Duas esferasmetálicas de raios RA eRB, com RA < RB estãono vácuo e isoladas eletricamente uma da outra. Cada uma é eletrizada com umamesma quantidade de carga positiva. Posteriormente, as esferas sãointerligadas por meio de um fio condutor de capacitância desprezível e, apósatingir o equilíbrio eletrostático, a esfera A possuirá uma carga QA e um potencial VA e a esfera B umacarga QB e umpotencial VB. Baseadonas informações anteriores, podemos então, afirmar que
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(IFPE) A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar, sendo mais atingidos os discos que ficam entre a quarta e a quinta vértebra lombar (L4/L5) e entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1). Dentre os sintomas dessa doença estão dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. O disco intervertebral é formado por dois componentes: o anel fibroso e, no seu interior, o núcleo pulposo. Este último é constituído por fibras soltas que ficam suspensas num líquido viçoso rico em ácido hialurônico e com um pouco de colágeno. Já o anel fibroso é constituído por:
- Química | 2.6 Eletroquímica
Dados:
A formação da ferrugem é um processo natural e que ocasiona um grande prejuízo. Estima-se que cerca de 25% da produção anual de aço é utilizada para repor peças ou estruturas oxidadas.
Um estudante resolveu testar métodos para evitar a corrosão em um tipo de prego. Ele utilizou três pregos de ferro, um em cada tubo de ensaio. No tubo I, ele deixou o prego envolto por uma atmosfera contendo somente gás nitrogênio e fechou o tubo. No tubo II, ele enrolou um fio de cobre sobre o prego, cobrindo metade de sua superfície. No tubo III, ele cobriu todo o prego com uma tinta aderente.
Após um mês o estudante verificou formação de ferrugem
- Química | 2.4 Cinética Química
(UECE) Manchete do jornal o Estado de São Paulo em 23.04.2014: “Gás metano produzido por vacas é usado para abastecer veículos”. Cientistas argentinos desenvolveram tecnologia para aproveitar o gás metano gerado pelos bovinos, que tem efeito estufa na atmosfera do planeta.
Pesquisando o gás metano, um grupo de estudantes da UECE realizou, em laboratório, uma combustão e coletou os dados da tabela abaixo:
Com os dados da tabela, a velocidade média da reação entre 0 e 20 minutos foi determinada com o valor:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Um arquiteto encomendou a um paisagista um terrário para colocar num apartamento como divisória entre dois ambientes. Uma das exigências do proprietário do apartamento é que o terrário representasse um ambiente de floresta úmida, semelhante à Floresta Atlântica. Solicitou, também, que o ambiente incluísse exclusivamente representantes das divisões do Reino Plantae. Com base nos conhecimentos sobre esse Reino, considere os seguintes grupos:
1. Musgos, pois são encontrados sobre troncos e solo da floresta.
2. Algas cianofíceas, pois são produtores primários.
3. Samambaias, pois são os principais elementos do sub-bosque.
4. Pinus sp., pois formam o dossel das florestas.
5. Epífitas, pois são frequentes sobre os ramos das árvores.
Atendem às exigências do proprietário os itens:
- Física | D. Capacitores
(ACAFE) É comum vermos em filmes ou séries de TV a utilização de um equipamento elétrico capaz de estimular os batimentos do coração após uma parada cardíaca. Tal equipamento é o desfibrilador, aparelho provido de dois eletrodos que aplica um choque no paciente, a fim de provocar a passagem de uma grande corrente variável pelo coração em um curto intervalo de tempo, estabelecendo assim o ritmo normal das contrações. A descarga acontece porque o desfibrilador libera a energia elétrica acumulada em um capacitor.
Imagine que um desses aparelhos possua uma tensão de 3kV entre os eletrodos e que o capacitor esteja carregado com 300 J de energia. Despreze as resistências elétricas dos componentes do desfibrilador e também do paciente.A alternativa correta que apresenta o módulo da corrente média, em Ampére , que atravessa o tórax do paciente se a descarga ocorre no tempo de 10 ms é: