(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Um experimento consiste em colocar certa quantidade de bolas de vidro idênticas em um copo com água até certo nível e medir o nível da água, conforme ilustrado na figura a seguir. Como resultado do experimento, concluiu-se que o nível da água é função do número de bolas de vidro que são colocadas dentro do copo.
O quadro a seguir mostra alguns resultados do experimento realizado.
Qual a expressão algébrica que permite calcular o nível da água (y) em função do número de bolas (x)?
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Larissa foi a um restaurante e, ao chegar, observou que o cardápio disponibilizava 4 opções de entrada, 5 opções de prato principal, 3 opções de bebida e 3 opções de sobremesa.
Sabendo que ela pedirá uma opção de cada tipo, quantas possibilidades de escolha Larissa tem ao todo?
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Considere que o modelo matemático utilizado no estudo da velocidade V, de uma partícula de um fluido escoando em um tubo, seja diretamente proporcional à diferença dos quadrados do raio R da secção transversal do tubo e da distância x da partícula ao centro da secção que a contém. Isto é, V(x) = K2(R2 - x2), em que K é uma constante positiva.
O valor de x, em função de R, para que a velocidade de escoamento de uma partícula seja máxima é de
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Não acredita que existem objetos tagarelas? Pois os arqueólogos garantem: existem utensílios, como os vasos gregos, que falam de fatos e lendas contadas há milhares de anos.
Os objetos gregos analisados pelos arqueólogos, que são pesquisadores que estudam artefatos antigos, eram decorados com pinturas. Neles, podemos ver figuras de animais, cenas do dia-a-dia e até batalhas mitológicas, com direito a heróis, deuses e profetas, que sempre encantaram o imaginário da humanidade. Por meio desses objetos, os cientistas descobriram, entre outras evidências, como viviam e pensavam as pessoas daquela época
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/205/voce-sabia-que-antigos-objetos- gregos-contam/?searchterm=arqueologia
Os vasos gregos são exemplos de:
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A luz de uma lâmpada de sódio, cujo comprimento de onda no vácuo é 590 nm, atravessa um tanque cheio de glicerina percorrendo 20 metros em um intervalo de tempo t1. A mesma luz, agora com o tanque cheio de dissulfeto de carbono, percorre a mesma distância acima em um intervalo de tempo t2. A diferença t2 – t1 em nanossegundos, é
Dados: índices de refração: 1,47 (glicerina), e 1,63 (dissulfeto de carbono).
- História | 1.7 Período Joanino
(FGV) Leia a entrevista.
FOLHA – Estamos vivendo um momento de novas interpretações em relação ao período imperial?
MAXWELL – (...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América.
Com a rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola.
É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá.
Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 19.Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais.
Folha de S.Paulo, 25-11-2007.
“A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas”, pois: