. Texto base: Marcela juntou dinheiro para comprar um brinquedo no seu aniversário. Veja quanto ela conseguiu juntar: Disponível em: <www.wikipedia.org>. Acesso em: 10 jan. 2015.
Enunciado:
1. Quanto ela conseguiu juntar?
2. Circule quais dos brinquedos representados a seguir ela poderá comprar com esse dinheiro.
Disponível em: <www.smartkids.com.br>. Acesso em: 10 jan. 2015.
3. Calcule quanto ela terá de completar para comprar os patins.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OS SOBRENOMES CONTAM A HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS
Os nomes que os objetos, os instrumentos, as plantas, os animais, as ruas, as praças, enfim, todas as coisas e principalmente as pessoas têm são muito importantes, pois eles identificam (dizem quem são) as pessoas e os objetos, facilitam a comunicação e a localização.
Ao nascer, recebemos um nome e um sobrenome.
Uma maneira de conhecermos a história de uma família é pelo sobrenome dos parentes. Para se identificarem, as pessoas começaram a usar sobrenomes. Assim, se a pessoa morava perto de uma árvore, poderia adotar como sobrenome o nome da árvore. Desse modo, surgiram sobrenomes como “Silva” (que veio de “selva”, ou seja, “floresta”), “Figueira” (a árvore que dá figo) e “Oliveira” (a árvore que dá azeitona).
Os sobrenomes também podiam indicar a profissão de alguém da família, como “Ferreira” (que trabalhava com o ferro). Outro costume era escolher um sobrenome que lembrasse o nome ou a aparência dos pais. “Fernandes”, por exemplo, significa “filho de Fernando”, e “Mariano”, “filho de Maria”. Já “Barbosa” significa que o pai tem uma longa barba.
PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Coleção Eu gosto mais. IBEP.
Vamos descobrir a origem de alguns sobrenomes. Leia os quadrinhos e identifique o significado dos sobrenomes
- Matemática
Um casal que planejou uma viagem de férias para uma ilha, onde há um hotel com acomodações A e B, pagou antecipadamente x reais pelas diárias na acomodação A, que cobrava R$ 110,00 por dia. Ao chegar no hotel eles optaram pela acomodação B, que cobrava R$100,00 pela diária, pois perceberam que, assim, eles poderiam ficar mais 2 dias hospedados neste hotel. Sabendo que, além dos x reais já pagos, eles ainda gastaram R$ 150,00 por dia com alimentação e que não houve outras despesas, a quantia que esse casal gastou nesse hotel é um número compreendido entre
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Texto base:
Enunciado:
O título desse mapa mental é Cidade Sustentável.Que recursos gráficos possibilitam o reconhecimento dessa expressão como título?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise as imagens a seguir:
Agora, leia o depoimento:
Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.
Fonte: LEVI, Primo. "Os afogados e os sobreviventes". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 71 e 72
As imagens e o texto referem-se aos campos de concentração.
a) CARACTERIZE o contexto histórico no qual se inserem.
b) IDENTIFIQUE que tipo de pessoas eram aprisionadas nestes campos.
- Física | B. Força Magnética
(UFPR) O espectrômetro de massa é um equipamento utilizado para se estudar a composição de um material. A figura abaixo ilustra diferentes partículas de uma mesma amostra sendo injetadas por uma abertura no ponto O de uma câmara a vácuo.
Essas partículas possuem mesma velocidade inicial v paralela ao plano da página e com o sentido indicado no desenho. No interior desta câmara há um campo magnético uniforme B perpendicular à velocidade v cujas linhas de campo são perpendiculares ao plano da página e saindo desta, conforme representado no desenho com o símbolo. As partículas descrevem então trajetórias circulares identificadas por I, II, III e IV.
Considerando as informações acima e os conceitos de eletricidade e magnetismo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A partícula da trajetória II possui carga positiva e a da trajetória IV possui carga negativa.
( ) Supondo que todas as partículas tenham mesma carga, a da trajetória II tem maior massa que a da trajetória I.
( ) Supondo que todas as partículas tenham mesma massa, a da trajetória III tem maior carga que a da trajetória II.
( ) Se o módulo do campo magnético B fosse aumentado, todas as trajetórias teriam um raio maior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.