléculas apresentadas a seguir é a mais adequada para funcionar como molécula ativa de protetores solares?
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
A tabela apresenta dados comparados de respostas de brasileiros, norte-americanos e europeus a perguntas relacionadas à compreensão de fatos científicos pelo público leigo. Após cada afirmativa, entre parênteses, aparece se a afirmativa é Falsa ou Verdadeira. Nas três colunas da direita aparecem os respectivos percentuais de acertos dos três grupos sobre essas afirmativas.
De acordo com os dados apresentados na tabela, os norte-americanos, em relação aos europeus e aos brasileiros, demonstram melhor compreender o fato científico sobre:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(FUVEST) Para que um planeta abrigue vida nas formas que conhecemos, ele deve apresentar gravidade adequada, campo magnético e água no estado líquido. Além dos elementos químicos presentes na água, outros também são necessários. A detecção de certas substâncias em um planeta pode indicar a presença dos elementos químicos necessários à vida. Observações astronômicas de cinco planetas de fora do sistema solar indicaram, neles, a presença de diferentes substâncias, conforme o quadro a seguir:
Planeta
Substâncias observadas
I
tetracloreto de carbono, sulfeto de carbono e nitrogênio
II
dióxido de nitrogênio, argônio e hélio
III
metano, dióxido de carbono e dióxido de nitrogênio
IV
argônio, dióxido de enxofre e monóxido de dicloro
V
monóxido de dinitrogênio, monóxido de dicloro e nitrogênio
Considerando as substâncias detectadas nesses cinco planetas, aquele em que há quatro elementos químicos necessários para que possa se desenvolver vida semelhante à da Terra é:
- Física
Dois garotos de massas iguais a 40kg e 35 kg sentaram em uma gangorra de metros de comprimento para brincar. Os dois se encontravam à mesma distância do centro de massa e do apoio da gangorra que coincidiam na mesma posição. Para ajudar no equilíbrio foi usado um saco de 10kg de areia.
Considerando o saco de areia como ponto material, qual a distância, em metros, do saco de areia ao ponto de apoio da gangorra?