A ação desordenada do homem sobre o meio ambiente vem trazendo consequências prejudiciais ao planeta.
Assinale o resultado dessas ações.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 8.3 Grandezas Proporcionais
Texto base:
Enunciado:
a) Quantas possibilidades de jogo ele tem?
b) Quais são essas possibilidades?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Vida obscura
Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.
Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.
Ninguém te viu o sentimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,
Mas eu que sempre te segui os passos
sei que cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!
SOUSA, C.Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961.
Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em:
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
Materiais:
- Imagens apresentadas no item 05 do Desenvolvimento ampliadas, coloridas em fotocópias no tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm
- Papel sulfite branco ou papel canson ou cartolina no tamanho A4 - um para cada aluno
- Canetinhas e lápis de cor coloridos
- Lápis de desenho HB e borracha
- Cola e tesoura
- Imagens da página 21 do Livro de Arte fotocopiadas e ampliadas para o tamanho A4 - uma fotocópia para cada aluno
Desenvolvimento:
1 - Para início de conversa, é preciso compreender que já não seria, na Contemporaneidade, adequado classificar com distinção a Arte Africana da Arte Ocidental. Em tempos de comunicação e tecnologia, bem como numa investigação rápida sobre a Arte Contemporânea no continente africano, veremos que o que existe hoje por lá é arte Contemporânea como em qualquer outro lugar do mundo. Quando pensamos, então, na Arte Africana, temos que ter em mente o caráter histórico, temporal. No caso do livro de Arte, temos exemplos claros da Arte Africana pré-colonialista, ou seja, aquela produzida antes do século XIX. Considero esclarecedor o texto contido no seguinte endereço eletrônico no qual diferentes autores comentam sobre as questões relacionadas à Arte Africana: http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/i-encontro-afro-atlantico/relatos/mesa-redonda-arte-africana-e-o-conceito-de-arte. Acesso em: set. 2013.
2 - Este posicionamento teórico terá grande influência sobre os alunos, pois é preciso trazer a África para o "mundo real" e deslocá-la de seu sentido puramente etnocêntrico. É claro que a tradição cultural de um povo influencia a configuração de sua arte, mas é preciso ter cuidado para, sob este único prisma, não incorrer no rótulo - o que restringe muito a percepção do que as coisas realmente são.
3 - O que acontecerá no modernismo em relação à África é o que acontece quando passamos a conhecer melhor alguém sobre quem ouvíamos apenas falar. Após a falência do tráfico negreiro, assistimos a um neocolonialismo do continente africano pelos europeus e que só chegará ao fim em meados do século XX. É em meio a este cenário de exploração e intensos estudos sociológicos e culturais que os artefatos africanos chegarão aos países europeus, revestidos de exotismo e espanto.
4 - Os artistas modernistas sentirão forte atração por este novo modelo estético, completamente diferenciado daqueles cuja herança edificou a arte europeia. Picasso, assim como outros artistas no período, tem grande interesse por colecionar objetos africanos, sobretudo máscaras, e compreender o que eles têm a dizer para sua própria produção artística. Se quiser, leia mais em: AJZENBERG, Elza; MUNANG, Kabengele. Arte Moderna e o Impulso criador da Arte Africana. Disponível em: http://www.pesquisaemdebate.net/docs/pesquisaEmDebate_9/artigo_4.pdf. Acesso em: set. 2013.
5 - Veja alguns estudos de Picasso:
Disponível em: http://aartemoderna.blogspot.com.br/2006/04/arte-africana.html. Acesso em: set. 2013.
Disponível em: http://artescolapublica.blogspot.com.br/2013/03/pablo-picasso.html. Acesso em: set. 2013.
Disponível em: https://plus.google.com/102925180288953856069/posts. Acesso em: set. 2013.
6 - Na página 21 do Livro de Arte, vocês encontram várias imagens relacionadas à cultura Africana.
7 - Após apresentar aos alunos os conceitos e as imagens disponibilizados nesta atividade, convide-os a realizar desenhos a partir das imagens da página 21. Para isso, entregue a cada um a fotocópia ampliada das mesmas.
8 - Divida a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. O trabalho criativo do grupo poderá ser inspirador individualmente.
