Conversando com os veteranos do curso, um aluno do início do primeiro ano de uma universidade percebeu que precisaria comprar, em média, 2 livros por mês letivo antes do início do quinto ano da faculdade, caso tenha interesse em possuir as obras principais do curso em sua biblioteca pessoal. Considere que, no curso, são concedidos 4 meses de férias por ano, sendo, portanto, 8 meses letivos ao ano.
A quantidade de livros didáticos referentes aos assuntos da graduação que esse aluno terá comprado ao iniciar o quinto ano de faculdade será
Questões relacionadas
- Literatura | 8. Obras Literárias
Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati “pra cortar a friagem”.
Uma transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia- se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal ,imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros.
E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. (...)
E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, posto que em detrimento das suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a música, compreendia até as intenções poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos príncipes voluptuosos.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
(FUVEST 2012 1ª FASE) O papel desempenhado pela personagem Ritinha (Rita Baiana), no processo sintetizado no excerto, assemelha-se ao da personagem
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Resenha e Sinopse
Texto base: Leia o texto e responda. Cem Dias Entre Céu e Mar Amyr Klink.
Editora: Companhia Das Letras. O navegador que atravessou o Atlântico num minúsculo barco a remo faz o relato de sua assombrosa façanha, dos preparativos cuidadosos até os embates com ondas gigantescas e a chegada triunfal ao litoral brasileiro.Navegando ao lado dos peixes, entretendo conversas com gaivotas e tubarões, remando no meio de uma creche de baleias, Cem dias entre céu e mar é o relato de uma travessia absolutamente incomum: mais de 3 500 milhas (cerca de 6 500 quilômetros) desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo. Verdadeira odisseia moderna, neste livro Amyr Klink transporta o leitor para a superfície ora cinzenta, ora azulada do Atlântico Sul, tornando-o cúmplice de suas alegrias e seus temores, ao mesmo tempo em que narra, passo a passo, os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram a extraordinária viagem. Disponível em: <www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=80002>.
Enunciado:
Assinale o trecho que contém uma opinião do autor da resenha:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Um vídeo mostrando um homem branco e rico humilhando um motoboy com ofensas racistas e classistas viralizou nas redes sociais. O caso teria acontecido em um condomínio de luxo na cidade de Valinhos, interior de São Paulo.
Na discussão, o homem branco menospreza o fato de o entregador ser motoboy. “Quanto que você tira por mês?”, questiona. O entregador responde que não importa, e o homem branco rebate: “você não tem nem onde morar, moleque”. E o entregador rebate: “claro que tenho”.
“Você tem inveja disso aqui, fio. Você tem inveja”, diz o homem branco, apontando para as casas de alto padrão. O entregador tenta conversar com um terceiro homem, mas o agressor o interrompe. “Moleque, moleque, escuta aqui, ó. Você tem inveja disso aqui, rapaz. Você tem inveja dessas famílias. Você tem inveja disso aqui [o homem branco aponta para o seu próprio braço, querendo dizer que o entregador tem inveja da cor de sua pele]”.
Disponível em: https://www.correio24horas.com.br. Acesso em: 22 ago. 2020.
No contexto do Brasil contemporâneo, a fala do “homem branco” reflete ações que explicitam
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho abaixo:
Nossos pais, os gregos
Mas a civilização grega realmente acabou? Que influências ela nos trouxe e ainda nos traz? Basta olhar nas livrarias, no cinema, monumentos, enfim, na arte para ver que ela ainda está bem viva. Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos.
ASSIS, Ana Luiza Figueiredo de. Influências da Grécia Antiga no Mundo Ocidental. Universidade Federal de Uberlândia, 2012.
Disponível em: <www.petbio.ib.ufu.br/node/219>. Acesso em: 11 ago. 2018.
De acordo com o texto, a cultura grega é, para o mundo atual, a
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
Disponível em: https://h-alt.weebly.com. Acesso: 22 out. 2020.
O “Quarteto Fantástico” foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1965. O episódio reproduzido acima ocorre no contexto do(s)