(PUCRJ) O cladograma abaixo representa as relações filogenéticas dos vertebrados e os algarismos romanos, os caracteres derivados compartilhados pelos diferentes grupos representados.
Nesse cladograma, o surgimento das mandíbulas está representado por:
Questões relacionadas
- História | 1. Colônia
A compreensão cristã do encontro dos portugueses com os primeiros habitantes da América teve forte conotação maniqueísta: de um lado estava o bem, simbolizado pelos europeus na sua suposta busca pelo paraíso; de outro, o mal, representado pelos indígenas e suas práticas diabólicas.
Analise as afirmações abaixo acerca dessa compreensão.
I. Tal compreensão foi alimentada por considerações imprecisas de alguns viajantes que classificavam de “demoníacas” certas práticas culturais dos povos americanos.
II. A leitura das práticas dos povos americanos pelos europeus aliou a ideia da conquista de novas terras com o desejo de levar a palavra de Deus àquelas criaturas “demonizadas”.
III. O pensamento cristão português dissociava-se das ideias e políticas expansionistas; desse modo, a propagação da fé era desvinculada da empresa marítima.
É correto o que se afirma em
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UFRGS) Observe a figura abaixo.
Em 1995, com a assinatura do Acordo de Dayton, a Guerra da Bósnia, uma das chamadas Guerras Iugoslavas, chegou ao fim.
O confronto, um dos mais sangrentos da história europeia na segunda metade do século XX, foi resultado do processo de
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
After Calvin's threats, his mother clearly
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
(IFCE) O tecido conjuntivo é de ampla distribuição no corpo e apresenta origem no mesoderma embrionário, caracterizado por apresentar diversos tipos de células imersas na matriz extracelular. Sobre tipos de tecidos conjuntivos, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Era a vez da terapêutica.
Simão Bacamarte, ativo e sagaz em descobrir enfermos, excedeu-se ainda na diligência e penetração com que principiou a tratá-los. Neste ponto todos os cronistas estão de pleno acordo: o ilustre alienista fez curas pasmosas, que excitaram a mais viva admiração em Itaguaí.
Com efeito, era difícil imaginar mais racional sistema terapêutico. Estando os loucos divididos por classes, segundo a perfeição moral que em cada um deles excedia às outras, Simão Bacamarte cuidou em atacar de frente a qualidade predominante. Suponhamos um modesto. Ele aplicava a medicação que pudesse incutir-lhe o sentimento oposto; e não ia logo às doses máximas, – graduava-as, conforme o estado, a idade, o temperamento, a posição social do enfermo. Às vezes bastava uma casaca, uma fita, uma cabeleira, uma bengala, para restituir a razão ao alienado; em outros casos a moléstia era mais rebelde; recorria então aos anéis de brilhantes, às distinções honoríficas, etc.
ASSIS, M de. O alienista. Porto Alegre: L&PM, 1998.
*alienista: médico especialista em doenças mentais.
A racionalidade do tratamento adotado pelo médico Simão Bacamarte é explicitada pelo narrador como uma