(FUVEST 2010 1ª FASE) Por caminhos diferentes, tanto Pedro Bala (de Capitães de areia, de Jorge Amado) quanto o operário (do conhecido poema “O operário em construção”, de Vinícius de Moraes) passam por processos de “aquisição de uma consciência política” (expressão do próprio Vinícius). O contexto dessas obras indica também que essa conscientização leva ambos à
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Uesb) Marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
Considerando-se características anatomofisiológicas da reprodução em angiospermas, plantas dominantes no planeta, é correto afirmar:
( ) O tubo polínico é a estrutura reprodutiva onde ocorre a fusão da oosfera com o gameta masculino.
( ) A autopolinização é um mecanismo que garante a reprodução e consequente variabilidade no grupo.
( ) A dupla fecundação origina o embrião e o endosperma triploide relacionado à nutrição do embrião.
( ) O fruto constitui a novidade evolutiva fundamental à dispersão das sementes.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Geografia | 6.1 Agricultura
Há 500 anos, desde a chegada do colonizador português, começaram as lutas contra o cativeiro e consequentemente contra o cativeiro da terra, contra a expulsão, que marcam as lutas dos trabalhadores. Das lutas dos povos indígenas, dos escravos e dos trabalhadores livres e, desde o final do século passado, dos imigrantes, desenvolveram-se as lutas camponesas pela terra.
FERNANDES, B. M. Brasil: 500 anos de luta pela terra.
Revista de Cultura Vozes. Nº 2, 1999 (adaptado).Os processos sociais e econômicos que deram origem e conformaram a identidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) têm em suas raízes mudanças relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em: http://historia22a2013.blogspot.com/2013/06/ai-seguem-os-mapas-que-ussamos-na-aula.html. Acesso em: 30 maio 2018.
A) Cite o nome de três cidades que foram fundadas em consequência da mineração em Minas Gerais.
(B) O que você observa no mapa, em relação aos portugueses que procuram riquezas, e o Meridiano de Tordesilhas, que dividia as terras com os espanhóis?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Conocimiento, libertad y moral
Según el planteamiento socrático, una vida que no gobernamos racionalmente, ni siquiera es, propiamente hablando, nuestra vida. En ausencia de pensamiento y conocimiento, se puede decir que, más que vivir, «somos vividos por fuerzas que no gobernamos».
Y es contra esta falta de autonomía y de libertad contra lo que se pronuncia regularmente Sócrates. En un sentido muy preciso, la reivindicación socrática del conocimiento es una reivindicación de la libertad. Sócrates se da cuenta de que el conocimiento es condición de la libertad y que la ignorancia, por el contrario, nos hace dependientes, nos ata indefectiblemente a algo o a alguien. Un individuo sin conocimiento de sí y del mundo en el que vive es como un barco a la deriva: no va a donde quiere, sino a donde es llevado por los vientos y las mareas.
Ahora bien, sólo a propósito de seres racionales con el conocimiento suficiente para actuar libremente tiene sentido hablar de moral. Sería absurdo juzgar desde el punto de vista moral a alguien cuya ignorancia le impide actuar libremente. De lo único que, tal vez, cabría hacerle moralmente responsable es de su propia ignorancia. Pero no de haber actuado mal, porque — si Sócrates está en lo certo — nadie actúa mal sabiendo que lo hace.
Sea como sea, Sócrates no dejará de esforzarse en poner al descubierto el vínculo existente entre el conocimiento, la libertad y la moral. Y tal vez sea este esfuerzo lo más característico y destacable de sus reflexiones filosóficas acerca de la moral.
Internet:Recursostic.educacion.es (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto anterior.
Para Sócrates, nadie obra mal a sabiendas.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(UNIT) Causada pelo fungo Moniliophtera perniciosa (antes chamado de Crinipellis perniciosa), a vassoura-de-bruxa tem esse nome porque deixa os ramos do cacaueiro secos como uma vassoura velha. A doença foi descoberta em 1895, no Suriname, e já tinha demonstrado o seu poder devastador ao atingir, em 1920, as lavouras de cacau do Equador.
Quando chegou à Bahia, em 1989, provavelmente vinda da região Amazônica, a praga foi o fim para os produtores baianos, que enfrentavam ainda uma crise com a imensa queda do preço do cacau no mercado internacional. Só para se ter uma ideia dos estragos, a produção, que foi de 390 mil toneladas em 1988, caiu para 123 mil em 2000.
(CAUSADA pelo fungo..., 2017)
Analisando-se a biologia desses parasitas e as relações que podem ocorrer entre eles e os demais seres vivos, é correto afirmar: