Explicaê

01

 Materiais:

 

 

  • Tinta guache acrilex
  • Bandejinhas de isopor
  • Cartolina branca no tamanho A4
  • Palito de dente

     

Desenvolvimento:  

   

1 – Apresentar o processo da xilogravura (gravura em madeira)  

   

   

Imagem

Uma matriz de xilogravura

 

Imagem

Uma impressão simples em xilogravura

 

Imagem

O artista entintando a matriz da xilogravura

 

   

  Imagem  

   

  O processo de impressão no papel  

   

2 – Depois de apresentar o processo da xilogravura, propor aos alunos a experiência da gravura.  

   

3 – Pedir aos alunos que façam alguns desenhos para realizarem uma gravura.  

   

4 – Depois que eles fizerem os desenhos, poderão escolher um com a ajuda do professor para ser transferido para a bandejinha de isopor.  

   

5 – Cada aluno vai retirar as bordas da bandejinha de isopor.  

   

6 – Transferir o desenho com papel carbono para a bandejinha.  

   

7 – em seguida, os alunos farão seu desenho com o palito de dente na bandejinha de isopor.  

   

8 – Passar a tinta com pincel largo sobre a bandejinha de isopor desenhada.  

   

9 – Colocar o papel por cima, prensar bem com as mãos e retirar o papel impresso com o desenho.  

   

   

Observações:  

   

1 – Várias impressões poderão ser feitas, inclusive em diferentes cores.  

   

2 – Os alunos poderão trocar suas matrizes para imprimir ou realizar experiências imprimindo matrizes diferentes sobre o mesmo papel.  

   

3 – Outra experiência interessante pode ser imprimir sobre papel color set colorido de cores contrastantes.  

  Imagem  

   

  Referências:  

      

  Imagens sobre xilogravura:  

     

  http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=van+gogh&gs_sm=d&gs_upl=0l0l0l33215l0l0l0l0l0l0l0l0ll0l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1360&bih=667&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi#um=1&hl=pt-BR&biw=1360&bih=667&tbm=isch&sa=1&q=matriz+de+xilogravura&pbx=1&oq=matriz+de+xilogravura&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=s&gs_upl=6709l7155l3l9349l3l0l0l0l0l0l0l0ll0l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=ad3fc02832139941  

          

  http://www.youtube.com/watch?v=PgNChgGbZrw&feature=related