(IFRN) Aristóteles converge seu pensamento para a sistematização do conhecimento humano. Para tanto, ele classifica os campos de investigação da filosofia em ciências produtivas, ciências práticas e em ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas. Assim, segundo a classificação feita por ele, as ciências teóricas se definem por serem aquelas que:
Questões relacionadas
- Matemática | 13.6. Circunferência
(UFRGS) Considere o setor circular de raio 6 e ângulo central 60º da figura abaixo.
Se P e Q são pontos médios, respectivamente, de OS e OR, então o perímetro da região sombreada é
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Jornal
- Tinta guache – Cores primárias e secundárias
- Vasilhas com água
- Papel toalha
- Papel Sulfite
- Lápis HB
- Papel Canson A4
- Pincel
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundárias.
O que são “cores secundárias”?
Laranja, verde e violeta são as cores secundárias. São assim chamadas porque surgem a partir da mistura de duas cores primárias.
vermelho + amarelo = laranja
vermelho + azul = violeta
azul + amarelo = verde
Laranja: Estimula a nossa vontade de aprender. É a cor da laranja e da abobóra.
Verde: Cor mais harmoniosa e mais calmante. Nos transfere confiança, determinação e esperança. É a cor da cura.
Violeta: Esta cor representa o mistério, expressa sensação de individualidade e personalidade. É a cor da sabedoria.
Fonte: https://www.smartkids.com.br/trabalho/cores-cores-secundarias
- O professor vai dividir a sala , formando grupo de 06 crianças.
- Forrar as mesas com jornal.
- Distribuir para os grupos, tinta guache nas cores primárias, papel sulfite, vasilhas com
água e papel toalha.
- Apresente o material e convide as crianças a realizarem um estudo de cores primárias
através da pintura com os dedos.
Pintura a dedo com guache - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBa/uFU - Fonte: Acervo Soraia Lelis
- O professor vai pedir aos alunos que pintem com os dedinhos as cores primárias no
papel.
- Solicite que nomeiem as cores registradas no papel e posteriormente coloquem o
trabalho para secar em lugar seguro.
- Convide as crianças para brincarem de um “jogo da velha” diferente do convencional,
onde a descoberta de uma cor secundária se dará através da mistura de duas
primárias.
- Entregue uma folha de papel sulfite para cada criança.
- Solicite que tracem por toda a superfície do papel duas linhas verticais e duas linhas
horizontais . O professor deverá auxiliar os alunos, nesta hora.
- Dite a cor que deve ser colocada em cada coluna/linha do gráfico/jogo.
- O professor deverá auxiliar os alunos durante esta etapa do trabalho.
- Sugestão: se for mais fácil, o professor pode colocar no quadro o desenho das linhas
para as crianças copiarem.
- Monte com as crianças a estrutura para a descoberta das cores secundárias
Pintura a dedo com guache sobre papel sulfite - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
- Peça as crianças que façam a mistura das cores primárias até obter a cor secundária.
- Lembre as crianças sobre a mistura das cores primárias e seus resultados.
Fonte: http://historiadaarte.com.br/artecriancas.html
- Solicite novamente para que nomeiem as cores registradas no papel e
posteriormente coloque os trabalhos para secar em local seguro.
- Questione sempre os grupos sobre como são formadas as cores secundárias.
- Distribua uma folha de folha de papel Canson formato A4 para cada criança.
- Prepare as mesas da sala, forrando com jornal.
- Disponibilize pinceis, vasilhas com água, papel toalha e tintas nas cores primárias e
secundárias.
- Proponha experimentos com cores primárias e cores secundárias.
- Peça as crianças para fazerem uma pintura, livre, usando toda a sua criatividade,
usando as cores primárias e secundárias.
Processo em pintura com guache sobre papel canson - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU Fonte: Acervo Soraia Lelis
Processo em pintura com guache sobre papel canson - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU
Fonte: Acervo Soraia Lelis
Fonte: http://arteplanejamentoaula.blogspot.com/2011/06/estudo-das-cores-primarias-e-descoberta.html
A RODA DAS CORES
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir. Cada brasileira ou brasileiro será um fiscal dos preços em qualquer lugar do mundo. Ninguém poderá, a partir de hoje, praticar a indústria da remarcação. O estabelecimento que o fizer poderá ser fechado, e esta prática ensejará a prisão dos representantes. SARNEY, José. Discurso à nação, 28 de fev. 1986. Disponível em: http://goo.gl/ShrL8J. Acesso: 05 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O discurso de José Sarney, proferido em 1986, aponta para um problema que a economia brasileira enfrentava nos anos que seguiram o fim do regime militar
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(PUCPR) A duração de um ciclo menstrual é, em média, de 28 dias. Convencionou-se designar o primeiro dia da menstruação como o primeiro dia do ciclo. A regulação do ciclo depende de hormônios gonadotróficos (FSH e LH) e de hormônios esteroides (estrógeno e progesterona). É possível identificar nos gráficos a seguir dois ciclos femininos integrados: o ovariano e o uterino.
Considerando que os gráficos representados referem-se a uma mulher adulta com ciclo menstrual regular de 28 dias, infere-se que
- Literatura | 5.2 Modernismo
O que eu precisava era ler um romance fantástico, um romance besta, em que os homens e as mulheres fossem criações absurdas, não andassem magoando‐se, traindo‐se. Histórias fáceis, sem almas complicadas. Infelizmente essas leituras já não me comovem.
Graciliano Ramos, Angústia.
(FUVEST 2020 1º FASE) Se o discurso literário “aclara o real ao desligar‐se dele, transfigurando‐o”, pode‐se dizer que Luís da Silva, o narrador-protagonista de Angústia, já não se comove com a leitura de “histórias fáceis, sem almas complicadas” porque