(UESB) A quantidade de movimento linear é uma grandeza vetorial que pode ser imaginada como uma medida do esforço necessário para levar uma partícula ao repouso. Considere um bloco de massa igual a 4,0 kg movendo-se para a direita com uma velocidade de 6,0 m/s, que colide com outro bloco de massa igual a 2,0 kg e se move para a esquerda, com uma velocidade igual a 4,0 m/s.
Sendo o coeficiente de restituição dessa colisão igual a 0,2, é correto que, após a colisão, a velocidade do mais leve, em m/s, é igual a
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- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Maria, junto com a sua mãe, uma arqueóloga, foi conhecer o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e lá descobriu um imenso museu a céu aberto. Toda noite, antes de dormir, ela escrevia cartas a seu pai, contando tudo o que viu. Faça a leitura do trecho de uma dessas cartas. Sabe, pai, Se esses homens não tivessem desenhado nessas paredes, nós nunca iríamos saber que eles estiveram por aqui. E eles foram tão espertos que inventaram uma tinta que não sai facilmente com a água. É verdade que os desenhos desbotaram um pouco com o tempo, mas queriam o quê? Isso aqui é um museu ao ar livre, totalmente natural. E o mais legal é que essas pinturas também foram encontradas em outros continentes, e por isso são a prova viva de que o Homo sapiens já estava circulando por aí, dando o pontapé inicial nas novas civilizações [...]. Cada uma dessas pinturas conta uma história de um dia comum ou de uma comemoração. É uma espécie de livro aberto, integrado com a natureza, que é exatamente como eles viviam. CRISPUN, Denise. Serradacapivara.com: os incríveis desenhos desses homens misteriosos.
São Paulo: Global, 2012. p. 14-15.
Enunciado:
Analise as afirmativas:
I. Maria, apesar de apontar a importância da pintura rupestre, comete um erro ao dizer que “Se esses homens não tivessem desenhado nessas paredes, nós nunca iríamos saber que eles estiveram por aqui”, pois as ferramentas e os fósseis também são pistas que ajudam a conhecer o modo de vida dos povos pesquisados.
II. As pinturas rupestres registram os hábitos de vida do homem pré-histórico, por isso, Maria está correta em afirmar que a pintura rupestre “é uma espécie de livro aberto, integrado com a natureza, que é exatamente como viviam”.
III. As pesquisas arqueológicas revelam que os primeiros grupos humanos surgiram no continente africano e se espalharam pelo planeta em busca de melhores condições de sobrevivência. Maria reafirma essa ideia ao escrever para o pai: “E o mais legal é que essas pinturas também foram encontradas em outros continentes, e por isso são a prova viva de que o Homo sapiens já estava circulando por aí, dando o pontapé inicial nas novas civilizações [...].”.
Estão corretas
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
Empédocles estabelece quatro elementos corporais — fogo, ar, água e terra —, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante mistura e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais aqueles são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio.
SIMPLÍCIO. Física, 25, 21. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado).Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:
- Matemática - Fundamental | 05. Retas e Ângulos
A figura abaixo é formada por losangos idênticos.
De acordo com a figura, a medida do ângulo indicado pelo ponto de interrogação é igual a:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Balão
- Papel kraft, jornal e revista
- Cola
- Tinta guache
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai propor a turma a confecção e pintura de um vaso, usando os
grafismos dos desenhos indígenas.
- O professor vai pedir aos alunos para primeiramente encher o balão. Não encher
muito senão o balão estoura. O vaso será feito a partir do balão.
- Peça aos alunos para pegar pedaços de papel (revista para recorte), passar cola
branca na bexiga e ir colando, até circundar toda a bexiga
- Espere secar.
- Colar uma segunda camada de papel. O ideal é fazer cada camada com um tipo de
papel . Faça a primeira com revista, a segunda com jornal e assim por diante.
- Espere secar.
- Colar uma última camada utilizando o papel kraft.
- Deve ser feito de 03 a 04 camadas, dependendo da espessura que queira dar ao vaso.
- O ideal é fazer mais camadas para o vaso ficar mais resistente.
- Espere secar.
- Depois que todas as camadas de papel estiverem secas, faça uma abertura em uma
das extremidades do que será o vaso. Retire a bexiga de dentro – neste momento ela
já deverá estar murcha.
- Depois que os “ vasos indígenas “ já estiverem devidamente preparados, os alunos
vão finalizar seus trabalhos decorando-os com grafismo indígena. Fonte:https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso- de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
- Entregue as tintas para os alunos. Instrua que todas as vezes que forem mudar a cor
da tinta, lavar os pincéis.
- Vai ser uma experiência muito legal.
Fonte: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso-de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo/
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
A COR NA ARTE