TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O óleo da amêndoa da andiroba, árvore de grande porte encontrada na região da Floresta Amazônica, tem aplicações medicinais como antisséptico, cicatrizante e anti-inflamatório. Um dos principais constituintes desse óleo é a oleína, cuja estrutura química está representada a seguir.
O número de átomos de carbono na estrutura da oleína é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Excesso de companhia
Os anjos cercavam Marilda, um de cada lado, porque Marilda, ao nascer, ganhou dois anjos da guarda.
Em vez de ajudar, atrapalhou. Um anjo queria levar Marilda a festas, o outro à natureza. Brigavam entre si, e a moça não sabia a qual deles obedecer. Queria agradar aos dois, e acabava se indispondo com ambos.
Tocou-os de casa. Ficou sozinha, sem apoio espiritual, mas também sem confusão. Os dois vieram procurá-la, arrependidos, pedindo desculpas.
— Só aceito um de cada vez. Passa uns tempos comigo, depois mando embora, e o outro fica no lugar. Dois anjos ao mesmo tempo é demais.
Agora Marilda é o anjo da guarda dos seus anjos, um de cada vez.
Andrade, Carlos D. de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985. p. 77. Adaptado.
Em relação ao trecho “Passa uns tempos comigo, depois mando embora, e o outro fica no lugar”, é correto afirmar sobre os verbos:
- História | 3.3 Populista
(PUC-CAMPINAS) Na América Latina do século XX, em incontáveis momentos, a criação artística articulou-se com utopias ou perspectivas de transformação social. Em diferentes contextos, artistas usaram sua produção para corroborar determinados projetos políticos ou consentiram que suas criações fossem apropriadas e sustentadas por movimentos políticos, dentro ou fora do Estado.
(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 187-188)
A construção de Brasília contou com apaixonados simpatizantes e ferrenhos críticos do projeto, entre artistas e profissionais liberais de distintos ramos. Dentre as polêmicas que ainda hoje cercam o projeto conhecido como Plano Piloto, destaca-se:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Bolas de borracha, ao caírem no chão, quicam várias vezes antes que parte da sua energia mecânica seja dissipada. Ao projetar uma bola de futsal, essa dissipação deve ser observada para que a variação na altura máxima atingida após um número de quiques seja adequada às práticas do jogo. Nessa modalidade é importante que ocorra grande variação para um ou dois quiques. Uma bola de massa igual a 0,40 kg é solta verticalmente de uma altura inicial de 1,0 m e perde, a cada choque com o solo, 80% de sua energia mecânica. Considere desprezível a resistência do ar e adote g = 10 m/s2.
O valor da energia mecânica final, em joule, após a bola quicar duas vezes no solo, será igual a
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Os refrigerantes têm-se tornado cada vez mais o alvo de políticas públicas de saúde. Os de cola apresentam ácido fosfórico, substância prejudicial à fixação de cálcio, o mineral que é o principal componente da matriz dos dentes. A cárie é um processo dinâmico de desequilíbrio do processo de desmineralização dentária, perda de minerais em razão da acidez. Sabe-se que o principal componente do esmalte do dente é um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presença da sacarose, faz decrescer o pH do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nível do pH, remineralizando o dente. A equação química seguinte representa esse processo: GROISMAN, S. Impacto do refrigerante nos dentes é avaliado sem tirá-lo da dieta.
Disponível em: http://www.isaude.net. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).
Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Os textos a seguir são respectivamente, uma notícia e um gráfico. Leia-os e resolva as questões
FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SEGUE MATANDO
Falta de acesso à água potável mata 1,6 milhão por ano, diz ONU
A falta de acesso à água potável e a um saneamento adequado causa 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria delas entre crianças com menos de cinco anos, afirmou um relatório apresentado hoje no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
A autora do estudo, a especialista da ONU para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, ressaltou que " o acesso a melhores serviços de saneamento segue sendo uma promessa descumprida para quase 40% da população mundial".
Para exemplificar isso, ressaltou que 23% da população mundial defeca ao ar livre, uma prática que "põe em perigo a saúde de toda a comunidade, porque aumenta as (incidências de) doenças diarreicas, incluindo o cólera, assim como infecções por vermes e hepatite".
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) contidos no relatório indicam que o “acesso a um melhor saneamento diminuiria em 32% as doenças diarréicas”.
Melhorar essa situação ajudaria ainda a eliminar as situações nas quais as meninas são proibidas de ir à escola por falta de serviços higiênicos destinados para mulheres.
Além disso, resolver o problema teria um impacto econômico positivo em regiões muito pobres do mundo.
Isso aconteceria porque, por exemplo, "o custo do tratamento das doenças diarreicas representa 12% dos orçamentos nacionais em questão de saúde na África Subsaariana", explicou a especialista.
"No total, as possíveis vantagens econômicas de investir em água e saneamento poderiam chegar a US$ 38 bilhões ao ano" em nível mundial, afirmou.
Falta de água potável segue matando. Postado por @infoambiental . Folha OnLine – Ambiente. Mar. de 2009. Disponível em:
http://aguadonadavida.blogspot.com.br/2009/03/falta-de-agua-potavel-segue-matando.html. Acesso em: 15 de mar. de 2012.
O texto I cita que a falta de saneamento básico está ligada à falta de água e que esse é um problema mundial. A partir do gráfico, texto II, analise como se encontra o problema do saneamento básico no Brasil, tendo em vista o crescimento nesse setor de 1989 a 2000