Considere a seguinte situação hipotética: ao preparar o palco para a apresentação de uma peça de teatro, o iluminador deveria colocar três atores sob luzes que tinham igual brilho e os demais, sob luzes de menor brilho. O iluminador determinou, então, aos técnicos, que instalassem no palco oito lâmpadas incandescentes com a mesma especificação (L1 a L8), interligadas em um circuito com uma bateria, conforme mostra a figura.
Nessa situação, quais são as três lâmpadas que acendem com o mesmo brilho por apresentarem igual valor de corrente fluindo nelas, sob as quais devem se posicionar os três atores?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 14. Medidas de Comprimento
A figura seguinte representa uma rua com quatro residências. A distância entre as residências A e C é de 125 m, a residência D está exatamente na metade da distância entre as residências A e B e a distância entre as residências D e C é 87,5 m.
Para se deslocar da casa B até a casa C a distância a ser percorrida é de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Pontuação
Texto base: 10470099
Texto para a questão. A mania nacional da transgressão leve Pequenos delitos são transgressões leves que passam impunes e, no Brasil, estão tão institucionalizados que os transgressores nem têm ideia de que estão fazendo algo errado. Ou então acham esses “miniabusos” irresistíveis, apesar de causarem “minidanos” e/ou levarem a delitos maiores. Esses maus exemplos são também contagiosos. E, em uma sociedade na qual proliferam, ser um cidadão-modelo exige que se reme contra uma poderosa maré ou que se beire a santidade. Alguns pequenos delitos – fazer barulho em casa a ponto de incomodar os vizinhos ou usar as calçadas como depósito de lixo e de cocô de cachorro – diminuem a qualidade de vida em pequenas, mas significativas, doses. Eles ilustram a frase do escritor Millôr Fernandes: “Nossa liberdade começa onde podemos impedir a dos outros”. No ano passado, o grupo de adolescentes que furou a enorme fila para assistir ao show gratuito [...], na qual eu e outros esperávamos por horas, impediu nossa liberdade. Os jovens receberam os ingressos gratuitos que, embora devessem ser nossos, se esgotaram antes de chegarmos à bilheteria. KEEP, Michael. A mania nacional da transgressão leve. Disponível em:
<www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2608200412.htm>. Acesso em: 23 jul. 2018.
Enunciado:
O uso das aspas em “miniabusos” e “minidanos” se justifica, pois elas:
- História | 1.7 Período Joanino
A abertura dos portos brasileiros em 1808 inaugurou a possibilidade, para viajantes europeus de diversas nacionalidades, de percorrer áreas até então dificilmente acessíveis à sua curiosidade. Os relatos de inúmeras expedições, a maioria de caráter científico, foram publicados na Europa, para leitores ávidos de notícias sobre um Brasil até então desconhecido, terra cujos segredos haviam sido velados por uma Coroa portuguesa ciumenta e possessiva.
DUARTE, R. H. Olhares estrangeiros: viajantes no vale do Rio Mucuri. Revista Brasileira de História, n. 44, 2002 (adaptado).
Os relatos de viagens ao Brasil, publicados na Europa, contribuíram para a construção da identidade europeia na medida em que
- Matemática | 1.02 Números Naturais
Uma das grandes obsessões da Matemática é encontrar padrões para a construção de números primos. Nesse sentido, um técnico de Informática Integrado ao Ensino recebeu a incumbência de desenvolver um programa de Modelagem Matemática associada a formação ou comportamento dos números primos de Mersenne que são números primos que possui a forma 2n – 1, em que n é um número natural. Atualmente, o maior número primo de Mersenne conhecido é 282.589.933 – 1 que possui quase 25 milhões de algarismos.
Uma das questões que ainda estão em aberto na Matemática é se há uma quantidade finita ou infinita de números primos de Mersenne.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 6 fev. 2022 (adaptado).
Considerando exitoso o desafio proposto a esse técnico e buscando testar o programa, buscou-se levantar a quantidade de números primos de Mersenne com apenas dois algarismos. Dessa forma, a quantidade apresentada pelo programa foi igual a
- Biologia | 09. Botânica
(Pucpr ) Leia o fragmento de texto a seguir:
Identificados genes que podem salvar araucária do risco de extinção
Formação embrionária do pinhão, semente do pinheiro-brasileiro, é alvo de abordagem molecular inédita capaz de auxiliar na preservação da espécie
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram 24.181 genes ligados à formação do embrião da araucária (Araucaria angustifolia) – árvore nativa do Brasil também chamada de pinheiro-brasileiro – e de sua semente, o pinhão. A descoberta poderá auxiliar no estabelecimento de um sistema para a propagação in vitro da espécie, que está sob risco crítico de extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), e cuja madeira tem alto valor de mercado. Com a identificação dos genes, será possível um maior controle sobre o processo de embriogênese somática, ou seja, a formação de um embrião sem que haja fecundação e a partir de células não reprodutivas.
Trata-se de uma das mais promissoras técnicas biotecnológicas de produção de embriões vegetais, que permite a criopreservação (conservação por meio de congelamento) e a clonagem em massa. No caso da araucária, ela é dificultada porque as sementes perdem viabilidade e não sobrevivem por longos períodos de armazenamento.
Disponível em: < http://viajeaqui.abril.com.br/materias/
identificados-genes-que-podem-ajudar-a-salvar-araucaria-do-risco-de-extincao>.
Acesso em: 03.07.2015.
Sobre o organismo descrito no texto, marque a alternativa CORRETA.