No fundo do quintal de sua casa, um rapaz montou uma pequena horta usando, além de terra, folhas secas e pedaços de madeira. Ali cultivou hortaliças que abasteciam as necessidades de sua família. O tempo passou e o rapaz percebeu que alguns cogumelos começaram a aparecer na madeira e nas folhas. Imediatamente colocou um fungicida na plantação, conseguindo eliminar somente os cogumelos.
Em consequência disso, as hortaliças provavelmente
Questões relacionadas
- História | 4. Patrimônio Cultural
Fala-se aqui de uma arte criada nas ruas e para as ruas, marcadas antes de tudo pela vida cotidiana, seus conflitos e suas possibilidades, que poderiam envolver técnicas, agentes e temas que não fossem encontrados nas instituições mais tradicionais e formais.
VALVERDE, R. R. H. F. Os limites da inversão: a heterotopia do Beco do Batman. Boletim Goiano de Geografia (Online).
Goiânia,v. 37, n. 2, maio/ago. 2017 (adaptado).
A manifestação artística expressa na imagem e apresentada no texto integra um movimento contemporâneo de
- Física
Dentro de um calorímetro que contém 4 litros de água a 15ºC colocam-se 600g de gelo a 0ºC e deixa-se atingir o equilíbrio térmico. Considerando que o calor específico da água é 1cal/gºC o calor latente de fusão do gelo é 80cal/g e a massa específica da água, 1kg/L a temperatura aproximada do equilíbrio térmico será :
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UEFS) O refluxo gastroesofágico, retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, é provocado, principalmente, pelo relaxamento do esfíncter esofágico que, de modo normal, se abre para a passagem do alimento e depois se fecha. Quando esse mecanismo apresenta algum problema de funcionamento, como o fechamento inadequado, o refluxo aparece. A pHmetria esofágica mede a quantidade de ácido que ascende para o esôfago e o tempo em que o esôfago fica exposto ao pH ácido.
(NETO, 2013, p. 43)
Considerando-se aspectos da morfofisiologia digestiva normal, é correto afirmar:
- Física | 4.3 Refração da Luz
(UNIPÊ) Sobre o fenômeno da refração luminosa, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 03.1. Gravuras
Materiais:
- Tinta guache acrilex
- Bandejinhas de isopor
- Cartolina branca no tamanho A4
- Palito de dente
Desenvolvimento:
1 – Apresentar o processo da xilogravura (gravura em madeira)
Uma matriz de xilogravura
Uma impressão simples em xilogravura
O artista entintando a matriz da xilogravura
O processo de impressão no papel
2 – Depois de apresentar o processo da xilogravura, propor aos alunos a experiência da gravura.
3 – Pedir aos alunos que façam alguns desenhos para realizarem uma gravura.
4 – Depois que eles fizerem os desenhos, poderão escolher um com a ajuda do professor para ser transferido para a bandejinha de isopor.
5 – Cada aluno vai retirar as bordas da bandejinha de isopor.
6 – Transferir o desenho com papel carbono para a bandejinha.
7 – em seguida, os alunos farão seu desenho com o palito de dente na bandejinha de isopor.
8 – Passar a tinta com pincel largo sobre a bandejinha de isopor desenhada.
9 – Colocar o papel por cima, prensar bem com as mãos e retirar o papel impresso com o desenho.
Observações:
1 – Várias impressões poderão ser feitas, inclusive em diferentes cores.
2 – Os alunos poderão trocar suas matrizes para imprimir ou realizar experiências imprimindo matrizes diferentes sobre o mesmo papel.
3 – Outra experiência interessante pode ser imprimir sobre papel color set colorido de cores contrastantes.
Referências:
Imagens sobre xilogravura: