Explicaê

01

Texto base:   Leia o texto a seguir.   Penso que o que devemos compreender como a verdadeira Idade Média é, simultaneamente, uma idade de trevas e uma idade de ouro. Acrescentemos – para entender isso até o século XIX! – que o que herdamos deste período, no que concerne ao ensino e à pesquisa, delimita a Idade Média, a qual iria da decomposição do Império Romano e do mundo antigo, no século V, até o triunfo do humanismo no fim do século XV, um monstro cronológico!   [...] O Renascimento não é a ruptura absoluta, decisiva, que pretendeu ser: há uma longa Idade Média que iria até o século XVIII. Pode-se dizer que a Idade Média só teve fim com a Revolução francesa e a Revolução Industrial.   LE GOFF, Jacques. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. p.29. (Fragmento)  


Enunciado:

 



  1. A) De acordo com o autor do texto, podemos considerar a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”? Justifique sua resposta.

       

   

  1. B) É possível afirmar que há um consenso entre os historiadores quanto a periodização da Idade Média? Encontre no texto argumentos que justifiquem sua resposta.

       

   

  1. C) Explique por que para Jacques LeGoff a Idade Média foi encerrado com o Renascimento, como muito historiadores defendem.