Considerando, ainda, a equação química que mostra que a queima do butano (gás de cozinha), em nossas residências, é:
Dados: (C = 12; O = 16 E H = 1g . mol-1)
Sobre a queima do gás butano, avalie as afirmativas abaixo.
I. A reação acima é exotérmica.
II. A reação acima é endotérmica.
III. Se 58 g do gás butano são queimados, o volume de CO2 produzido é 46,0 L (na CNTP).
IV. Se o gás butano está 90% puro, a quantidade de CO2 produzido será 80,64L (na CNTP).
V. A energia envolvida na reação acima equivale ao calor de combustão do gás butano.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
O elevador mais rápido do mundo começa a funcionar em abril em uma torre de 213 m de altura em Hitachinaka City, no Japão. Segundo a fabricante, a G1 Tower vai permitir realizar testes de verificação do elevador mais rápido do mundo, que chega a atingir a velocidade de 1080 metros por minuto, com uma massa de 5 toneladas.
Disponível em: https://www.terra.com.br. Acesso em: 12 jun. 2017 (adaptado).
Supondo que esse elevador suba com sua velocidade máxima por toda a extensão da torre e que a aceleração gravitacional valha 10 m/s2, a potência média desenvolvida por ele é igual a
- História | 6.14 Guerra Fria
(IFSUL) Na Guerra Fria, após a II Guerra Mundial, ocorreu uma bipolarização típica do período que foi expressa pela disputa ideológica entre os Estados Unidos, com o bloco capitalista, e a União Soviética, com o bloco socialista.
A Crise dos Mísseis em 1962 foi um dos episódios que marcaram esse conflito ideológico e representou um(a):
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Fija la atención en el texto que sigue para contestar la pregunta. LA PASTA DE DIENTES QUE PREDICE EL TIEMPO Elena Sanz 10/01/2011 David Carr, del Media Lab del Instituto MIT (EE UU), ha desarrollado un dispensador inteligente que proporciona un sabor diferente a la pasta de dientes que utilizamos en función de la previsión meteorológica. En concreto, la pasta sabe a menta cuando la temperatura exterior es fría. Si el sol sale por la mañana, el cepillado dental tendrá un agradable sabor a canela. Y si el color de la pasta se torna azul quiere decir que la lluvia viene en camino.
El dispositivo consiste en un expendedor plástico de pasta dental conectado a un ordenador que puede informarse de las condiciones climatológicas a través de un software. El sistema distribuye los diferentes sabores dependiendo del pronóstico.
Los científicos del MIT elaboraron el dentífrico como parte de un proyecto que pretende integrar objetos de uso diario con las tecnologías de la comunicación. De este modo, en lugar de ver la televisión, leer un diario o consultar Internet para confirmar el pronóstico del tiempo y saber qué ropa ponernos, obtendremos la información sin necesidad de cambiar nuestra rutina diaria. Disponible en: http://www.muyinteresante.es/la-pasta-de-dientes-que-predice-el-tiempo. Acceso en 20 dec. 2011.
Enunciado:
De acuerdo con la lectura del texto, ¿cuál es el principal objetivo de los trabajos desarrollados por Media Lab del Instituto?
- Literatura | 4.1 Romantismo
(ENEM 2015 2ª APLICAÇÃO) Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. Aurélia era órfã; tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina. Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse. Constava também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade era desconhecida, a julgar pelo caráter da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que a velha parenta.
ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Ática, 2006.
O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875. No fragmento transcrito, a presença de D. Firmina Mascarenhas como "parenta" de Aurélia Camargo assimila práticas e convenções sociais inseridas no contexto do Romantismo, pois
- Língua Portuguesa
As folhas da árvore que lhe dá sombra desenham arabescos móveis nas páginas do livro.
O jardim é uma festa. Passa no ar uma borboleta amarela, 6como uma folha de papel de seda levada pelo vento. Um besouro zumbe em torno dum canteiro. Uma rosa se despetala lentamente e as pétalas rolam para o chão. Há, pelos canteiros, verdes de todos os matizes. As glicínias perfumam o ar. Por entre a relva se arrastam insetos minúsculos de asas coloridas.
4Amaro fecha o livro e olha o jardim. Por que será que lhe vem à memória a imagem de Clarissa? Clarissa é parte integrante deste jardim florido e luminoso, Clarissa é como a relva veludosa, como as glicínias, como as margaridas, como as rosas.
Clarissa é qualquer coisa de agreste e puro. 1Clarissa é música e é poesia, menina e moça – olhos abertos para o mistério da vida, alma que amanhece.
5Amaro recorda com amargura que na sua adolescência sentiu passar pela sua frente raparigas em flor, sem sequer levantar os olhos dos livros em cuja leitura mergulhara. Elas cantavam e riam ao sol. 3Ele – insensato – pensava que 2a vida estava só nos livros...
Agora é tarde. Tarde para voltar. 6Tarde para corrigir. O milagre da mocidade não se repete.
VERÍSSIMO, Érico. Clarissa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 97.
Assinale a alternativa correta em relação à obra Clarissa, Érico Veríssimo, e ao texto: