"O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...] O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...]."
São Gregório de Tours. A conversão de Clóvis. Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M.G., História da Idade Média. Textos e testemunhas. São Paulo, Ed. Unesp, 2000, p. 44-45.
A respeito dos episódios descritos no texto, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelho completo para reprodução de imagens
- Impressão de fotos de pinturas rupestres
- Terras (cores variadas)
- Recipientes com tampa
- Jornal
- Papelão 30x30 cm
PROCEDIMENTOS
- Comece a aula fixando imagens de pinturas rupestres em um local que todo o grupo
possa ver , ou as apresente em livros ou slides para os alunos. Abaixo o exemplo de
uma dessas pinturas encontrada no Parque Nacional da Serra da Capivara Piauí
Brasil
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/222154194098324340/?lp=true
- O professor poderá falar um pouco sobre as pinturas do parque Nacional Serra da
Capivara , pois ele é considerado um dos locais com maior quantidade de pinturas
rupestres no mundo, e mostrar algumas imagens.
Disponível: https://internacional.estadao.com.br/blogs/olhar-sobre-o-mundo/parque-nacional-da-serra-da-capivara/
https://br.pinterest.com/pin/222154194098324340/?lp=true
- Comente que os povos antigos foram os responsáveis pela criação das primeiras
tintas e que as tintas eram fabricadas por aquelas pessoas que iriam utilizá-las em
seus afazeres e não como hoje, que é produzida pelas indústrias e é fácil encontrar
nas lojas e papelarias já prontas. . No passado, os seres humanos em suas
especulações, descobriram que as terras , certos vegetais, o carvão e sementes
poderiam tingir algumas superfícies com suas cores , ou seja, esses elementos
continham um pigmento capaz de dar cor a outras coisas.
- Aliando os pigmentos naturais com gordura animal, notou-se que as cores aderiam e
se fixavam melhor às superfícies. Consideramos aí, o nascimento da pintura com a
criação da tinta.
- Até a industrialização, os artistas produziam suas tintas em seus ateliês e era comum
encontrar receitas e fórmulas em seus diários. Muitas vezes, escondidos a sete chaves
para não revelar as descobertas feitas para os concorrentes.
- Mostre as imagens abaixo dos afazeres no ateliê. Chame atenção para a pintura do
atelier de pintores, enquanto dois pintores estão debruçados sobre suas telas, um
outro pousa como modelo e o quarto homem, à direita, está preparando os
pigmentos para fazer a tinta.
- A partir da industrialização, com muita rapidez, as fórmulas foram reproduzidas e
logo se teve a disposição uma infinidade de qualidades de tintas como aquarela,
tinta a óleo, tinta acrílica e outras mais, produzidas por fabricantes variados.
- Pontue para o grupo que essa aula irá se dedicar ao estudo do pigmento terra, seu
modo de preparo, a aplicação correta da fórmula básica para fazer tinta e verificar
seus resultados em suportes diferentes.
- Dessa forma, a primeira etapa é recolher o pigmento “terra”, procurando encontrar
tons variados. Se a escola tiver uma boa área de terra, realize essa etapa durante a
aula, mas caso isso não ocorra, peça que cada aluno traga de casa um vidrinho com
tampa com o pigmento já preparado para a feitura da tinta.
- Estimule seus alunos a procurar um tom de terra menos comum. Isso é bom para que
o grupo perceba que há muitas variações de tons de terra, ao contrário do que
muitos pensam, de ser a terra apenas avermelhada. Mostre os tons abaixo:
Fonte: http://farm5.static.flickr.com/4063/4639819646_41817103d4.jpg
- Como preparar o pigmento para virar tinta?
- Repasse para o grupo as etapas da recolha dos pigmentos naturais. Explique um a um:
1 – Recolha uma média de 10 colheres de terra, verificando se o tom é o mesmo.
2 – Despeje a terra sobre um jornal e esfarele a mesma, desfazendo os caroços que se
formam.
3 – Passe a terra já esfarelada numa peneira para retirar pedrinhas , galinhos ou
outras sujeiras.
4 – Guarde o pigmento limpo em um vidrinho com tampa.
- Após a etapa da recolha e limpeza;
- Forme grupos de trabalho, afinal cada aluno preparou um tom. Ao se agruparem,
haverá um maior número de tons para serem compartilhados por todos.
- Em grupo, é o momento de fazer a tinta. Para isso é preciso seguir a fórmula .
- Escreva-a no quadro para visualização de todos os alunos.
- Pigmento + um pouco de água + cola branca = tinta
- Depois explique como preparar uma pequena quantidade de tinta, seguindo os
passos abaixo:
1 – Primeiro coloque uma colherzinha de pigmento num pratinho; em seguida
acrescente água com cuidado.
