(PUCMG) O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo Lula), lançado em 2007 pela Ministra da Casa Civil Dilma Rouseff, tem inspiração nas teses de desenvolvimentistas criadas na década de 60:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
(CEFET-MG) No contexto da Geometria Espacial, afirma-se:
I. Se uma reta é paralela a um plano, então ela está contida nesse plano.
II. Duas retas sem ponto comum são paralelas ou reversas.
III. Se dois planos são paralelos, então toda reta de um deles é paralela ao outro.
IV. Duas retas distintas paralelas a um plano são paralelas entre si.
São corretas apenas as afirmativas:
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNICENTRO)
Analisando-se os sistemas em equilíbrio químico, representados pelas equações químicas I e II, é correto afirmar:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UDESC) A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas.
I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes – clorófitas; algas pardas – feófitas e algas vermelhas – rodófitas.
II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva.
III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose.
IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Os frutos da pupunha têm cerca de 1 g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados.
DÓRIA, C. A.; VIEIRA, I. C. G. Iguarias da floresta. Ciência Hoje, n. 310, dez. 2013.
A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu- se porque houve
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho e observe a imagem a seguir a seguir. Fonte 1 Com maior ousadia do que os homens [a mulher operária] penetra nas fileiras dos soldados, agarra-se aos fuzis e quase ordena: ‘Tirem suas baionetas, reúnam-se a nós’. Os soldados se emocionam, penalizam-se, entreolham-se inquietos e vacilam; um deles, enfim, se decide, e as baionetas se levantam para cima dos ombros num gesto de arrependimento. (Leon Trotsky) CARMO, Sonia Irene do; CARMOS, Valdizar Pinto. A Rússia dos Sovietes: impasses de um projeto socialista. São Paulo: Atual, 1996. p. 22-23 Fonte 2 Legenda: Poster soviético com os dizeres "O que a Revolução de Outubro deu às trabalhadoras e camponesas", trazendo ao fundo bibliotecas, centros de cultura, de lazer, escolas e institutos de ensino. Disponível em: <goo.gl/MrNCk5>. Acesso em: 26 nov. 2016.
Enunciado:
Qual aspecto da Revolução Russa as fontes indicadas procuraram ressaltar?