Durante a pandemia da Covid-19 o uso de máscaras tem sido uma das medidas mais eficientes para evitar a contaminação em massa da população mundial. Seu uso se baseia em limitar o alcance dos fluidos expelidos, na forma de gotículas, por pessoas infectadas e foi amplamente testado e validado cientificamente. Na imagem a seguir tem-se dados do alcance que as gotículas atingem ao serem expelidas por exalação, tosse e espirro.
Alcance das gotículas de água de uma pessoa. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br. (adaptado).
Nessa imagem, representativa de uma situação real, a razão entre as velocidades das gotículas expelidas pelo espirro em relação á expelidas pela tosse é
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma. No que diz respeito à reprodução de anfíbios anuros, os cientistas já descreveram diferentes padrões reprodutivos, como os exemplificados a seguir:
Espécie 1 – As fêmeas produzem cerca de 5.000 gametas, que são fecundados na água, em lagoas temporárias de estação chuvosa. Todo o desenvolvimento embrionário, do ovo à metamorfose, ocorre, nesse ambiente, independente dos pais.
Espécie 2 – As fêmeas produzem aproximadamente 200 gametas, que são depositados em poças próximas a corpos-d’água. Os embriões são vigiados pelos machos durante boa parte do seu desenvolvimento.
Espécie 3 – As fêmeas produzem por volta de 20 gametas, que são fecundados sobre a superfície das folhas de plantas cujos galhos estão dispostos acima da superfície de corpos-d’água e aí se desenvolvem até a eclosão.
Espécie 4 – As fêmeas produzem poucos gametas que, quando fecundados, são “abocanhados” pelos machos. Os embriões se desenvolvem no interior do saco vocal do macho até a metamorfose, quando saem através da boca do pai.
Os padrões descritos evidenciam que
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Texto I
O chamado “fumante passivo” é aquele indivíduo que não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao seu redor. Até hoje, discutem-se muito os efeitos do fumo passivo, mas uma coisa é certa: quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros.
O fumo passivo é um problema de saúde pública em todos os países do mundo. Na Europa, estima-se que 79% das pessoas estão expostas à fumaça “de segunda mão”, enquanto, nos Estados Unidos, 88% dos não fumantes acabam fumando passivamente. A Sociedade do Câncer da Nova Zelândia informa que o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.Disponível em: www.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento).
Texto IIDisponível em:http://rickjaimecomics.blogspot.com. Acesso em: 27 abr.2010. (Foto: Reprodução/Enem)
Ao abordar a questão do tabagismo, os textos I e II procuram demonstrar que:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO)
TEXTO I
Deputado (definição do século XVIII):
Substant. Aquele a quem se deu alguma comissão de jurisdição, ou conhecimento. Mandado da parte de alguma República, ou soberano. O que tem comissão do ministro próprio.
SILVA, A.M. Diccionario da língua portuguesa. Lisboa : Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789 (adaptado).
TEXTO II
Deputado (definição do século XXI):
4. Aquele que representa os interesses de outrem em reuniões e decisões oficiais.
5. Aquele que é eleito para legislar e representar os interesses dos cidadãos.
6. Aquele que é comissionado para tratar dos negócios alheios
AULETE, C. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. São Paulo: Lexikon, 2010 (adaptado).
A mudança mais significativa no sentido da palavra "deputado", entre o século XVIII e os dias de hoje, dá-se pelo(a)
- Física | B. Força Magnética
(UNIFACS)
A figura representa o diagrama do esquema de um cíclotron. Esse dispositivo acelera elétrons até que eles adquiram energia suficiente para incidirem em um alvo, que produz “raios X, com energia bem mais alta do que os raios gama do césio 137 e do cobalto 60, utilizado na terapia de tumores de órgãos como pulmão, bexiga, útero”.
(NA PONTA…2013).
Sabendo-se que nas regiões designadas por dee existem campos magnéticos uniformes idênticos, na interface desses campos, existe uma região de um campo elétrico uniforme, com sentido que alterna, periodicamente, e admitindo-se que a fonte de íons negativos esteja situada no centro do semicírculo inferior da figura de onde os íons são lançados verticalmente, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El imperio eres tú
Javier Moro nos cuenta los prolegómenos de su obra, El imperio eres tú, donde narra los desasosiegos de Pedro I como emperador de Brasil.
—¿Por qué Brasil? ¿Por qué Pedro I?
—A mí siempre lo que más me extrañó fue que no hubiera más escritos sobre Pedro I. Se trata del fundador de la patria, un personaje tan atractivo, tan contradictorio, tan dramático, tan literario. Pero resulta que no. Se ha escrito mucho sobre él, por historiadores, pero no aparecía un libro que contara la épica de la independencia del Brasil y de la historia fabulosa de esta familia portuguesa, de manera global.
—¿Le parece que la historia del Brasil es toda literaria?
—Mucho, porque es un país con tantísimo contraste, con una historia absolutamente increíble. Piense que la familia real portuguesa constituye un único caso en la historia europea en que una familia real se muda a las colonias; y al hacerlo, convierte a Río de Janeiro en capital del Imperio. Yo si hubiera hecho este libro como novela pura, estoy seguro de que me lo hubieran tirado por la cabeza. Si me lo hubiera inventado, no me lo hubieran admitido. Todo es literario. Lo que quiero decir es que, en este caso, la historia de él era especialmente literaria, los padres que tiene, la madre como era...
—¿Qué hubiera ocurrido si los portugueses hubieran conquistado toda América Latina? ¿Sería todo distinto?
—Sería, creo, un continente más unido. Brasil acabaría como los otros países de la América Española, o sea disgregándose en multitud de países pequeños porque había grandes tensiones indigenistas que no estallaron en Brasil por la mudanza de la familia real. Esa fue la gran diferencia. Si Carlos IV hubiera ido a México le aseguro q ue las fronteras latinoamericanas hoy, de los países de habla hispana, serían muy distintas. A lo mejor no habría un solo país, pero habría dos, tres o cuatro.
—Le gustan los temas ignotos, poco explorados...
—Sin quererlo me he especializado en historias verídicas, que han ocurrido y que están medio olvidadas.
Internet:letralia.com (con adaptaciones).
Con base en el texto precedente, juzgue lo siguiente ítem.
Al autor de El imperio eres tú le seducen los temas poco conocidos, inadvertidos o arrinconados.