(FUVEST 2016 1° FASE) A Estação Espacial Internacional orbita a Terra em uma altitude h. A aceleração da gravidade terrestre dentro dessa espaçonave é
Note e adote:
- gT é a aceleração da gravidade na superfície da Terra.
- RT é o raio da Terra.
Questões relacionadas
- Geografia | 3.4 Clima
Observe o mapa.
Utilizando seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa que indica o estado destacado no mapa e o tipo de clima que favorece a grande ocorrência de incêndios florestais em determinada época do ano.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Assinale a alternativa em que se encontra o recurso que o seu autor, Maurício de Souza, utilizou para criá-la:
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
(PUC-PR) Sobre a produção cultural e científica da Mesopotâmia, é CORRETO afirmar que:
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
No calendário utilizado atualmente, os anos são numerados em uma escala sem o zero, isto é, não existe o ano zero. A era cristã se inicia no ano 1 depois de Cristo (d.C.) e designa-se o ano anterior a esse como ano 1 antes de Cristo (a.C.). Por essa razão, o primeiro século ou intervalo de 100 anos da era cristã terminou no dia 31 de dezembro do ano 100 d.C., quando haviam decorrido os primeiros 100 anos após o início da era. O século II começou no dia 1 de janeiro do ano 101 d.C., e assim sucessivamente.
Como não existe o ano zero, o intervalo entre os anos 50 a.C. e 50 d.C., por exemplo, é de 100 anos. Outra forma de representar anos é utilizando-se números inteiros, como fazem os astrônomos. Para eles, o ano 1 a.C. corresponde ao ano 0, o ano 2 a.C. ao ano −1, e assim sucessivamente. Os anos depois de Cristo são representados pelos números inteiros positivos, fazendo corresponder o número 1 ao ano 1 d.C.
Considerando o intervalo de 3 a.C. a 2 d.C., o quadro que relaciona as duas contagens descritas no texto é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise o pôster a seguir produzido no contexto da Primeira Guerra Mundial e que afirmava: “Preserve os produtos perecíveis. Se você tem um pomar, você deve fabricar conservas.”
Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/propaganda-primeira-guerra-mundial.htm>. Acesso em: 15 out. 2012.
A propaganda, durante a Primeira Guerra Mundial, foi uma das estratégias utilizadas pelos governos para