A “política dos governadores” é considerada a última etapa da montagem do sistema oligárquico ou liberalismo oligárquico, que permitiu, de forma duradoura, o controle do poder central pela oligarquia cafeeira.
(Carlos Alberto Ungaretti Dias. “Política dos governadores”. https://cpdoc.fgv.br.)
A afirmação do texto pode ser justificada pelo fato de que essa política
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Comissão de Desenvolvimento Industrial
Tendo em vista a formulação de uma política industrial, em julho de 1951 Vargas criou a Comissão de Desenvolvimento Industrial (CDI), organismo pioneiro no âmbito da administração governamental subordinado ao Ministério da Fazenda. A tarefa principal da CDI era o estudo e a proposição de medidas econômicas, financeiras e administrativas ligadas à política industrial. [...] A CDI foi extinta em 1954, com o fim do governo Vargas, mas renasceu em 1956, no governo Juscelino Kubitschek, com o nome de Conselho do Desenvolvimento.
D’ARAUJO, Maria Celina. Comissão de Desenvolvimento Industrial.
Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/EleVoltou/ComissaoDI.
Acesso em: 7 abr. 2019.
O exemplo da retomada da CDI pelo governo de Juscelino Kubitschek, em 1956, revela que entre Vargas e Juscelino havia
- História | 3.2 Era Vargas
(PUC-CAMPINAS) Sobre a dissolução do regime político brasileiro, a que o texto de Antonio Cândido se refere, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Em 24 de agosto de 1820, a Revolução do Porto pôs em xeque o Reino Unido criado por D. João. Vinham à tona sentimentos represados desde 1808: a transferência da Corte para o Brasil causara “ciúme” e “mágoa” na elite deixada para trás na metrópole. Eles achavam que o “velho” Portugal havia virado uma “colônia de sua colônia”. Agora era o momento de o rei regressar a Lisboa (como de fato faria no ano seguinte).
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1922
João retorna a Portugal e deixa D. Pedro, seu filho, como governante do Brasil. Descreva os acontecimentos no Brasil posteriores ao retorno de D. João.
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 29 out. 2013 (adaptado).
Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)
- Geografia | 5.3 Urbanização
(ESPCEX) “Sob o impacto da modernização econômica e da integração nacional, o Brasil passou de um país agroexportador e rural a um país urbano e industrial. Um processo vertiginoso de urbanização revolucionou [...] a sociedade brasileira em apenas meio século. Mas esse é um processo regionalmente desigual […].”
MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2 ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 264.
As desigualdades no ritmo da urbanização regional do Brasil evidenciam-se:
I. na configuração geral das redes de transporte, a qual se apresenta mais densa e articulada nas regiões mais povoadas e economicamente mais dinâmicas, como as do Sudeste e do Sul do País.
II. na configuração de suas redes urbanas, as quais se apresentam menos integradas nas regiões Norte e Centro-Oeste, e são caracterizadas por um pequeno número de metrópoles e um grande número de cidades médias com a função de capitais regionais.
III. nas fortes diferenças no ritmo de transferência da população do meio rural para o meio urbano, destacando-se a região Nordeste que, devido ao intenso êxodo rural sofrido, conheceu uma rápida trajetória de urbanização.
IV. nos diferentes níveis de investimentos de capital realizados tanto pelo Estado como por empresas nacionais e transnacionais, que, selecionando um número reduzido de cidades no País, acabaram determinando um processo de metropolização mais acentuado na região Centro-Sul.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.