As brincadeiras infantis demonstradas nessa imagem, são
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a charge:
Sobre o governo de Jânio Quadros no Brasil e o contexto de Guerra Fria em que se inseria, a charge revela
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Um calorímetro com capacidade térmica de 5,0 cal/°C contém, no seu interior, 130,0g de um líquido à temperatura de 20,6°C. Para determinar o calor específico do líquido, foram introduzidos, no calorímetro, 100,0g de cobre aquecido a uma temperatura de 95,0°C. Considerando-se o calor específico do cobre como sendo 0,09 cal/g°C e sabendo-se que o equilíbrio térmico se estabeleceu a 35,0°C, o calor específico do líquido, em cal/g℃ é igual a
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Os corais funcionam como termômetros, capazes de indicar, mudando de coloração, pequenas alterações na temperatura da água dos oceanos. Mas, um alerta, eles estão ficando brancos. O seu clareamento progressivo acontece pela perda de minúsculas algas, chamadas zooxantelas, que vivem dentro de seus tecidos, numa relação de mutualismo.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 6 dez 2012 (adaptado).
O desequilíbrio dessa relação faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Texto para à questão. O pau de dois bicos Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — Mas voas!… — Voo de mentira, por fingimento… — Mas tem asas! — Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa… O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ _____________________________________________________ ]. LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453 Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
Enunciado:
“Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera.”
Se esse trecho fosse reescrito como se os fatos narrados se concluíssem num momento anterior ao da narração, ele estaria correto em:
- Matemática | B. Regra de Três
José e Pedro decidiram fazer uma viagem de férias para o litoral brasileiro. José, que já havia feito este percurso, afirmou que rodando uma média de 8 horas por dia a uma velocidade média de 60 km/h, tinha levado 6 dias para completá-lo. Pedro comprometeu-se a dirigir 9 horas por dia à velocidade média de 80 km/h.Considerando que Pedro vá dirigindo, a quantidade de dias, que levarão para completar o percurso da viagem, será de: