A classificação de um país no quadro de medalhas nos Jogos Olímpicos depende do número de medalhas de ouro que obteve na competição, tendo como critérios de desempate o número de medalhas de prata seguido do número de medalhas de bronze conquistados. Nas Olimpíadas de 2004, o Brasil foi o décimo sexto colocado no quadro de medalhas, tendo obtido 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze. Parte desse quadro de medalhas é reproduzida a seguir.
imagem (Foto: Disponível em: http://www.quadroademedalhas.com.br. Acesso em: 05 abr. 2010 (adaptado).)
Se o Brasil tivesse obtido mais 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 10 de bronze, sem alteração no número de medalhas dos demais países mostrados no quadro, qual teria sido a classificação brasileira no quadro de medalhas das Olimpíadas de 2004?
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(UFSM) Em tempos recentes, com o desenvolvimento tecnológico, a indústria cinematográfica tem inovado muito. Super-heróis que antes só existiam nas revistas em quadrinho agora invadem as telas. O Homem-Aranha é um deles. O personagem surge através da interação de uma aranha com um jovem rapaz, Peter Parker. Com isso, ele detém algumas características próprias dos aracnídeos, como agilidade e capacidade de subir pelas paredes. Mas os aracnídeos não exibem apenas essas características. Dentre as estruturas a seguir, assinale aquela que NÃO pertence às aranhas.
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A Em Forma é uma revista destinada às mulheres, às expectativas de consumo que podem ser produzidas ou que se encontram no horizonte de uma feminilidade urbana contemporânea impelida à disputa no mercado afetivo masculino (as mulheres da Em Forma são jovens e heterossexuais). A Em Forma tem como conteúdo central de suas reportagens dietas e séries de exercícios, fármacos para a pele e o cabelo, com fins de embelezamento do corpo e cuidados com a saúde, e reportagens com temas de autoajuda. Ela organiza-se em seções específicas: 1. Fitness; 2. Beleza; 3. Dieta e nutrição; 4. Bem-estar; e 5. Especial. Além dessas seções, apresenta sempre uma reportagem com a “Garota da capa” e outras minisseções que veiculam conteúdos similares aos das seções fixas.
ALBINO, B. S.; VAZ, A. F. O corpo e as técnicas para o embelezamento feminino.
Movimento, n. 1, 2008 (adaptado).
Considerando-se as expectativas sobre as feminilidades produzidas pela mídia, na revista mencionada a prática de exercícios tem corroborado para a construção de uma feminilidade
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto para a questão
Nick levantou-se. Estava inteiro. Olhou no trilho as luzes do vagão de serviço desaparecendo na curva. Havia água dos dois lados dos trilhos, e depois o brejo com os seus lariços.
Apalpou o joelho. A calça estava rasgada, e a pele, ralada. Tinha as mãos arranhadas e areia e cinza nas unhas. Desceu o barranco dos trilhos, chegou à cacimba e lavou as mãos. Lavou-as bem na água fria, limpando toda a sujeira das unhas. Agachou-se e lavou o joelho.
Aquele filho da mãe do guarda-freios. Ainda vou pegá-lo. Ainda vou encontrá-lo um dia. Fazer aquilo comigo.
– Vem cá, menino – disse o guarda-freios. – Tenho uma coisa pra você.
Nick caíra na conversa. Que coisa mais infantil. Ninguém mais o enganaria daquele jeito.
– Vem cá, menino, tenho uma coisa pra você. – Depois, vupt, e ele caiu de quatro ao lado do trilho.
Nick esfregou o olho. Um grande calombo se formava. Ficaria com um olho preto. Já doía. O guarda-freios filho da mãe
Apalpou com os dedos o calombo acima do olho. Ainda bem que era só um olho preto que ele ganhara. Saiu barato. Queria ver o olho, mas não podia olhando na água. Era noite, e ele estava longe de qualquer lugar. Limpou as mãos na calça e levantou-se; subiu o barranco para os trilhos.
Foi andando pela via. Era bem lastreada, fácil de caminhar nela, areia e cascalho socados entre os dormentes. A via parecendo passarela atravessava o pântano. Nick foi andando. Precisava chegar a algum lugar.
[...]
HEMINGWAY, Ernest. “O lutador”. 7 ed. Contos, v.1. Trad. José J. Veiga. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015, p. 49-50.
“Ainda bem que era só um olho preto que ele ganhara.” A oração grifada tem a função de
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Figura I. Disponível em: http://zuperdido.wordpress.com. Acesso em: 27 abr. 2010.
Figura II. Disponível em: http://jornale.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010.
Figura III. Disponível em: http://alamedavirtual.com. Acesso em: 27 abr. 2010.
O salto, movimento natural do homem, está presente em ações cotidianas e também nas artes, nas lutas, nos esportes, entre outras atividades. Com relação a esse movimento, considera-se que:
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
A artista brasileira Regina Silveira levou o estudo das sombras às últimas consequências. A artista não se contentou em representar as sombras e quis brincar com elas, criando novas possibilidades e ilusões.
Observando algumas obras delas, vemos como o uso das sombras nas artes é mesmo incrível e ilimitado.
Disponível em: <http://www.apap.art.br/artistas/imagens/m4_u17_28072014-21-59-12_baixa.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <http://omundodasnuvens.files.wordpress.com/2011/04/sam_2815-768.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <https://soubh-imagens.s3.amazonaws.com/media/uploaded_images/eventos/arte-a-primeira-vista-regina-silveira-20140908205116.jpg>. Acesso em 30 out. 2014.
Disponível em: <http://i.ytimg.com/vi/1oQmg6LB8W8/maxresdefault.jpg>. Acesso em 30 out. 2014
Vamos brincar com as sombras de alguns objetos?
Colete imagens de revistas de objetos interessantes. Faça algumas experiências de simulação desenhando em um papel rascunho e, quando achar que está bom, organize a composição utilizando o papel preto para fazer as sombras e o papel branco de suporte.
Façam uma exposição dos trabalhos e conversem sobre a experiência.