É muito duro para um negro fazer carreira no Brasil. Eles são a parcela maior da camada mais pobre que tá lá, no fundo do fundo, e é a camada onde pesa mais o analfabetismo, a criminalidade, a enfermidade. E é claro que precisam de uma compensação que nunca tiveram. Eles fizeram este país, construíram ele inteiro e sempre foram tratados como se fossem o carvão que você joga na fornalha e quando você precisa mais compra outro. A atitude para com o negro e o mulato e com o pobre é muito bruta. Sobretudo os branquinhos de merda, que tem uma atitude muito freqüentemente de profundo preconceito e nenhum respeito para com essa gente que fez o Brasil.
Darcy Ribeiro
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
São vários os fatores, internos e externos, que influenciam os hábitos das pessoas no acesso à internet, assim como nas práticas culturais realizadas na rede. A utilização das tecnologias de informação e comunicação está diretamente relacionada aos aspectos como: conhecimento de seu uso, acesso à linguagem letrada, nível de instrução, escolaridade, letramento digital etc. Os que detêm tais recursos (os mais escolarizados) são os que mais acessam a rede e também os que possuem maior índice de acumulatividade das práticas. A análise dos dados nos possibilita dizer que a falta de acesso à rede repete as mesmas adversidades e exclusões já verificadas na sociedade brasileira no que se refere a analfabetos, menos escolarizados, negros, população indígena e desempregados. Isso significa dizer que a internet, se não produz diretamente a exclusão, certamente a reproduz, tendo em vista que os que mais a acessam são justamente os mais jovens, escolarizados, remunerados, trabalhadores qualificados, homens e brancos.
SILVA, F. A. B.; ZIVIANE, P.; GHEZZI, D. R. As tecnologias digitais e seus usos. Brasília; Rio de Janeiro: Ipea, 2019 (adaptado).
Ao analisarem a correlação entre os hábitos e o perfil socioeconômico dos usuários da internet no Brasil, os pesquisadores
- Geografia | 5.3 Urbanização
(ESPM)
As linhas representam uma inversão da realidade nacional. Trata-se de:
- Literatura | 5.2 Modernismo
(FUVEST 2010 1ª FASE) Por caminhos diferentes, tanto Pedro Bala (de Capitães de areia, de Jorge Amado) quanto o operário (do conhecido poema “O operário em construção”, de Vinícius de Moraes) passam por processos de “aquisição de uma consciência política” (expressão do próprio Vinícius). O contexto dessas obras indica também que essa conscientização leva ambos à
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A DOSE DO PERIGO
Os principais resultados da pesquisa
realizada pelo Ibope em maio passado,
com 1 008 adolescentes, 321 pais de
adolescentes e 1 204 adultos de todo o estado de São Paulo
13 anos
é a idade com que atualmente os
adolescentes, começam a beber
Na década de 90, a iniciação ocorria
por volta dos 18 anos
............................................................
Aos 14 anos,
o consumo de álcool torna-seum hábito
Na década de 90, isso só ocorria por
volta dos 21 anos
Veja, São Paulo, 10 ago. 2011 (adaptado).
Os resultados da pesquisa realizada a respeito do consumo de álcool por adolescentes chamam a atenção para:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho da reportagem a seguir sobre a crise econômica que afeta os países europeus.
FMI renova alerta sobre riscos para economia mundial
O FMI (Fundo Monetário Internacional) voltou a alertar para uma possível deterioração da economia mundial […] "Uma piora na escalada da crise poderia disparar uma fuga generalizada [de capitais] de ativos de risco, o que teria um impacto negativo global. Uma excessiva desalavancagem dos bancos europeus, por exemplo, poderia expor vulnerabilidades nos mercados emergentes", apontaram os especialistas. […]
Tratando especificamente da crise na zona do euro, o Fundo manteve sua recomendação de que os países deveriam continuar seus esforços em reduzir os rombos nas contas públicas. Mas chama a atenção a ênfase dos especialistas de que os governos não devem ignorar políticas específicas para promover o crescimento econômico. […] Os especialistas advertem que a queda nos níveis de consumo entre os países mais endividados não foi compensado por um aumento nos países em melhores condições financeiras.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1163961-fmi-renova-alerta-sobre-riscos-para-economia-mundial.shtml>. Acesso em: 17 out. 2012.
No texto, o autor refere-se ao papel dos governos e aos níveis de consumo em relação à crise econômica atual. As orientações do FMI se assemelham à postura do governo norte-americano em relação à crise de 1929? Justifique sua resposta.