(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Um experimento consiste em colocar certa quantidade de bolas de vidro idênticas em um copo com água até certo nível e medir o nível da água, conforme ilustrado na figura a seguir. Como resultado do experimento, concluiu-se que o nível da água é função do número de bolas de vidro que são colocadas dentro do copo.
O quadro a seguir mostra alguns resultados do experimento realizado.
Qual a expressão algébrica que permite calcular o nível da água (y) em função do número de bolas (x)?
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2013 1º APLICAÇÃO)
National Geographic News
Christine Dell’Amore
Published April 26, 2010
Our bodies produce a small steady amount of natural morphine, a new study suggests. Traces of the chemical are often found in mouse and human urine, leading scientists to wonder whether the drug is being made naturally or being delivered by something the subjects consumed. The new research shows that mice produce the “incredible painkiller” — and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it, said study co-author Meinhart Zenk, who studies plant-based pharmaceuticals at the Donald Danforth Plant Science Center in St. Louis, Missouri.
Disponível em: www.nationalgeographic.com. Acesso em: 27 jul. 2010.
Ao ler a matéria publicada na National Geographic, para a realização de um trabalho escolar, um estudante descobriu que
- Literatura | 2. Produção Medieval
“Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com mancha, já com forças roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo: os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam”
Disponível em https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/artigos/o-sermao-do-bom-ladrao-por-jose-paulo-cavalcanti-filho. Último acesso em 08/09/10
A prosa barroca de Padre Antônio Vieira representa o estilo conceptista caracterizado por um jogo de argumentos dialéticos (duas ideias) . Esse aspecto da linguagem barroca é percebida a partir da/do
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Comunicado
Atenção, jovens!
O título de eleitor é opcional para quem vai completar 16 anos até o dia 3 de outubro de 2010. A partir dos 18 anos, ele é obrigatório. Se você vai votar pela primeira vez, procure o cartório eleitoral para tirar o seu título. O prazo é até 5 de maio. E então?! Vai ficar, tipo assim, aí parado? Se liga, vai deixar outros decidirem as coisas por você? O prazo é até 5 de maio. Justiça Eleitoral.
Tribunal Superior Eleitoral. Campanha publicitária – Eleições 2010. Disponível em: http://www.tse..
A mudança do registro de linguagem, ao final do texto, revela a preocupação do autor com
- Física | D. Capacitores
Um cosmonauta russo estava a bordo da estação espacial MIR quando um de seus rádios de comunicação quebrou. Ele constatou que dois capacitores do rádio de 3 µF e 7 µF ligados em série estavam queimados. Em função da disponibilidade, foi preciso substituir os capacitores defeituosos por um único capacitor que cumpria a mesma função.
Qual foi a capacitância, medida em µF, do capacitor utilizado pelo cosmonauta?
- Química | 2.3 Termoquímica
O etanol é um combustível renovável obtido da cana-de-açúcar e é menos poluente do que os combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. O etanol tem densidade 0,8 g/cm3, massa molar 46 g/mol e calor de combustão aproximado de – 1300 kJ/mol. Com o grande aumento da frota de veículos, tem sido incentivada a produção de carros bicombustíveis econômicos, que são capazes de render até 20 km/L em rodovias, para diminuir a emissão de poluentes atmosféricos.
O valor correspondente à energia consumida para que o motorista de um carro econômico, movido a álcool, percorra 400 km na condição de máximo rendimento é mais próximo de: