Imagens da Oktoberfest em Blumenau, em Santa Catarina.
A Oktoberfest se tornou uma importante festa popular que acontece em algumas cidades de Santa Catarina e do Paraná, inspirada na festa alemã que teve origem em 1810. Essa festa reflete a influência de imigrantes na porção sul do Brasil, que também pode ser observada
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
As bolas de futebol são feitas, atualmente, de poliuretano, um polímero sintético cuja obtenção pode ser representada pela seguinte equação química, na qual R e R’ são cadeias de hidrocarbonetos:
Pode-se observar, na molécula de poliuretano assim obtida, a formação de um grupo correspondente à seguinte função química:
- Geografia - Fundamental | 8.02 As Sub-regiões do Nordeste
A letra a seguir retrata a realidade secular de parte da população do Nordeste brasileiro.
Quando olhei a terra ardendo
Com a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
GONZAGA, Luiz & TEIXEIRA, Humberto. Asa Branca. In: Luiz Gonzaga – 78 RPM. Rio de Janeiro: RCA Victor, 1947. Lado A. (Fragmento)
A paisagem e as condições de vida da população descritas na letra retratam a sub-região nordestina conhecida como
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Texto base: Leia o texto a seguir. Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possível - judeus, o gentio ... negros ... brancos. [...] Neste mesmo instante, a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora ... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas ... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. [...] Soldados! Não vos entregueis a esses brutais ... que vos desprezam ... que vos escravizam ... que arregimentam as vossas vidas ... que ditam os vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo [...], que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos. CHAPLIN, Charles. Discurso final do filme O grande ditador (1940). Disponível em: <https://pensador.uol.com.br/frase/NTI2MjYy/>. Acesso em: 06 out. 2016
Enunciado:
O cineasta Charles Chaplin, em seu filme o Imperador de 1940, proferiu esse discurso por meio de seu personagem principal da obra.
a) Relacione o discurso presente no filme com o contexto político ideológico que caracterizou a conjuntura em que o autor estava inserido.
b) Aponte quais são as críticas apresentadas por Chaplin.
- Arte - Fundamental | 02. Patrimônio Cultural
A eleição dos novos bens, ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas, revejam as imagens e alegorias do seu passado, do que querem guardar e definir como próprio e identitário.
ABREU, M.; SOIHET, R.; GONTIJO, R. (Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
O texto chama a atenção para a importância da proteção de bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como:
- Geografia - Fundamental | 04. Europa: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
Europeus ocidentais poupam mais
A crise econômica europeia e o aumento do desemprego incentivaram os europeus ocidentais a poupar mais. Os alemães, os belgas e os franceses estão a pôr de lado 15-17% dos seus rendimentos. Nos Estados-membros da UE mais pobres, como as repúblicas do Báltico, a Hungria e a Polônia, a taxa de poupança é duas ou três vezes mais baixa.
Publicado em 02/04/2012. Disponível em: http://www.presseurop.eu/pt/content/news-brief/1735111-europeus-ocidentais-poupam-mais. Acesso em 21 abr.2012. (Fragmento)
Crise do desemprego na Europa
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&biw=1280&bih=705&tbm=isch&tbnid=jBGq6R5Ar8-WdM:&imgrefurl=http://blogmolotov.blogspot.com/2008_10_01_archive.html&docid. Acesso em 21 abr. 2012.
O desemprego na Europa ocidental oriundo da crise econômica vem agravando mais a crise com