Texto base: Ana e André realizaram a seguinte brincadeira: Ana colocou uma chave em uma posição e mostrou a André como esse objeto estava. O André saiu da sala e, enquanto estava fora, Ana deu um giro com a chave, colocando-a em uma nova posição. Observe a representação da chave nas duas posições:
Enunciado:
Ana fez com a chave um giro de
Questões relacionadas
- Física
A Terra é cercada pelo vácuo espacial e, assim, ela só perde energia ao irradiá-la para o espaço. O aquecimento global que se verifica hoje decorre de pequeno desequilíbrio energético, de cerca de 0,3%, entre a energia que a Terra recebe do Sol e a energia irradiada a cada segundo, algo em torno de 1 W/m2. Isso significa que a Terra acumula, anualmente, cerca de 1,6 × 1022 J. Considere que a energia necessária para transformar 1 kg de gelo a 0°C em água líquida seja igual a 3,2 × 105 J. Se toda a energia acumulada anualmente fosse usada para derreter o gelo nos polos (a 0°C), a quantidade de gelo derretida anualmente, em trilhões de toneladas, estaria entre:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para a questão. TEXTO 1
TEXTO 2 Leia último texto publicado no blog de José Saramago Desde setembro de 2008, José Saramago escrevia um blog, o Outros Cadernos. A página, que reunia textos inéditos e antigos, reflexões e trechos de entrevistas realizadas com o escritor português, que acreditava que a ferramenta fez as pessoas escreverem pior. Pelo site, onde escreveu crônicas pessoais da atualidade com o olhar crítico que lhe era característico, estabeleceu uma nova forma de comunicação com seus leitores, que diariamente puderam compartilhar seus comentários, opiniões e reflexões sobre os mais variados eventos. “Me impressiona, sobretudo, a rapidez da resposta dos leitores e a franqueza com que se expressam, como se estivéssemos entre colegas...”, declarou. Ao longo de sua experiência na internet, o prêmio Nobel de Literatura vivenciou em seu blog acontecimentos como a explosão da crise financeira mundial e o triunfo eleitoral de Barack Obama nos Estados Unidos. No ano passado, ele avisou aos leitores que daria um tempo a suas atividades de blogueiro para se dedicar à produção de um novo livro. “Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno”, escreveu. Nesta sexta-feira (18), dia de sua morte, o blog traz “Pensar, pensar”, uma pequena reflexão do autor sobre a sociedade atual. — “Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma”. Os textos do blog de Saramago foram reunidos há um ano em um livro, intitulado “O caderno”, que dedicou a sua esposa e tradutora, Pilar del Rio, inspiradora de sua experiência na internet. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/06/leia-ultimo-texto-
publicado-no-blog-de-jose-saramago.html>. Acesso em: 5 mar. 2017. Adaptado.
A alegação de que “falta filosofia”, no texto 2, é apresentada como:
- Ciências - Fundamental | 04. Energia: Tipos, Transformações e Consumo
(CFTMG) Uma lâmpada, ligada em uma tomada, dissipa uma potência de 60 W e tem uma vida média de 750 h. Ao final desse tempo, ela terá consumido uma quantidade de energia elétrica, em kWh, igual a
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UESB) A quantidade de movimento linear é uma grandeza vetorial que pode ser imaginada como uma medida do esforço necessário para levar uma partícula ao repouso. Considere um bloco de massa igual a 4,0 kg movendo-se para a direita com uma velocidade de 6,0 m/s, que colide com outro bloco de massa igual a 2,0 kg e se move para a esquerda, com uma velocidade igual a 4,0 m/s.
Sendo o coeficiente de restituição dessa colisão igual a 0,2, é correto que, após a colisão, a velocidade do mais leve, em m/s, é igual a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
15. MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (you-tube)
- Cotonetes
- Tinta guache nas cores vermelho, azul e amarelo
- Papel ofício
- Pano para limpeza
- Jornal
- Pratinhos de plástico
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundarias.
Cores Secundárias: São as cores formadas a partir da combinação de duas primárias.
- Este trabalho será feito em duplas. O professor vai pedir as crianças para se sentar
em duplas.
- Forrar as mesas com jornal
- Distribuir os pratinhos, já com as tintas nas cores primárias.
- Com antecedência, o professor vai fazer riscos na posição horizontal, na folha oficio,
de uma ponta até a outra.
- Distribuir as folhas para as crianças.
- Pedir para cada criança ir misturando as cores com o cotonete, em outro pratinho
descobrindo as cores secundárias.
- Instruir as crianças para pintar com o cotonete, fazendo bolinhas até preencher todo
o espaço da folha.
- Depois que os desenhos estiverem todos pintados , pedir as crianças para recortar e colar em
um papel color set entregue pelo professor.
- Sugestão.: O professor deverá recortar um retângulo do tamanho da folha ofício, nas cores
secundárias e dar para cada criança colar o trabalho, dando um acabamento de moldura para
esta atividade.
- Guarde este exercício para colocar em exposição com os outros que vão ser feitos
posteriormente.
Fonte: http://jisjoaosalaa.blogspot.com/2014/10/
A FORMAÇÃO DAS CORES