Talvez você já tenha bebido suco usando dois canudinhos iguais. Entretanto, pode-se verificar que, se colocar um canudo imerso no suco e outro do lado de fora do líquido, fazendo a sucção simultaneamente em ambos, você terá dificuldade em bebê-lo.
Essa dificuldade ocorre porque o(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
O Vale dos Vinhedos pode ser o destino perfeito também para a turminha do suco de uva
por Alexandra Aranovich
Quando minha filha tinha seis meses, meu marido preparou uma surpresa para o meu aniversário. Buscou-me no trabalho e seguiu rumo à estrada para Bento Gonçalves. Fiquei feliz e, ao mesmo tempo, em choque por deixar um bebê tão pequerrucho em casa. Ao chegarmos na Pousada Don Giovanni, em Pinto Bandeira, a surpresa foi ainda maior: amigos e família e, é claro, minha pitoca enrolada num poncho. Todos me aguardavam para cantar os parabéns. Catarina, minha filha, pulou de colo em colo e acompanhou o grupo nas voltas pelo Caminhos de Pedra, no almoço típico colonial do Nona Ludia e nas maravilhas do jantar harmonizado da Pousada e Vinícola Don Giovanni.
Anos se passaram, e o bebê fofo do poncho foi para a escolinha. Para a minha sorte, na turma havia uma mãe que agitava programas de lazer que unissem os coleguinhas nos finais de semana (é tu mesma, Ana Leal!). Assim, lá fomos nós mais uma vez em bando para Bento. Comemos capelletti e galeto no Canta Maria, dançamos a tarantela no trem Maria Fumaça e passamos o final de semana curtindo a área verde do hotel Villa Michelon com os amiguinhos recém-saídos das fraldas.
Mesmo sem atividades específicas voltadas para a turminha do barulho, a região continuou proporcionando boas lembranças em família. Programas gostosos como comer bem (quem não gosta?), conhecer a cultura italiana e fazer piquenique. [...]
Aos poucos, a terra dos vinhos foi se transformando no nosso vale da turma do suco de uva. Após uma série de experiências pessoais gratificantes, Bento provou ser um destino gostoso em família por detalhes cada vez mais raros em nosso cotidiano urbano: o contato com a natureza e a proximidade com os amigos e familiares. E o melhor, bem próximo de casa e com o temperinho sem igual da cozinha de gringo da Serra. Com uma boa dose de sol e parceria, nada melhor do que rolar pelo gramado dos vinhedos. Saluti!
Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/05/
alexandra-aranovich-vale-das-criancas-4151121.html>.
Acesso em: 23 abr. 2015.
Vocabulário:
vinícola – fábrica de vinhos.
capelletti; galeto – comidas típicas da Itália.
Leia as afirmações abaixo:
I. A expressão suco de uva é utilizada para diferenciar a bebida adequada às crianças da bebida própria para os adultos.
II. Ana Leal é uma colega de Catarina.
III. Bento Gonçalves oferece muitas atividades específicas para crianças.
IV. A expressão cozinha de gringo da Serra pode ser justificada pelo uso anterior das expressões capelletti, galeto e cultura italiana.
Estão corretas apenas as afirmações:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El miedo aún viaja en los trenes
El ambiente que se respira en el tren de la línea C-7 entre Príncipe Pío y Alcalá de Henares es tenso. Unos se sumergen en la lectura del periódico, otros miran fijamente por la ventana o simplemente al suelo. Nadie habla. Hay quienes no dejan de mirar una y otra vez el reloj. “¿Cuándo llegaremos por fin?”, parecen pensar.
Pero desde el 11 de marzo ya nada es como antes en la red de cercanías de Madrid. Y a los cerca de un millón de personas que utilizan este servicio a diario el trauma los perseguirá todavía por mucho tiempo. Un gesto, algún pequeño detalle, muchas veces son suficientes para que los ojos se llenen de lágrimas. Como el crespón negro que el señor de enfrente lleva en señal de luto. O como un anuncio de la empresa estatal de trenes Renfe que publicaban hoy los diarios: “Gracias por vuestra ayuda, por vuestras lágrimas, por vuestra solidaridad, por estar a nuestro lado y al lado de todas las víctimas del horror. Gracias a todos de corazón”, rezaba. Mientras el tren continúa su camino, en el mismo periódico la mirada se fija en la lista de los 182 muertos ya identificados. La mayor, Alicia, tenía 63 años. La menor se llamaba Patricia, era de Polonia y apenas tenía siete meses. Aunque eso no es del todo correcto: en el listado, donde pone “edad”, aparece también la palabra “feto”. Era un bebé que nunca llegó a nacer. A Anabel, su madre, la muerte la sorprendió con 29 años.
Disponível em: http://www.iblnews.com. Acesso em: 17 mar. 2004.
Sobre o texto do cartaz: “11 - Madrid. No os olvidamos”, entende-se que as (a)
- Matemática | 09. Probabilidade
(UNESP) Em um jogo de tabuleiro, o jogador desloca seu peão nas casas por meio dos pontos obtidos no lançamento de um par de dados convencionais e não viciados. Se o jogador obtém números diferentes nos dados, ele avança um total de casas igual à soma dos pontos obtidos nos dados, encerrando-se a jogada. Por outro lado, se o jogador obtém números iguais nos dados, ele lança novamente o par de dados e avança seu peão pela soma dos pontos obtidos nos dois lançamentos, encerrando-se a jogada.
A figura a seguir indica a posição do peão no tabuleiro desse jogo antes do início de uma jogada.
Iniciada a jogada, a probabilidade de que o peão encerre a jogada na casa indicada na figura com a bomba é igual a:
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O trabalho produz ao mesmo tempo mercadorias e o operário enquanto mercadoria. O resultado do trabalho se enfrenta com seu produtor como um objeto alheio, estranho – está dado o mecanismo essencial de explicação da alienação. Como produtor, o operário não se sente sujeito, mas objeto do seu objeto. [...] Embora tenha o potencial transformador da realidade, o que o homem mais recusa é trabalhar. Foge do que o tornaria humano porque não se reconhece no que faz, no que produz, no mundo que transforma. Porque trata-se de trabalho alienado.
SADER, E. Apresentação. In: MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
Ao discutir o conceito de alienação do trabalho, Marx defende que o(a)
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Poluição e lixo plástico do mar ameaçam os mexilhões do Rio de Janeiro
Os mexilhões marrons "Perna perna selvagens" e de criadouros localizados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, estão contaminados com microplásticos pela poluição marinha por conta do uso inadequado de resíduos, um mal que afeta o mundo inteiro e com o qual o Brasil quase não demonstra preocupação.
As micropartículas de plástico que chegam às águas salgadas do Rio pelo descarte inadequado de garrafas, sacolas, copos, pratos e demais objetos desse material são ingeridas pelos moluscos que não conseguem distingui-las dos elementos alimentícios que o oceano oferece.
Disponível em: https://www.efe.com. Acesso em 3 fev. 2021.
Estas espécies são afetadas por esse tipo de poluente, uma vez que, para se alimentarem