(ENEM 2014 3ª APLICAÇÃO) As figuras A e B mostram um tecido vegetal observado sob microscópio, evidenciando o fenômeno da plasmólise de uma célula vegetal, quando em contato com um meio externo de diferente concentração.
Considerando que as figuras A e B mostram duas situações de um mesmo experimento, pode-se afirmar que as células da figura:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
A imagem abaixo representa um portal de entrada de uma cidade cuja forma e um arco de parábola. A largura da base (AB) do portal e 8m e sua altura é de 10m. A largura MN em metros, de um vitral colocado a 6,4 metros acima da base é:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Unicentro) O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. [...]
Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida, operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se lhe, alta, sobre os ombros possantes aclarada pelo olhar desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias.
CUNHA, Euclides. Os Sertões: campanha de Canudos. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. Adaptado.
Sobre a obra da qual foi extraído o fragmento em evidência, muito conhecida pela análise histórica que faz sobre a Guerra de Canudos (1897), mas que realiza um grande exame sobre a terra e o homem do Nordeste, através de uma ótica permeada pelo positivismo, é correto afirmar:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEFS) O que caracteriza o ser vivo é sua organização autopoiética. Seres vivos diferentes se distinguem porque têm estruturas distintas, mas são iguais em organização.
Somente quando, na história da Terra, ocorreram as condições para a formação de moléculas orgânicas, como as proteínas — cuja flexibilidade e possibilidade de complexificação é praticamente ilimitada —, foi que aconteceram as circunstâncias que tornaram possível a formação de unidades autopoiéticas — os sistemas vivos. (MATURANA; VARELA, 2001. p. 57-59).
A partir das informações do texto em relação às propriedades inerentes aos seres vivos, é correto afirmar:
- Ciências - Fundamental | 02. O Calor e Suas Aplicações
João estava andando pela cidade em um dia de verão muito quente, quando ele viu um outdoor em uma loja de ferragens que dizia: "Compre agora nossos pregos de aço inoxidável que não sofrem com a dilatação térmica!". Intrigado, João se perguntou: "O que é dilatação térmica?".
Assim, assinale a alternativa que responde corretamente à pergunta de João.
- História | 5.9 Colonização da América
Na América espanhola colonial, a primeira prioridade dos invasores foi extrair riquezas dos conquistados. Essa extração foi realizada mediante a apreensão direta de excedentes previamente acumulados de metais ou pedras preciosas. Isso tomou a forma de saques e pilhagens, uma maneira oficialmente aceita de pagar soldados ou expedicionários voluntários.
MACLEOD, Murdo J. Aspectos da economia interna da América espanhola colonial.In: BETHELL, Leslie. História da América.
São Paulo: Edusp; Brasília:Funag, 1999, v. II, p. 219-220.
Tendo em vista as características citadas, conclui-se que a América espanhola colonial começou como uma sociedade