(EBMSP)
Na figura, tem-se a reprodução de parte de um painel em que cada região sombreada é interior a um quadrado e exterior a um quadrante de círculo inscrito no quadrado.
Sendo a medida do lado do quadrado maior igual a 4 u.c, as três regiões sombreadas totalizam uma área que mede k(4 - π) u.a, sendo o valor de k igual a:
Questões relacionadas
- Biologia
Assim como ocorre em animais, o teste de DNA pode ser utilizado para a identificação da paternidade de árvores. Quando os pais de uma árvore juvenil são identificados em uma floresta, é possível calcular a distância entre pais e filhos. As distâncias percorridas pelo pólen e pela semente que deram origem ao juvenil correspondem, respectivamente, à distância entre:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe a gravura, leia o texto e responda à questão.
Leia a seguinte frase retirada do texto: “A convivência com a diversidade é muito positiva para o crescimento social e emocional das crianças”. Explique o que você pode aprender convivendo com pessoas diferentes de você.
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
A figura que representa a planta baixa de um piso de formato retangular que será revestido por cerâmica de lados medindo.
Elaborado pelo autor
Analisando a situação, determine:
A expressão algébrica que represente a área do piso a ser revestido.
A expressão algébrica que indica a quantidade de cerâmicas necessária para revestir todo o piso.
- Física | 3.2 Dilatação
A ceia de Natal é um evento que costuma reunir a família e os amigos compartilhando de uma mesa farta e bem decorada, onde o prato principal é o tradicional peru assado. Após a ceia há sempre uma quantidade muito grande de pratos, copos e talheres para serem lavados, enxugados e guardados, cada um em seu lugar específico. Em uma certa casa, após a ceia, dois copos idênticos foram guardados de maneira que um ficou preso ao outro, como mostra a figura.
Para serem novamente separados e ambos serem reutilizados um procedimento adequado é
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
A busca do “texto oculto” na leitura de notícias
Os meus colegas jornalistas que me perdoem, mas não dá mais para ler uma notícia de jornal apenas pelo que está publicado. O nosso universo informativo ficou muito mais complexo depois do surgimento da avalanche informativa na internet.
Esse fenômeno, inédito na história do jornalismo, está nos obrigando a tomar uma notícia de jornal apenas como um ponto de partida para uma análise que, necessariamente, envolve a preocupação em descobrir o contexto do que foi publicado. A notícia de jornal não é mais a verdade definitiva, mas a porta de entrada numa realidade desconhecida e inevitavelmente complexa, contraditória e diversa.
A principal mudança que todos nós teremos que incorporar às nossas rotinas informativas é a necessidade de sermos críticos em relação às notícias que leremos, ouviremos ou assistiremos.
A busca de um novo modelo de formatação de notícias baseado numa cultura da diversificação informativa está apenas começando. O público passou a ter uma importância estratégica na atividade profissional porque os jornalistas necessitam, cada vez mais, dos blogs pessoais, das páginas da web e das postagens em redes sociais como fonte de notícias. A histórica dependência de fontes governamentais e corporativas está rapidamente sendo substituída pela notícia oriunda de comunidades, grupos sociais organizados e influenciadores digitais. A agenda de notícias das elites perde espaço para a agenda do público.
É essa nova forma de ver a realidade que está na base da necessidade do chamado “texto oculto”, um jargão acadêmico para uma diversificação na nossa nova forma de ler, ouvir e ver notícias.
CASTILHO, C. Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br.
Acesso em: 30 out. 2021 (adaptado).
Ao problematizar os modos de ler notícias e a necessidade de se buscar o chamado “texto oculto”, o texto defende que esse processo implicará