PIZANI, J.; BARBOSA-RINALDI, I. P. Cotidiano escolar: a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras infantis. Revista de Educação Física da UEM, n. 1, 2010.
A distinção dicotômica entre ciências naturais e ciências sociais deixou de ter sentido e utilidade. Essa distinção assenta em uma concepção mecanicista da matéria e da natureza a que contrapõem, com pressuposta evidência, os conceitos de ser humano, cultura e sociedade.
SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
Segundo Boaventura Santos, a dicotomia entre ciências naturais e ciências sociais perdeu o sentido com o surgimento do(a)
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UEFS) Os princípios de conservação na Física, tais como a conservação da energia, da quantidade de movimento, da carga elétrica, entre outras, desempenham papéis fundamentais no entendimento de diversos fenômenos. Considere o estudo de uma colisão frontal entre duas partículas A e B que constituem um sistema isolado e se encontram sobre uma superfície lisa e horizontal. A partícula A, de massa 1,5M, desloca-se para a direita com uma velocidade de 2,0 m/s, enquanto a partícula B, de massa M, se encontra em repouso.
Se, após a colisão, a partícula A continua no mesmo sentido com velocidade de 1,0 m/s, o coeficiente de restituição dessa colisão é igual a
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
O comitê organizador da Copa do Mundo 2014 criou a logomarca da Copa, composta de uma figura plana e o slogan “Juntos num só ritmo”, com mãos que se unem formando a taça Fifa. Considere que o comitê organizador resolvesse utilizar todas as cores da bandeira nacional (verde, amarelo, azul e branco) para colorir a logomarca, de forma que regiões vizinhas tenham cores diferentes.
De quantas maneiras diferentes o comitê organizador da Copa poderia pintar a logomarca com as cores citadas?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O universo infantil encanta por ser rico na diversidade de manifestações corporais. Crianças brincam de pega-pega, esconde-esconde, mãe de rua e experienciam diversas possibilidades de movimento na busca de novas descobertas, que podem ocorrer por meio de elementos gímnicos, como a estrelinha, a cambalhota, a bananeira (nomes populares dados à roda, ao rolamento e à parada de mãos).
Os fundamentos gímnicos da roda e da parada de mãos requerem, respectivamente, a aplicação dos elementos de
- Matemática | 8.2 Permutação
Cinco casais resolvem ir ao teatro e compram os ingressos para ocuparem todas as 10 poltronas de uma determinada fileira. O número de maneiras que essas 10 pessoas podem se acomodar nas 10 poltronas, se um dos casais brigou, e eles não podem se sentar lado a lado é
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
Horas de luz solar no Hemisfério Sul
Latitude
(Graus)
20 de março
e
22 de setembro
(horas)
21 de dezembro
(horas)
21 de junho
(horas)
0
12 h
12 h
12 h
10
12 h
12 h 35 min
11 h 25 min
20
12 h
13 h 12 min
10 h 48 min
23,5
12 h
13 h 35 min
10 h 41 min
30
12 h
13 h 56 min
10 h 4 min
40
12 h
14 h 52 min
9 h 8 min
50
12 h
16 h 18 min
7 h 42 min
60
12 h
18 h 27 min
5 h 33 min
66,5
12 h
24 h
0 h
70
12 h
24 h
0 h
80
12 h
24 h
0 h
90
12 h
24 h
0 h
Disponívelem: http://www.observatorio.ufmg.br. Acesso em: 28 ago. 2014(adaptado).
Essa variação na duração das horas de luz solar, no Hemisfério Sul,ocorre em função da(o)