Em vias fluviais estreitas é comum que tratores reboquem embarcações de pequeno porte, controlando melhor a travessia evitando encalhe. A figura a seguir representa dois tratores usando para rebocar um barco em uma via fluvial estreita.
Os cabos utilizados possuem massa desprezível se comparada às 5 toneladas do barco e cada trator consegue transmitir a cada um deles uma força de 3 kN. Sabendo que a água oferece resistência de 1 kN ao movimento do barco, qual o valor da aceleração imposta à embarcação pela ação dos tratores?
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
(PUC-RS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Segundo informações do Amadeus CarsForum, evento realizado em Miami em 2015, a indústria do turismo cresceu no Brasil, o dobro da média mundial. Nunca, em todos os tempos, os brasileiros viajaram tanto, atingindo a média de três viagens ao ano por habitante. Cecília Meireles, a poetisa que, significativamente, intitulou seu primeiro livro de Viagem, dizia que “há as viagens que se sonham e as viagens que se fazem – o que é muito diferente”.
Em algumas questões desta prova de literatura em língua portuguesa, você deverá resolver questões que tratam do viajante, dos lugares percorridos ou imaginados e da experiência da viagem.
Leia o fragmento de um capítulo do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, e analise a pintura da artista brasileira Tarsila Amaral, intitulada “O porto”.
Quando Yaqub chegou do Líbano, o pai foi buscá-lo no Rio de Janeiro. O cais Pharoux estava apinhado de parentes de pracinhas e oficiais que regressavam da Itália. Bandeiras brasileiras enfeitavam o balcão e a varanda dos apartamentos da Glória, rojões espocavam o céu, e para onde o pai olhava havia sinais de vitória. Ele avistou o filho no portaló do navio que acabara de chegar de Marselha. Não era mais o menino, mas o rapaz que passara cinco anos dos seus dezoito anos no sul do Líbano. O andar era o mesmo: passos rápidos e firmes que davam ao corpo um senso de equilíbrio e uma rigidez impensável no andar do outro filho, o Caçula.
Com base no texto e/ou na figura, NÃO é correto afirmar:
- Biologia | 10.5 Cordados
"Na água do mar, estão sempre fazendo muito barulho e reunidos em grupos numerosos. Flutuam facilmente graças a grande quantidade de gordura e nadam com rapidez, usando apenas as nadadeiras, servindo as patas como leme. São ovíparos, homeotérmicos, desprovidos de bexiga urinária e extremamente adaptados ao mergulho."
Disponível em: <http://www.webciencia.com>. Acesso em 29 ago. 2009. (adaptado)
Considerando as informações desse trecho, é correto afirmar que esses animais são:
- Matemática | 14.4 Cilindro
Um fabricante de creme de leite comercializa seu produto em embalagens cilíndricas de diâmetro da base medindo 4 cm e altura 13,5 cm. O rótulo de cada uma custa R$ 0,60. Esse fabricante comercializará o referido produto em embalagens ainda cilíndricas de mesma capacidade, mas com a medida do diâmetro da base igual à da altura.
Levando-se em consideração exclusivamente o gasto com o rótulo, o valor que o fabricante deverá pagar por esse rótulo é de;
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UFU) O período posterior à Segunda Guerra Mundial foi de enorme crescimento produtivo nos países desenvolvidos. Denominados de anos gloriosos ou de idade do ouro, o fato é que os primeiros trinta anos do pós-guerra constituíram uma era única na história contemporânea. A espantosa recuperação do mundo capitalista, quanto ao crescimento econômico e avanços tecnológicos, revolucionou as pautas de consumo e comportamento até então existentes.
PADRÓS, Enrique Serra. Capitalismo, prosperidade e estado de bem-estar social. In: FILHO, Daniel Aarão Reis. FERREIRA, Jorge e ZENHA, Celeste (orgs.). O século XX. O tempo das crises: revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 229. (Adaptado).
A euforia econômica que caracterizou o mundo capitalista nos trinta anos seguintes ao fim da II Guerra estava fortemente relacionada
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Vamos a trabajar ahora con la canción “¿Dónde estarás?, de Gonzalo Horna, como base para contestar a las cuestiones 29 y 30. Él es un cantautor de la República de Panamá, en la ciudad de Colón. ¿Qué ________ haciendo?
¿________ encontrado paz?
¿________ donde recuerdo,
o te habrás mudado a otro lugar?
¿Dónde estarás esta mañana?
¿_________ el sol por tu ventana,
despertándote...acariciándote...
A veces me transporto por instantes
y todo es como antes, o mejor que ayer
mucho mejor que ayer...
A veces me transporto por instantes y recuerdo qué es tocarte
me trato de aferrar, pero vuelvo a la realidad...
¿Dónde estarás?
¿Dónde estarás esta noche?
¿Algún lugar que deba evitar?
¿Estoy aún entre tus recuerdos,
o ya me has logrado olvidar?
¿Qué estarás haciendo?
¿Habrás encontrado el amor
o vivirás una ficción...igual que yo?...igual que yo...
Disponible en: <http://www.gonzalohorna.com/> Acceso el 28 sept.2012. Fragmento
Enunciado:
Completa las primeras dos estrofas de la canción ¿Dónde estarás? (Gonzalo Horna) con las palabras del recuadro. ¡Ojo! Completar con los verbos.
Ayer
Amor
Instantes
Mejor
Estarás
Realidad
Lugar
Vivirás
Entrarás
Ficción
Recuerdos
Habrás Antes