Considere a seguinte situação hipotética: ao preparar o palco para a apresentação de uma peça de teatro, o iluminador deveria colocar três atores sob luzes que tinham igual brilho e os demais, sob luzes de menor brilho. O iluminador determinou, então, aos técnicos, que instalassem no palco oito lâmpadas incandescentes com a mesma especificação (L1 a L8), interligadas em um circuito com uma bateria, conforme mostra a figura.
Nessa situação, quais são as três lâmpadas que acendem com o mesmo brilho por apresentarem igual valor de corrente fluindo nelas, sob as quais devem se posicionar os três atores?
Questões relacionadas
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UESB)
I . H2SO3(aq) + H2O(l) ↔ H3O(aq) + HSO3–(aq) Kc1 = 1,5 . 10– 2 II. HSO3–(aq) + H2O(l) ↔ H3O + (aq) + SO32 –(aq) Kc2 = 1,2 . 10– 7
O equilíbrio químico de ácidos moderados e fracos, em soluções aquosas, mostra a reversibilidade das reações de ionização. A constante de equilíbrio, Kc, expressa as diferentes tendências para as reações reversíveis e, no caso de um ácido que apresenta mais de um hidrogênio ionizável, pode-se escrever uma constante de acidez para cada etapa da ionização, como mostra as equações químicas I e II.
Considerando-se as informações do texto e as equações que representam as etapas de ionização do ácido sulfuroso, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia as informações do texto para responder a questões.
(...) Historicamente, os países que sediam uma olimpíada conseguem um crescimento no número de medalhas conquistadas nos jogos disputados dentro de casa. (...)
A OUSADA AMBIÇÃO BRASILEIRA
O plano do Comitê Olímpico Brasileiro é dobrar a quantidade de medalhas nos jogos do Rio
O Comitê Olímpico Brasileiro quer que o Brasil conquiste 30 medalhas nos jogos do Rio de Janeiro. Qual das alternativas a seguir apresenta uma maneira de se alcançar 30 medalhas?
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNIFACS) O estudo moderno da Eletricidade teve como pontos de partida a construção, em 1800, da primeira pilha elétrica, pelo físico italiano Alessandro Volta e a descoberta realizada pelo físico dinamarquês Hans Christian Oersted de que toda corrente elétrica gera, no espaço que a envolve, um campo magnético. Era o ano de 1820. A partir daí, ocorreu um rápido desenvolvimento da eletricidade prática, com a construção de eletroímãs, motores elétricos, geradores mecânicos de energia elétrica, destacando-se, nesse processo, o matemático e físico francês André-Marie Ampère e o físico e químico inglês Michael Faraday. Muitos aparelhos elétricos fazem parte do nosso dia-a-dia. Os liquidificadores, por exemplo, [...] têm como dispositivo básico o motor elétrico.
(FERRARO; SOARES, 2001, p. 474).
Alessandro Volta, físico italiano, construiu a primeira pilha elétrica, no final do século XVIII, empilhando discos de cobre (E° =+0,34V) e zinco (E° = - 0,76V), alternadamente, separados por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico, H2SO4 (aq).
A análise sobre a pilha construída por Alessandro Volta permite afirmar que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el cuento a seguir, escrito por Pedro Pablo Sacristán.
El niño súper campeón
Había una vez un niño al que lo que más le gustaba en el mundo era ganar. Le gustaba ganar a lo que fuera: al fútbol, a los cromos, a la consola... a todo. Y como no soportaba perder, se había convertido en un experto con todo tipo de trampas. Así, era capaz de hacer trampas prácticamente en cualquier cosa que jugase sin que se notara, e incluso en los juegos de la consola y jugando solo, se sabía todo tipo de trucos para ganar con total seguridad.
Así que ganaba a tantas cosas que todos le consideraban un campeón. Eso sí, casi nadie quería jugar con él por la gran diferencia que les sacaba, excepto un pobre niño un poco más pequeño que él, con el que disfrutaba a lo grande dejándole siempre en ridículo.
Pero llegó un momento en que el niño se aburría, y necesitaba más, así que decidió apuntarse al campeonato nacional de juegos de consola, donde encontraría rivales de su talla. Y allí fue dispuesto a demostrar a todos sus habilidades, pero cuando quiso empezar a utilizar todos esos trucos que sabía de mil juegos, resultó que ninguno de ellos funcionaba. ¡Los jueces habían impedido cualquier tipo de trampa!
Entonces sintió una vergüenza enorme: él era bueno jugando, pero sin sus trucos, fue incapaz de ganar a ninguno de los concursantes. Allí se quedó una vez eliminado, triste y pensativo, hasta que todo terminó y oyó el nombre del campeón: ¡era el niño pequeño a quien siempre ganaba!
Entonces se dio cuenta de que aquel niño había sido mucho más listo: nunca le había importado perder y que le diera grandes palizas, porque lo que realmente hacía era aprender de cada una de aquellas derrotas, y a base de tanto aprender, se había convertido en un verdadero maestro.
Y a partir de entonces, aquel niño dejó de querer ganar siempre, y pensó que ya no le importaría perder algunas veces para poder aprender, y así ganar sólo en los momentos verdaderamente importantes.
Disponible en: <http://cuentosparadormir.com/infantiles/cuento/el-nino-super-campeon>. Acceso el: 06 mar. 2014. (Fragmento)
Según el texto, el niño que siempre hacía trampas aprendió que es mejor:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UEFS) Todas as células vivas, mesmo em princípio, são muito mais complexas do que qualquer gene ou vírus. As células intercambiam suas partes; elas se mantêm continuamente por meio de nutrientes e energia retirados do ambiente. Até uma minúscula esfera fechada por membrana, uma célula bacteriana sem paredes, precisa de uma equipe de interações moleculares, mais de 15 tipos de DNA e RNA, cerca de quinhentos e, mais geralmente, até quase cinco mil tipos diferentes de proteínas.
(MARGULIS, 2001, p. 82)
Em relação às características da organização celular presente das células bacterianas citadas no texto, é correto afirmar que: