O trabalho de recomposição que nos espera não admite medidas contemporizadoras. Implica o reajustamento social e econômico de todos os rumos até aqui seguidos. Comecemos por desmontar a máquina do favoritismo parasitário, com toda sua descendência espúria.
Discurso de posse de Getúlio Vargas como chefe do governo provisório, pronunciado em 03 de novembro de 1930.
FILHO, I. A. Brasil, 500 anos em documento. Rio de Janeiro: Mauad, 1999 (adaptado).
Em seu discurso de posse, como forma de legitimar o regime político implantado em 1930, Getúlio Vargas estabelece uma crítica ao
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEFS) Até a metade do século XX, uma importante crença filosófica dos fisicalistas era que um fenômeno tinha de ser reduzido aos seus menores componentes para que se alcançasse sua completa explicação. Isso era interpretado, em geral, como uma afirmação de que a explicação só poderia ser alcançada no mais baixo nível de organização. Tal conclusão era particularmente perturbadora para biólogos, porque nos níveis mais baixos de organização tal redução abandonava abiologia e lidava apenas com fenômenos físicos. (MAYR, 2013).
Um dos motivos que justificam a dificuldade dos biólogos em aceitar os conceitos difundidos pelos fisicalistas é de que:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UESB) Uma esfera A com massa de 1,0 kg foi lançada, horizontalmente, na superfície de uma mesa de atrito desprezível, com velocidade de 2,0 m/s, chocando-se frontalmente com outra esfera B de massa 4,0 kg, que se encontrava em repouso sobre a mesa.
Admitindo-se o choque perfeitamente elástico, as velocidades das esferas A e B, imediatamente após o choque, eram iguais, em m/s, respectivamente, a
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
O Brasil é uma nação que não enfrenta problemas com superpopulação, por isso neste país não existe um programa oficial de controle da natalidade. Dessa forma, a reprodução humana ocorre de forma livre, natural, algumas vezes irresponsável e inconsequente, causando inúmeros problemas, principalmente, para famílias menos privilegiadas financeiramente.
(Texto Modificado: Bio: Volume único, Sônia Lopes, 2008).
Quanto às palavras em destaque no texto, analise as afirmativas abaixo e identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F).
( ) I. Próstata, vesículas seminais e bexiga são glândulas acessórias do sistema reprodutor masculino.
( ) II. Os testículos produzem os espermatozoides e o hormônio masculino Testosterona.
( ) III. Os ovários produzem os ovócitos e os hormônios femininos Estrógeno e Progesterona.
( ) IV. O útero é o órgão feminino onde ocorre o desenvolvimento embrionário e fetal.
( ) V. A ereção peniana é causada pelo aumento do volume sanguíneo no corpo esponjoso.
A sequência correta é:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Quarto de despejo
Carolina Maria de Jesus
Do diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. Com uma linguagem simples, mas contundente e original, a autora comove o leitor pelo realismo e pela sensibilidade na maneira de contar o que viu, viveu e sentiu durante os anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com seus três filhos. Ao ler este relato — verdadeiro best-seller no Brasil e no exterior — você vai acompanhar o duro dia a dia de quem não tem amanhã. E vai perceber com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu a sua atualidade.
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2007.
Identifica-se como objetivo do fragmento extraído da quarta capa do livro Quarto de despejo
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A vida surgiu uma única vez ou diversas vezes no planeta? Existem basicamente duas correntes opostas de pensamento sobre esse assunto: a contingência e o determinismo. A contingência sugere que, devido às condições tão específicas e raras que propiciaram um conjunto de moléculas químicas a formar um ser vivo, a vida na Terra teria surgido uma única vez. O determinismo indica a origem da vida como um evento plural, com certa simplicidade molecular e naturalidade quanto ao processo e pode ter ocorrido diversas vezes em nosso planeta.
(www.io.usp.br. Adaptado.)
De acordo com o excerto, a presença de DNA, RNA e proteínas em todas as células é um argumento que favorece