(UEL) Não devemos admitir que também o discurso permite uma técnica por meio da qual se poderá levar aos ouvidos de jovens ainda separados por uma longa distância da verdade das coisas, palavras mágicas, e apresentar, a propósito de todas as coisas, ficções verbais, dando-lhes assim a ilusão de ser verdadeiro tudo o que ouvem e de que, quem assim lhes fala, tudo conhece melhor que ninguém?
PLATÃO. Sofista. 234c. Trad. Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972. p. 160. Coleção Os Pensadores
Com base no texto e nos conhecimentos da análise de Platão sobre a técnica retórica dos sofistas, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.2 Migração
(FUVEST) Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano.
Garton Ash, Timothy. Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo, 29/11/2015. Adaptado.
Sobre a questão dos refugiados, no final de 2015, considere as três afirmações seguintes:
I. A criação de fronteiras políticas no continente africano, resultantes da partilha colonial, incrementou os conflitos étnicos, corroborando o elevado número de refugiados, como nos casos do Sudão e Sudão do Sul.
II. Além das mortes em conflito armado, da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, a guerra civil na Síria levou um contingente expressivo de refugiados para a Europa.
III. A política do apartheid teve grande influência na Nigéria, país de origem do maior número de refugiados do continente africano, em decorrência desse movimento separatista.
Está correto o que se afirma em
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UNEB) Bastante consumida no Brasil, a linguiça frescal está no barzinho da esquina e na mesa dos brasileiros. Mas a qualidade do produto varia de região para região, devido aos diferentes métodos de processamento empregados, principalmente se for preparado de modo artesanal, linguiça caseira. Nesta, os sais de cura, compostos adicionados a carnes com finalidade bactericida e também para dar-lhes cor e sabor atraentes, não conseguem controlar, mesmo sob refrigeração, a bactéria patogênica Staphylococcus aureus, comum em contaminações nesse tipo de alimento.
Os níveis de sal de cura usados em linguiças, como o nitrito e o nitrato de sódio, são insuficientes para combater S. aureus. Mas, como ainda não se tem espécies químicas com ação bactericida igual ou superior à do nitrito, nesse tipo de produto para combater essa e outras bactérias, como a Salmonella, a espécie química ainda é empregada.A higiene passa a ser então, segundo o pesquisador, um item essencial para evitar que a linguiça caseira seja contaminada durante o processo de produção.A ‘cura de carnes’ é um procedimento cujo fim é conservar a carne por um tempo maior a partir da adição de sais,açúcar, condimentos e compostos que fixam a cor, conferem aroma agradável e evitam contaminação. Entre esses,estão os nitratos e nitritos, que dão cor avermelhada ao alimento e funcionam como agente bacteriostático.
(PERIGO oculto, 2009, p. 60-61)
A respeito da organização celular característica dos organismos citados no texto, é correto afirmar:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
Os ruminantes são herbívoros conhecidos pela capacidade de fermentar alimentos vegetais ricos em celulose em seu trato digestivo, especialmente por seus estômagos especializados. Porém cervos, veados e ovinos já foram documentados ocasionalmente predando outros animais, especialmente pequenas aves, capturando-os em ninhos no solo e ingerindo de forma seletiva partes ricas em ossos. Este comportamento é presumivelmente relacionado a raras situações em que os ruminantes se alimentam de vegetação deficiente em minerais.
Esse comportamento dos herbívoros mencionados no texto garante um incremento na dieta de
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A FITA MÉTRICA DO AMOR
Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.
Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.
MEDEIROS, M. Non-stop: crônicas do cotidiano. Rio de Janeiro: L&PM Editores. 2001.
No texto, há recorrência do emprego da conjunção “quando” e do pronome “você”. Esse recurso linguístico contribui para
- Geografia | 3.3 Solo
(UPE-SSA) Examine a figura a seguir:
É CORRETO afirmar que ela ilustra o(a)