(UEFS) Para decorar a fachada de sua ótica, o proprietário construiu uma peça com elementos resistivos que, quando percorridos por corrente elétrica, emitem luz. A peça de decoração pronta corresponde à associação de resistores entre os pontos A e B, indicada na figura.
A resistência equivalente entre os pontos A e B éQuestões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Em 1991 foi criado no Tratado da Antártica o Protocolo de Madri, e a partir desse protocolo deixou-se de discutir como dividir a Antártica e passou-se a estudar maneiras de preservá-la, tornando-a uma reserva natural dedicada à paz e à ciência.
MACHADO, C. S.; BRITO, T. Coleção explorando o ensino: Antártica. Brasília: MEC, 2006 (adaptado).
Sobre a apropriação dos recursos existentes na área indicada, esse documento tem sido fundamental para instituir
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UNIT) Duas esferas condutoras idênticas carregadas com cargas +Q e -3Q, inicialmente separadas por uma distância d, atraem-se com uma força elétrica de intensidade F. As esferas são postas em contato e, em seguida, levadas de volta para suas posições originais. Nessas condições, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai iniciar a aula falando sobre os diferentes tipos de linhas que existem.
http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html
- Mostrar algumas imagens de obras de arte da artista Lygia Clark , onde a artista usou
vários tipos de linha para criar suas obras.
Disponível:
https://www.google.com.br/search?q=lygia+clark+obras&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjh3I6ksM_fAhVLh5AKHVKlANcQ_AUIDigB&biw=1366&bih=626
- A partir das obras de Ligia Clark, peça aos alunos para se inspirarem e criarem uma
composição usando diversos tipos e espessuras de linhas.
- Este desenho deverá ser feito usando uma caneta preta (para retro projetor ou
canetinha) em uma tela de pintura .
- O professor deve conversar com a turma sobre o tamanho que vai ser a tela de
pintura. Com antecedência, peça aos alunos para pesquisarem o tamanho que eles
acharem mais legal.
- Se o aluno não quiser trabalhar usando o fundo branco da tela, peça que faça um
fundo com a tinta acrílica , espere secar para começar a trabalhar. Deve ser usado
uma cor contrastante com o fundo.
- Incentive os alunos a ocupar todo o espaço do quadro.
- Vai ser uma atividade bem legal!
Fontehttp://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html
- Geografia | 6.1 Agricultura
Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, à constituição de um meio técnico-científico-informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.
Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).A modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico do processo produtivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
30. Texto base: L eia a charge a seguir. Ela retrata o cuidado que alguns pais têm com a formação da criança. Disponível em: http://conscienciaeconsumo.com.br/site/wp-content/uploads/2014/07/foto charge texto PaulaMelgaço1.jpg. Acesso em: 2 abr. 2015.
Enunciado:
De acordo com o que estabelece o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) , a criança deve se desenvolver integralmente (cultural, social, espiritual, emocional). A criança da tirinha está se desenvolvendo em todas as dimensões? Explique sua resposta.