(UEFS) Os princípios de conservação na Física, tais como a conservação da energia, da quantidade de movimento, da carga elétrica, entre outras, desempenham papéis fundamentais no entendimento de diversos fenômenos. Considere o estudo de uma colisão frontal entre duas partículas A e B que constituem um sistema isolado e se encontram sobre uma superfície lisa e horizontal. A partícula A, de massa 1,5M, desloca-se para a direita com uma velocidade de 2,0 m/s, enquanto a partícula B, de massa M, se encontra em repouso.
Se, após a colisão, a partícula A continua no mesmo sentido com velocidade de 1,0 m/s, o coeficiente de restituição dessa colisão é igual a
Questões relacionadas
- Geografia | 3.4 Clima
(PUC-PR) Em fevereiro de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS/ONU) destacou a relação entre a ocorrência do El Niño e a maior incidência de algumas doenças:
“No Brasil e em outros países das Américas do Sul e Central, a Organização Mundial da Saúde prevê um aumento no número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito, entre elas, a zika. Chuvas e enchentes fortes serão provocadas pelo El Niño até maio desse ano, favorecendo a reprodução do Aedes aegypti.”
[...]
“O atual El Niño, que tem provocado secas severas e enchentes intensas em diferentes partes do mundo, já é considerado o pior dos últimos anos e tem sido comparado ao mesmo fenômeno ocorrido entre 1997 e 1998. Neste período, por exemplo, o Equador registrou um surto de malária responsável por um aumento de 440% dos casos da doença no país.”
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS/ONU.
Disponível em: oms-chuvas-acima-da-media-causadas-pelo-el-nino-aumentarao-risco-de-proliferacao-do-aedes/>. Acesso em: 11 mar. 2016.
Fenômeno oceânico caracterizado pela anomalia térmica das águas superficiais nas porções central e leste do oceano Pacífico, o El Niño gera graves perturbações climáticas com impactos planetários,
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UEFS) A ilustração representa, de forma simplificada, o ciclo de vida de uma planta do tipo samambaia. A respeito das características que identificam o ciclo reprodutivo presente nos vegetais, é correto afirmar:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
Um aluno precisava organizar a coleção botânica da sua escola, e separar as plantas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Assim selecionou plantas de arroz, trigo e milho, as quais foram corretamente colocadas em um grupo; enquanto as de feijão, soja e ervilha foram colocadas em outro grupo. Analise as proposições em relação às características de plantas monocolitedôneas e de dicotiledôneas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As raízes das monocotiledôneas são fasciculadas (cabeleira) e encontradas nas plantas de arroz, trigo e milho.
( ) As sementes de monocotiledôneas são constituídas por dois cotilédones e encontradas nas plantas de trigo.
( ) As folhas das dicotiledôneas apresentam nervuras paralelas e podem ser observadas nas plantas de feijão e soja.
( ) As flores das dicotiledôneas apresentam, geralmente, as peças florais em número de três ou múltiplos de três e são comuns nas plantas de milho e trigo.
( ) As folhas das monocotiledôneas são constituídas por nervuras reticuladas, ou ramificadas, e são observadas nas plantas de arroz e milho.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UFPR) Os brasileiros possuem 13% da área do Paraguai e pouco mais de 20% da terra arável. Mas é deles a melhor terra agrícola e pecuária. Um bom exemplo é a produção de soja, o principal produto de exportação. O Paraguai se tornou o quarto maior exportador de soja do mundo. A safra 2011/2012 chegou a 9 milhões de toneladas, crescendo a uma taxa de 20% anual. O que pode dar uma ideia do poder econômico dos fazendeiros brasileiros no Paraguai.
Mas o fato de que se tenham instalado na fronteira tem grande impacto social e econômico. Em alguns distritos fronteiriços, como Nueva Esperanza ou Canindeyú, 58 e 83% dos proprietários são brasileiros, respectivamente. Isto facilita o contrabando e o controle da segurança das fronteiras, que é estratégica para a soberania de um país. Esse processo de ocupação territorial dilui as fronteiras a favor do país e do Estado mais poderoso e enfraquece ainda mais o país que tem cada vez menos instrumentos e capacidades de controlar sua riqueza.
(ZIBECHI, Raúl. Brasil potência. Entre a integração regional e um novo imperialismo. Rio de Janeiro: Consequência, 2012, p. 257-258)
A partir do texto acima e dos conhecimentos de Geografia, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto destaca a importância da presença de produtores brasileiros de soja para o crescimento econômico do Paraguai.
2. O texto mostra a importância que a produção agrícola tem na dinâmica da geopolítica mundial.
3. Na fronteira entre Brasil e Argentina a situação se inverte: são os argentinos que ocupam percentagens altas das terras aráveis brasileiras mais próximas da linha de fronteira.
4. A expansão internacional dos produtores agrícolas brasileiros não acontece apenas no Paraguai, mas também em países como Bolívia, Uruguai e Angola.
Assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Qual é o acontecimento muito importante do período colonial que está sendo citado no texto?