Uma partícula de certa massa movimenta-se sobre um plano horizontal, realizando meia volta em uma circunferência de raio 5 m. A distância percorrida e o módulo do vetor deslocamento são, respectivamente, iguais a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Observe a tira.
A palavra “lhufas”, na tira, poderia ser substituída, sem perda de sentido, por:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 82,7% da renda mundial encontrava-se nas mãos dos 20% mais ricos, enquanto os 20% mais pobres detinham apenas 1,4% da renda; quatro anos depois, os 20% mais ricos haviam aumentado sua parcela para 85% da riqueza.
VIZENTINI, P. F. A nova ordem global: relações internacionais do século 20. Porto Alegre: Ed UFRGS, 1999.
Que característica socioeconômica está evidenciada no texto?
- Biologia
Analisando o esquema a seguir que representa o ciclo vital de um animal (2N), podemos afirmar que:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
30. Texto base: L eia a charge a seguir. Ela retrata o cuidado que alguns pais têm com a formação da criança. Disponível em: http://conscienciaeconsumo.com.br/site/wp-content/uploads/2014/07/foto charge texto PaulaMelgaço1.jpg. Acesso em: 2 abr. 2015.
Enunciado:
De acordo com o que estabelece o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) , a criança deve se desenvolver integralmente (cultural, social, espiritual, emocional). A criança da tirinha está se desenvolvendo em todas as dimensões? Explique sua resposta.
- História | 4. Patrimônio Cultural
Os Yanomami constituem uma sociedade indígena do norte da Amazônia e formam um amplo conjunto linguístico e cultural. Para os Yanomami, urihi, a, “terra-floresta”, não é um mero cenário inerte, objeto de exploração econômica, e sim uma entidade viva, animada por uma dinâmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui um sopro vital, wixia, que é muito longo. Se não a desmatarmos, ela não morrerá. Ela não se decompõe, isto é, não se desfaz. É graças ao seu sopro úmido que as plantas crescem. A floresta não está morta pois, se fosse assim, as florestas não teriam folhas. Tampouco se veria água. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer para desmatá-la e morar no seu lugar, ficarão pobres e acabarão tendo fome e sede.
ALBERT, B. Yanomami, o espírito da floresta. Almanaque Brasil
Socioambiental. São Paulo: ISA, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que