Leia o poema e responda.
Receita de acordar palavras
Palavras são como estrelas
facas ou flores
elas têm raízes pétalas espinhos
são lisas ásperas leves ou densas
para acordá-las basta um sopro
em sua alma
e como pássaros
vão encontrar seu caminho.
MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997. p.10.
A ideia de receita, usada no poema, sugere:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
(UEL) Leia o texto e analise os gráficos, a seguir, que representam as pirâmides etárias da população (em %) de países subdesenvolvidos e desenvolvidos, em 2000.
A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. A população economicamente ativa (PEA), ou seja, aquela que trabalha e produz riquezas, é composta, em sua maioria, de adultos (de 20 a 59 anos de idade). É essa população que, por meio do recolhimento de impostos, ajuda o Estado a sustentar a economia nacional. Uma defasagem muito grande no número de ativos em relação aos inativos desequilibra essa equação.
Com base no texto, nos gráficos e nos conhecimentos sobre estrutura etária da população, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos apresenta uma base larga e um topo estreito, em virtude da baixa expectativa de vida da população.
( ) O estudo sobre pirâmides etárias possibilita compreender, entre outros fatores, a dinâmica populacional e econômica de um país e sua história recente.
( ) O aumento da expectativa de vida da população, acompanhado da queda das taxas de natalidade e mortalidade, provoca mudanças na pirâmide etária.
( ) O aumento da população economicamente ativa em relação aos inativos desequilibra a produção de riquezas e diminui o recolhimento de impostos.
( ) Nos países subdesenvolvidos, a combinação entre baixa natalidade e alta expectativa de vida tem levado ao progressivo envelhecimento da população e à recessão econômica.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Texto base: A questão refere-se à cantiga Velocidade não!, elaborada pela compositora Irene Rios da Silva da cidade de Florianópolis – SC, a respeito do cuidado no trânsito. Leia-a e observe-a com atenção. (Segunda-feira, 17 de agosto de 2009). VELOCIDADE NÃO! Devagar, devagarinho, Você também vai chegar, Vá com calma e segurança, Não precisa se apressar. Motorista obedeça
Sempre a sinalização,
Pra não perder o controle
Do seu carro e condução. Tenha em mente, motorista,
Em suas mãos tem muitas vidas,
Ande na velocidade
Que por lei é permitida. SILVA, Irene Rios da. Transitando com Segurança: Educação para o trânsito. 2ª edição. Ilha Mágica Editora. Florianópolis, 2006, p. 113. Fonte: http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com/2009/08/velocidade-nao.html - 1o/11/2009 - adaptado.
Enunciado:
Conforme contexto da cantiga Velocidade Não!, quais os objetivos, na prática, esperados pela compositora, de acordo com as interpretações do público nas leituras e nas oportunidades de realização da canção?
- Matemática | 09. Probabilidade
O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Uma vacina com eficácia de 98% foi criada com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pessoas que venham a desenvolver câncer de colo de útero. Uma campanha de vacinação foi lançada em 2014 pelo SUS, para um público-alvo de meninas de 11 a 13 anos de idade. Considera-se que, em uma população não vacinada, o HPV acomete 50% desse público ao longo de suas vidas. Em certo município, a equipe coordenadora da campanha decidiu vacinar meninas entre 11 e 13 anos de idade em quantidade suficiente para que a probabilidade de uma menina nessa faixa etária, escolhida ao acaso, vir a desenvolver essa doença seja, no máximo, de 5,9%. Houve cinco propostas de cobertura, de modo a atingir essa meta:
Proposta I: vacinação de 90% do público-alvo.
Proposta II: vacinação de 55,8% do público-alvo.
Proposta III: vacinação de 88,2% do público-alvo.
Proposta IV: vacinação de 49% do público-alvo.
Proposta V: vacinação de 95,9% do público-alvo.
Para diminuir os custos, a proposta escolhida deveria ser também aquela que vacinasse a menor quantidade possível de pessoas.
Disponível em: www.virushpv.com.br. Acesso em: 30 ago. 2014 (adaptado).
A proposta implementada foi a de número:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Upe) Leia o texto a seguir:
Acordei pensando...
Que não agimos apenas por nosso desejo
Que sempre fazemos as coisas pensando em outros...
Que nossas ações só existem em relação a nossa família, vizinhança, cidade
Que essas ações, de espírito coletivo, geram solidariedade
Que quanto mais amor e relações existirem, mais coletivas serão nossas ações
Que os desejos ocultos e egoístas camuflam a infelicidade de quem é incapaz de pensar no coletivo.
Disponível em: http://manguevirtual.blogspot.com.br/search/label/POESIA
Acerca dos aspectos que definem o objeto de estudo sociológico contido no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
- História | 1. Colônia
“Em 1590, a colônia brasileira já contava com 150 engenhos espalhados pelas capitanias de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. As duas primeiras, no entanto, correspondiam a 80% do total.”
LOPEZ, Adriana. “Açúcar: esse doce objeto de desejo”. Revista História Viva: Temas Brasileiros. São Paulo: Duetto Editorial, 2007. p. 20-23.
Dentre os incentivos fiscais e privilégios oferecidos pela Coroa aos produtores de cana, encontrava(m)-se