2 – Vai misturando até perceber que a terra junto com a água tomou uma consistência
de maionese caseira (ou seja, nem aguada demais e nem dura, difícil de mexer com o pincel
3 – Em seguida, acrescente cola, mais ou menos a metade da quantidade de tinta.
Misture bem e está pronta a tinta.
- O grupo pode preparar toda a terra, se assim preferir e guarda - la novamente no
vidrinho com tampa ou pode ir produzindo as cores de acordo com a necessidade da
pintura que irão realizar.
- Após a feitura das cores (tintas), cada aluno irá utilizar um pedaço de papelão para
realizar uma pintura de sua própria criação. A tinta de terra é mais espessa, o que
não permite pinturas com muitos detalhes.
- Oriente os alunos para criar formas mais amplas. Pontue também a necessidade de
preencher a superfície do papelão com as cores, trabalhando figura e fundo.
- Abaixo uma pintura realizada com terra.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001606/0000018767.jpg
- Os resultados são pinturas com texturas granuladas próprias das tintas feitas de
terra.
Pinturas ricas em materialidade. Explore essas possibilidades expressivas com seus
alunos.
- Para saber mais sobre os pigmentos, acesse: http://www.flickriver.com/photos/alexandre_sampaio/sets/72157624135396392/
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26280
A COR NA ARTE
- Física
As turbinas a vapor da propulsão nuclear de um submarino possuem um rendimento de 15% e são capazes de produzir uma potência mecânica constante de 40MW nos eixos rotativos. Se essa potência é entregue em 3 minutos, observa-se que a variação de entropia do sistema vapor-turbinas é 1/12 GJ/k A temperatura, em ºC do vapor superaquecido produzido pelo reator nuclear vale, aproximadamente:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Exmº Sr. Governador:
Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[…]
ADMINISTRAÇÃO
Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha – um telegrama; porque se deitou pedra na rua – um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela – um telegrama.
Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929.
GRACILIANO RAMOS RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962.
O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor:
- Língua Espanhola | 2.02 Substantivos
(UFRGS) El 3científico Manuel Mandianes ha señalado que los mayas predijeron en su calendario que en 2012 se produciría alguna catástrofe pero, “en ningún momento se habla del 7fin del mundo”. Según este 8científico, el 9calendario maya “no se puede seguir de la misma manera como hoy 6lo contemplamos”, pues “su forma de elaborarlo era proyectando para el 10futuro lo que habían vivido en el 11pasado”.
“12Siglos atrás, por la concordancia de planetas, estrellas y otros astros, se 13habría producido alguna mala 4cosecha o pestes; por ello, los mayas, adivinando que en 2012 probablemente se daría la misma confluencia, profetizaron que se produciría alguna catástrofe”, ha señalado Mandianes.
La preocupación fundamental del pueblo maya era el tiempo, y su filosofía y su religión están construidas a partir de él. “Prácticamente la totalidad de sus divinidades 15tenían que ver con algún periodo, algún ciclo del tiempo o alguna hora del día”, ha destacado el científico.
El tiempo 17era como el mito del eterno retorno. 1__________, 18creían que si conocían lo que había ocurrido en los siglos pasados podrían adivinar lo que sucedería en el futuro.
Así se “ha llegado a la profecía de que el mundo puede acabarse”. Los 5expertos nunca 23han afirmado que los mayas hayan predicho el fin del mundo, explica Mandianes, que dice que esa idea 24caló en la sociedad por otros cana les.
2__________, para Mandianes, la pregunta que 20habría que hacerse ante un acontecimiento como éste es “por qué la gente del año 2012, que es mucho más científica y vive en la era de la nuevas tecnologías y grandes telescopios, da tanta importancia a lo que 19dijeron unos sacerdotes mayas que no 22tenían los instrumentos que se tienen hoy en día”.
Aunque el estudio del tiempo cíclico de los mayas no es “muy acertado”, Mandianes 14ha explicado que su cultura ha realizado grandes aportaciones a la astronomía puesta al servido de la astrología. A pesar de que las profecías 21alertaban de que el fin del mundo llegaría el 21 de diciembre de este año, el pasado mes de mayo un equipo de científicos descubría que existían nuevas escrituras del calendario maya que 16acabarían con las previsiones del fin del mundo.
Adaptado de: http://www.20minutos.es/noticia/ 1576677/0/mayas-2012/catastrofe/fin-del-mundo. Acceso en: 07 set. 2012
Los sustantivos científico (ref. 3), cosecha (ref. 4) y expertos (ref. 5) significan, en portugués, respectivamente,
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O elemento ferro é essencial em nossa alimentação, pois ajuda a prevenir doenças como a anemia. Normalmente, na alimentação é ingerido na forma de Fe3+, sendo necessário o uso de agentes auxiliares de absorção, como o ácido ascórbico (vitamina C), cuja ação pode ser representada pelo esquema reacional a seguir.
A ação do ácido ascórbico ocorre por meio de uma reação de