Nas estações de tratamento de água, eliminam-se as impurezas sólidas em suspensão através do arraste de flóculos de Al(OH)3, produzidos conforme mostrado pela equação seguinte. Para tratar cada 1L de água é necessário 2g de Al2(SO4)3 (342g/mol).
Uma piscina de 5000L em tratamento necessita uma massa de Ca(OH)2 (74g/mol) com grau de pureza de 90% próximo de
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
( ENEM 2009 CANCELADA ) No quadro seguinte, são informados os turnos em que foram eleitos os prefeitos das capitais de todos os estados brasileiros em 2004.
cidade
turno
cidade
turno
1
Aracaju (SE)
1º
14
Manaus (AM)
2º
2
Belém (PA)
2º
15
Natal (RN)
2º
3
Belo Horizonte (MG)
1º
16
Palmas (TO)
1º
4
Boa Vista (RR)
1º
17
Porto Alegre (RS)
2º
5
Campo Grande (MS)
1º
18
Porto Velho (RO)
2º
6
Cuiabá (MT)
2º
19
Recife (PE)
1º
7
Curitiba (PR)
2º
20
Rio Branco (AC)
1º
8
Florianópolis (SC)
2º
21
Rio de Janeiro (RJ)
1º
9
Fortaleza (CE)
2º
22
Salvador (BA)
2º
10
Goiânia (GO)
2º
23
São Luís (MA)
1º
11
João Pessoa (PB)
1º
24
São Paulo (SP)
2º
12
Macapá (AP)
1º
25
Terezina (PI)
2º
13
Maceió (AL)
2º
26
Vitória (ES)
2º
Fonte: TSE. Almanaque ABRIL: Brasil 2005. São Paulo: Abril, 2005.
Na região Norte, a frequência relativa de eleição dos prefeitos no 2º turno foi, aproximadamente,
- Química | 3.7 Polímeros
Os primeiros materiais conhecidos como condutores de eletricidade eram somente de natureza metálica. Com o avanço na pesquisa de novos materiais, uma classe de polímeros foi preparada com significativa capacidade de conduzir eletricidade. Os polímeros condutores são geralmente chamados de “metais sintéticos” por possuírem propriedades elétricas, magnéticas e ópticas de metais e semicondutores. O mais adequado seria chamá-los de “polímeros conjugados” porque são formados por cadeias contendo duplas-ligações C = C conjugadas com ligações simples, ao longo de toda cadeia principal, incluindo grupos aromáticos. Esta conjugação permite que seja criado um fluxo de elétrons em condições específicas capaz de tornar o material polimérico condutor de eletricidade.
FRANCISCO, R. H. P. Polímeros condutores.
De acordo com o texto, o polímero que isola a eletricidade pode ser representado pelo composto orgânico:
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNIT) As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Elas também podem se dividir e se transformar em outros tipos de células. Além disso, as células-tronco podem ser programadas para desenvolver funções específicas, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização.
Basicamente, as células-tronco podem se autorreplicar, ou seja, se duplicar, gerando outras células-tronco, ou ainda se transformar em outros tipos de células.
Uma característica relacionada a uma célula-tronco, retirada do ser humano, está indicada na alternativa
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UEFS)
Considere um modelo teórico no qual uma partícula, de massa 2,0mg e eletrizada com carga 4,0μC, ao ser abandonada a partir do repouso nas proximidades de uma placa condutora eletrizada positivamente, realiza movimento ascendente e, ao percorrer a distância de 20,0cm, atinge a velocidade de módulo 2,0m/s, conforme a figura. Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0m/s² e que o campo elétrico gerado por essa placa seja uniforme, é correto afirmar que o módulo do campo elétrico é igual, em N/C, a
- Química | 2.6 Eletroquímica
A reação entre íons alumínio (Al3+) e íons bicarbonato (HCO3-) produz hidróxido de alumínio, utilizado como floculante no tratamento de água. O íon alumínio pode ser produzido por eletrólise aquosa com eletrodos ativos, em que um ânodo de alumínio sofre corrosão, liberando íons Al3+ para a formação do floculante. Uma indústria funciona com esse processo durante 193 segundos e utilizando uma corrente elétrica de 100 A.
Sendo conhecida a constante de Faraday (96.500 C/mol) e massa atômica do alumínio (27 g/mol), a massa do íon metálico produzido é próxima de