9 - Colorir, trabalhar a contra-forma (fundo) e realizar uma bela exposição dos trabalhos montados sobre cartolina branca com margem de 7 cm.
10 - Se for considerado interessante, pode-se subdividir o papel a ser desenhado em dois, criando a mesma relação que existe nos exemplos aqui apresentados dos esboços de Picasso: de um lado a referência africana e, do outro, a imagem criada pelo aluno.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(IFBA) “Apesar da diversidade incrível de vida neste planeta, de uma minúscula bactéria às majestosas baleias azuis, de plantas que se alimentam do Sol a espécies que digerem minerais a quilômetros no subsolo, só existe uma forma de vida como a conhecemos. Todos esses organismos têm como base os ácidos nucleicos – DNA e RNA – e as proteínas, que trabalham em conjunto, como descreve o chamado dogma da biologia molecular: o DNA armazena informações que são transcritas no RNA que então serve de modelo para a produção de proteína. As proteínas atuam como importante elemento estrutural dos tecidos, e as enzimas são os burros de carga das células”.
Nielsen. Scientifi c American, 2009 p.48.
De acordo com o fragmento citado e com os conhecimentos na área da Biologia, é possível afirmar que a alternativa INCORRETA é:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIFACS) As cavernas que muitos consideram inóspitas e ameaçadoras são essenciais para a conservação da biodiversidade, servindo de abrigo e de fonte primária de alimento para grande número de espécies. Entre todas as interações que acontecem nesses ambientes, nenhuma é tão intrigante quanto as mantidas com os morcegos. Sem as cavernas, boa parte das espécies desses animais não existiria, e sem os morcegos muitas cavernas estariam condenadas. Portanto, não se pode associá-las apenas a trevas e malefícios: as cavernas contêm mais vida do que se imagina. Normalmente, os ambientes cavernícolas oferecem condições físicas ideais de temperatura e umidade para a ocupação por morcegos.
Quando se fala na preservação da diversidade desses animais, é comum surgir a pergunta: conservar morcegos para quê? Um argumento relevante vem dos Estados Unidos. Todos os anos, esse país economiza mais de US$4,5 milhões em pesticidas graças aos morcegos insetívoros que, todos os dias, no fim da tarde, voam em direção às fazendas em busca de alimento. Esses grandes grupos podem consumir, em apenas uma noite, mais de 200 toneladas de insetos causadores de pragas agrícolas. Alguns trabalhos indicam que esses pequenos mamíferos são os principais responsáveis pela entrada de nutrientes nas cavernas e que a matéria orgânica trazida por eles é a única fonte de energia utilizada por diversos invertebrados cavernícolas.
Os restos de alimentos levados para a caverna, juntamente com as fezes dos morcegos, acumulam-se no chão das cavernas, formando uma espessa e nutritiva camada de matéria orgânica em decomposição, chamada guano. O guano abundante oferece uma dieta rica para invertebrados, e esses atraem predadores vertebrados não residentes, que frequentam as cavernas apenas para se alimentar. Essa situação torna a presença dos morcegos indispensável para a existência de vida nesse ambiente: eles fornecem a matéria orgânica que dá início à cadeia alimentar, gerando um microssistema ecológico complexo, de vital importância para grande número de espécies. (NOVAES, 2012, p. 41-43).
Tratando-se de propriedades físicas das ondas ultrassônicas, como as emitidas pelos morcegos, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O ultrassom é representado por uma onda transversal que se propaga no vácuo com velocidade máxima de aproximadamente 3,0.108 m/s.
( ) O ultrassom se propaga com velocidade de módulo constante em uma região do corpo humano, que preserva a intensidade do sinal.
( ) O ultrassom, ao se propagar em um meio elástico, com interfaces de densidades diferentes, pode se refratar e se refletir.
( ) A onda sonora com frequência 20 kHz que se propaga no osso do corpo humano, com velocidade de 3.500 m/s, tem comprimento de onda igual a 17,5 cm.
( ) A energia de vibração mecânica transmitida por um feixe ultrassônico de intensidade 100 mW/cm² que incide sobre uma área de 1,0 cm² a cada segundo é igual a 1,0.10-1 J.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a