(UNIT) As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Elas também podem se dividir e se transformar em outros tipos de células. Além disso, as células-tronco podem ser programadas para desenvolver funções específicas, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização.
Basicamente, as células-tronco podem se autorreplicar, ou seja, se duplicar, gerando outras células-tronco, ou ainda se transformar em outros tipos de células.
Uma característica relacionada a uma célula-tronco, retirada do ser humano, está indicada na alternativa
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe as imagens a seguir.
Enunciado:
a) Identifique o que está sendo retratado em cada imagem, considerando o período da Primeira República no Brasil.
b) Analise o funcionamento da política brasileira nesse período, apontando seus principais problemas.
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Observe a obra de Dióscoro Teófilo Puebla Tilín, intitulada “Primeiro desembarque de Cristóvão Colombo na América”, produzida em 1862. Disponível em:< http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/11.127/3706.> Acesso em: 17 abr. 2015.
Enunciado:
O autor da obra procurou retratar
- Biologia
(MACKENZIE)
Possibilidade
Causador
Hosp. Interm.
Dióicos
Reprodução Sexuada
I
Ascaris lumbricoses
--
+
+
II
Schistossoma mansoni
+
+
+
III
Ancylostoma duodenale
--
--
+
IV
Taenia sollum
+
+
+
No quadro anterior, sobre os parasitas causadores da ascaridíase, esquistossomose, ancilostomose e teníase, o sinal + indica a presença da característica e o sinal - indica a ausência da característica. Estão corretas, apenas:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Em 1534, D. João lll, rei de Portugal, decidiu dividir as terras encontradas no ano de 1500, em quinze lotes, que iam do litoral até o limite criado pelo Tratado de Tordesilhas. Os lotes foram chamados de Capitanias Hereditárias (porque passavam de pai para filho) e doados a doze donatários. Com esse sistema, o rei de Portugal transferia os gastos com a colonização para os donatários e garantia a posse da Colônia.
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/capitanias-hereditarias.htm.
Explique:
(A) O que eram as Capitanias Hereditárias?
(B) O que eram as Sesmarias?
- História | 6.01 Revolução Francesa
(UFPR) Considere os seguintes excertos produzidos no contexto da Revolução Francesa (1789-1799):
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto de 1789)
Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (setembro de 1791)
Art. 1º. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 1º. A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum.
Art. 2º. A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Art. 2º. O objeto de toda associação política é a conservação dos direitos imprescritíveis da mulher e do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão.
Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, é indispensável uma contribuição comum, que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.
Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, as contribuições da mulher e do homem serão iguais; ela participa de todos os trabalhos ingratos, de todas as fadigas, deve então participar também da distribuição dos postos, dos empregos, dos cargos, das dignidades e da indústria.
* Essa declaração, escrita e proposta pela francesa Olympe de Gouges, não foi aprovada pela Assembleia Nacional; Olympe foi guilhotinada por ordem de Robespierre em 1793.
Compare as duas declarações e assinale a alternativa que identifica a principal diferença entre o texto de 1789 e o de 1791.