Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de dominação. É nesse sentido que as mulheres, as crianças e também os animais são minoritários.
DELEUZE, G.; GUATTARI. F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 2012 (adaptado).
No texto, a caracterização de uma minoria decorre da existência de
Questões relacionadas
- Sociologia - Fundamental | 5. Direitos
Leia o texto e analise a charge.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que tornou-se um clássico para as democracias do mundo contemporâneo, foi aprovado no dia 26 de agosto de 1789, pela Assembléia Constituinte, no contexto inicial da Revolução Francesa. Seus princípios iluministas tinham como base a liberdade e igualdade perante a lei, a defesa inalienável à propriedade privada e o direito de resistência à opressão.
Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=180. Acesso em: nov. 2011.
Disponível em: tribunadopovo.com.br. Acesso em: nov. 2011.
Explique a contradição apontada entre o texto e a charge.
- Geografia - Fundamental | 03. Aspectos Físicos da Europa
Leia o fragmento a seguir.
[...] é um dos principais rios da Europa, passando pela Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Países Baixos. Seus principais afluentes são os rios Aar, Neckar, Main, Mosel, Lahn, Sieg, Ruhr e Lippe, sendo uma das principais vias fluviais na União Europeia, principalmente para navegação comercial, já que, durante seu percurso, ele passa por diversos países-membros desse bloco econômico. Além de toda a sua potência econômica pelo seu transporte de produtos e pessoas, ele é considerado também um rio turístico, realizando diversas excursões e cruzeiros ao longo de seu percurso. Em suas margens estão localizadas diversas hidroelétricas, estações de tratamento e adução de água potável, indústrias e instalações portuárias.
Disponível em: <https://portogente.com.br/portopedia>.
Acesso em: 9 mar. 2018.
O rio a qual o fragmento se refere e o tipo de relevo que predomina em seu curso são, respectivamente:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa los huecos del texto conjugando los verbos entre paréntesis en el futuro.
QUINO ________ (ser) EL ORADOR DE LA APERTURA DE LA 40ª FERIA DEL LIBRO
La Feria del Libro ____________ (celebrar) su 40ª edición con sutiles cambios para confirmar su papel de faro cultural: la apertura oficial _________ (tener) como principal orador a un escritor, Joaquín Lavado, Quino, y _________ (dejar ) en segundo plano la participación de autoridades políticas. Se instituirá el Premio Diseño Editorial Latinoamericano. Se _____________ (consolidar) el ciclo Diálogo Latinoamericano y debutará el capítulo argentino, bautizado Diálogo con Tonadas.
La megafiesta de la lectura ______________ (comenzar) el 24 de abril y se _____________ (extender) hasta el 12 de mayo. Y ______________ (volver) a desarrollarse en el predio ferial La Rural, de Palermo. El viejo anhelo del gobierno nacional de mudar la Feria a Tecnópolis parece haber quedado en el olvido.
Disponible en: <http://www. http://www.quino.com.ar/quino-sera-el-orador-de-la-apertura-de-la-40a-feria-del-libro/>. Acceso el: 23 mar. 2014.
- Química | 1.1 Introdução à Química
Um técnico analisou um lote de analgésicos que supostamente estava fora das especificações. A composição prevista era 100 mg de ácido acetilsalicílico por comprimido (princípio ativo, cuja estrutura está apresentada na figura), além do amido e da celulose (componentes inertes). O técnico realizou os seguintes testes:
1) obtenção da massa do comprimido;
2) medição da densidade do comprimido;
3) verificação do pH com papel indicador;
4) determinação da temperatura de fusão do comprimido;
5) titulação com solução aquosa de NaOH.
Após a realização dos testes, o lote do medicamento foi reprovado porque a quantidade de ácido acetilsalicílico por comprimido foi de apenas 40% da esperada.
O teste que permitiu reprovar o lote de analgésicos foi o de número - Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O fenômeno da escravidão, ou seja, da imposição do trabalho compulsório a um indivíduo ou a uma coletividade, por parte de outro indivíduo ou coletividade, é algo muito antigo e, nesses termos, acompanhou a história da Antiguidade até o séc. XIX. Todavia, percebe-se que tanto o status quanto o tratamento dos escravos variou muito da Antiguidade greco-romana até o século XIX em questões ligadas à divisão do trabalho.
As variações mencionadas dizem respeito