Na primeira bica abasteciam os negros, forros e cativos, os mulatos e os índios; na segunda, os moiros das galés, e os da primeira bica, quando fosse necessário; a terceira e quarta estavam reservadas aos homens e moços brancos; na quinta enchiam as mulheres pretas e na sexta, as mulheres e moças brancas. A quem infringisse esta ordem eram aplicados severos castigos — açoitamento com baraço e pregão, ao redor do Chafariz, sendo de cor; 2 000 réis de multa e três dias de cadeia, sendo branco o prevaricador.
CAETANO, J. O. Chafarizes de Lisboa. Lisboa: Distri, 1991.
A organização dos consumidores nos chafarizes públicos de Lisboa no século XVI, descrita no texto, expressava a
Questões relacionadas
- Matemática | 3.1 Introdução
Um reservatório de água é abastecido por uma torneira ao mesmo tempo que, por um ralo, escoa água de seu interior. Os gráficos representam as vazões Q, em litro por minuto, da torneira e do ralo, em função do tempo t, em minuto.
Nos primeiros 25 minutos, o(s) intervalo(s) de tempo em que o volume de água nesse reservatório decresce é(são)
- Ciências - Fundamental | 03. Energia Térmica, Vida e Novos Materiais
Texto base: 11106747
Texto para a questão: A Revolução Industrial foi um período de grande transformação econômica e social que aconteceu na Europa entre os séculos XVIII e XIX. Uma das principais causas dessa revolução foi o desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias, em especial das máquinas térmicas. As máquinas a vapor foram criadas a partir do estudo e compreensão das leis termodinâmicas e do processo de transformação de energia. Com a invenção dessas máquinas, a produção em massa de bens se tornou possível, o que acelerou o desenvolvimento industrial e econômico em todo o mundo. Hoje em dia, as máquinas térmicas continuam sendo utilizadas em diversas áreas da indústria, da geração de energia elétrica à produção de alimentos.
Enunciado:
Durante a revolução industrial, as máquinas térmicas foram fundamentais para o aumento da produção nas indústrias. Essas máquinas são movidas por combustíveis, que podem ser de diferentes tipos. João é um estudante curioso e, ao visitar uma fábrica, perguntou ao engenheiro responsável sobre os combustíveis utilizados nas máquinas térmicas. O engenheiro explicou que, naquela fábrica, as máquinas eram movidas principalmente por um combustível fóssil derivado do petróleo, que é formado pela decomposição de restos de organismos marinhos, como algas e plâncton, que se acumularam no fundo do mar ao longo de milhões de anos.
Qual é o combustível fóssil utilizado nas máquinas térmicas da fábrica?
- Língua Espanhola | 2.02 Substantivos
(UCS) Mi casa es tu casa
El house swapping gana cada vez más terreno entre los viajeros del mundo. La mejor opción para pasar las vacaciones sin pagar por el mejor alojamiento.
Una casa entre los campos de arroz y los sonidos de la jungla en Bali, Indonesia. El estudio de un artista con vista a los atardeceres sobre el río Hudson, en un sexto piso en el Marais, el barrio de moda de París. O una cabaña en Bariloche, Argentina. Todos esos 3sitios podrían ser las expresiones de deseos de un lugar soñado para alojarse en vacaciones, y lo son. 1______ también son los hogares de personas que ofrecen, a través de Internet, su propia casa en intercambio por estadía en otra en el lugar del mundo que quieren visitar… y sin pagar un centavo por ello.
Bienvenidos al mundo del house swapping o intercambio de casas, una tendencia en alza: en 2009, según los sitios de Internet que se dedican a poner en contacto a un viajero con otro, más de 250.000 swaps o intercambios se 4llevaron a cabo en todo el mundo, de Copenhague a Costa Rica y de Alaska a Sudáfrica.
Hoy día son decenas los sitios web dedicados a promover esta manera de viajar que implica no solo no pagar por alojamiento sino ponerse en contacto directo con la vida cotidiana de otra cultura y vivir el destino elegido más como local que como turista. Las maneras de intercambiar son muchas: 2_______ que algunos swappers permutan su casa por otra en el mismo período, otros solo lo hacen con su segunda residencia, o reciben visitantes en la habitación de invitados. Algunos incluso intercambian sus 6coches. