Um observador na superfície do planeta observa num arco-íris primário, que o vermelho é a cor que sempre está em __________ da cor azul. Isso porque sofre __________ refração em relação ao azul. Além disso, é correto dizer que, durante a refração nas gotas de chuva, as frequências das cores __________.Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Questões relacionadas
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(Udesc) Existem diferenças entre a organização das estruturas dos vegetais. Em relação ao enunciado, relacione as colunas
1. Epiderme e súber
2. Colênquima e esclerênquima
3. Vasos lenhosos e liberianos
4. Parênquima amilífero e parênquima clorofiliano
( ) são tecidos de assimilação e reserva dos vegetais.
( ) são tecidos de condução de seiva dos vegetais.
( ) são tecidos de revestimento e proteção dos vegetais.
( ) são tecidos de sustentação dos vegetais.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
O trabalho não era penoso: colar rótulos, meter vidros em caixas, etiquetá-las, selá-las, envolvê-las em papel celofane, branco, verde, azul, conforme o produto, separá-las em dúzias... Era fastidioso. Para passar mais rapidamente as oito horas havia o remédio: conversar. Era proibido, mas quem ia atrás de proibições? O patrão vinha? Vinha o encarregado do serviço? Calavam o bico, aplicavam-se ao trabalho. Mal viravam as costas, voltavam a taramelar. As mãos não paravam, as línguas não paravam. Nessas conversas intermináveis, de linguagem solta e assuntos crus, Leniza se completou. Isabela, Afonsina, Idália, Jurete, Deolinda – foram mestras. O mundo acabou de se desvendar. Leniza perdeu o tom ingênuo que ainda podia ter. Ganhou um jogar de corpo que convida, um quebrar de olhos que promete tudo, à toa, gratuitamente. Modificou-se o timbre de sua voz. Ficou mais quente. A própria inteligência se transformou. Tornou-se mais aguda, mais trepidamente.
REBELO, M. A estrela sobe. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
O romance, de 1939, trazer à cena tipos e situações que espelham o Rio de Janeiro daquela década. No fragmento, o narrador delineia esse contexto centrado no:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia os versos da música “Águas de Março”, de Tom Jobim, para responder à(s) questão(ões).
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
(www.radio.uol.com.br)
O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical
A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Texto base: Leia o texto a seguir. Em função da causa emancipatória acionou-se a ideologia liberal importada da Europa. No Velho Mundo, tal ideologia tivera o objetivo de promover a ascensão política da burguesia e extirpar os obstáculos mercantilistas à expansão do projeto capitalista. No Novo Mundo, ela foi também usada para extirpar obstáculos mercantilistas mas não para levar uma nova classe ao poder, e sim para consolidar, pelo contrário, a que já era tradicionalmente dominante e garantir-lhes os cargos de mando [...]. Uma vez completadas as guerras de independência, as elites locais assumiram o poder político como herdeiras da autoridade colonial e não como instrumentos de transformação. LOPEZ, Luiz Roberto. História da América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. p.71
Enunciado:
O texto apresenta a influência liberal no processo de emancipação das colônias americanas, em especial, da América Espanhola.
Analise a crítica apresentada no texto sobre o processo de independência da América Espanhola.
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre a história do republicanismo no Ocidente.
I. A organização política da República Romana compreendia um corpo de magistrados vitalícios, senadores oriundos da aristocracia com função consultiva, e assembleias populares que constituíam o centro decisório do sistema.
II. O humanismo cívico, na Florença do século XV, ofereceu novas compreensões sobre o ideal republicano, conciliando uma perspectiva de vida pública com a manutenção dos princípios morais da religião cristã.
III. A publicação do Manifesto Republicano, em 1870, no Rio de Janeiro, assinala a primeira manifestação do republicanismo no Brasil.
Quais estão corretas?