Por quais motivos o sistema de capitanias hereditárias falhou?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Numa escola, há equipes de futebol, natação e vôlei, com a participação de meninos e meninas. O número de atletas está representado no gráfico abaixo.
Analise as alternativas e assinale a correta.
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
Festival leva arte interativa para as ruas de São Paulo
Em São Paulo, um experimento leva a arte dos museus para as ruas - no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Marina Araújo São Paulo, SP
Pisar em cima, sentar, deitar sobre uma obra de arte... quem diria! Ela deixou de ser algo distante do público. Compreender acaba ficando em segundo plano. O público quer sentir.
No Masp, em plena Avenida Paulista, um cubo enorme não passa despercebido. Por fora, ele reflete o espaço da metrópole. Por dentro, é preciso entrar de pantufa, porque o cubo é inteiro espelhado, do chão até o teto. E mais: ele balança.
Chamam de arte pública interativa. No vidro da estação do metrô, tem um game e um mouse para quem quiser jogar. “Dá uma passadinha aqui pra pegar o metrô, dá uma jogadinha, já pega o metrô muito mais tranqüilo”, diz o designer Miguel de Castro.
Idéias incríveis e difíceis de executar aparecem no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. A curadora, Paula Perissinotto, explica: “A característica desse tipo de arte é a exigência que ela faz pro espectador de uma atitude, ela espera que o espectador aja, reaja, interaja”.
Tem até colete e apetrechos com eletrodos que analisam sistema nervoso e batimentos cardíacos. É uma obra de arte que descortina a nossa alma, porque ela mostra como a gente está realmente se sentindo. O vermelho não é bom sinal... “Você está extremamente ansiosa, com teu pensamento sem conseguir se concentrar, focar, e aí ele externaliza na roupa e no jogo também”, diz a artista plástica Rachel Zuanon.
“Tem área ligada à engenharia, outra à medicina, ao design, então todas as áreas acabam sendo unidas para o desenvolvimento desse trabalho”, comenta Geraldo Lima, também artista plástico.
Tem obras tão complexas que levam anos para ficar prontas! E o artista americano da liga dos robôs musicais urbanos diz que outra engenhoca, uma espécie de guitarra, só ficou concluída depois de 10 anos de trabalho.
Converse com a turma sobre as artes interativas e sugira que aprofundem o assunto através de pesquisas feitas em livros, revistas, jornais e sites na internet. Depois abra uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar as suas descobertas. Aproveite para compartilhar também o texto acima, se achar necessário, acesse sites na internet usando projetor multimídia para que todos possam visualizar alguns exemplos de artes interativas.
Divida a turma em grupos e proponha aos alunos que cada grupo realize alguns trabalhos de arte interativa, podendo utilizar o computador para algumas delas. Depois proponha um festival de artes interativas em um espaço da escola que tenha bastante circulação. Peça que um aluno de cada grupo fique responsável por avaliar a visitação e levar para o resto do grupo as suas observações. Depois peça que cada grupo apresente para a turma as suas conclusões acerca do impacto causado pelos trabalhos, da repercussão desse tipo de arte na comunidade escolar.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Um observador na superfície do planeta observa num arco-íris primário, que o vermelho é a cor que sempre está em __________ da cor azul. Isso porque sofre __________ refração em relação ao azul. Além disso, é correto dizer que, durante a refração nas gotas de chuva, as frequências das cores __________.Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
- Matemática - Fundamental | 16. Sistema de Numeração Decimal
Texto base: Com as fichas, a seguir, é possível formar números, colocando-as umas sobre as outras de modo que elas fiquem alinhadas à direita.
Para formar o número 1530 é preciso usar as fichas identificadas com as letras:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Impressão da obra “ Criança com um Pombo “ – Pablo Picasso (tamanho A3)
Disponível:
https://pt.wahooart.com/@@/8EWMXC-Pablo-Picasso-Crian%C3%A7a-com-um- pombo
- Lápis de cor
- Papel cartão ou cartolina branca cortados no tamanho de 10x10cm
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando um pouco sobre as cores.
- Mostre para as crianças como as cores nos dão uma série de informações a respeito do
mundo que nos rodeia, desde a escolha dos alimentos até as regras de trânsito ou a leitura
fisionômica das pessoas. A cor também é importante para que possamos expressar nossas
idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho,
gravura, teatro, dança).
- Fale um pouco sobre o pintor espanhol Pablo Picasso e suas obras, relacionando os
acontecimentos da vida do pintor com as cores escolhidas por ele para a representação de
cada fase em sua vida (tristeza - azul, paixão-rosa).
- Apresente para as crianças a obra “Criança com um Pombo” (1901) – Pablo Picasso ,que fez
da cor uma expressão de seu trabalho e de sua vida. (coloque a impressão desta obra no
centro da sala onde todos os alunos possam visualizá-la ).
- Instrua as crianças a observar a importância da cor nesta obra destacando as expressões que
retratam sentimentos de tristeza, paixão, alegria. Fale com as crianças , que em suas vidas,
eles podem escolher outras cores para a representação desses sentimentos e de outros
sentimentos.
- À partir desta observação, o professor vai pedir as crianças para fazer um desenho para
expressar um sentimento usando uma cor para representá-lo.
- O professor vai separar a turma em duplas.
- Distribuir 10 cartões para cada dupla .
- Serão 05 cartões para cada criança.
- Cada criança vai tentar mostrar os seus sentimentos com expressões em seu rosto.
- O professor deverá fazer intervenções, questionando-os sobre que cor cada um acredita que representa a expressão que o colega está
fazendo( saudade, amor, tristeza , felicidade).
- A outra criança deverá observar o colega e tentará desenhar a expressão e pintar o cartão
com a cor correspondente, evitando desenhos prontos, fotos copiadas ou xerocadas.
- O importante é explorar a expressividade das crianças.
- Depois de terminada a atividade, o professor deverá fazer uma exposição dos desenhos para
a apreciação de todos. Os cartões também poderão ser utilizados na aula para as
brincadeiras, jogo de adivinhação, entre outros.
- Vai ser uma atividade muito divertida.
Criança com um Pombo – Pablo Picasso
Fonte: https://pt.wahooart.com/@@/8EWMXC-Pablo-Picasso-Crian%C3%A7a-com-um-pombo
Fonte: http://colentandosaberes.blogspot.com/2012/10/expressividade-da-cor.html
A EXPRESSIVIDADE DA COR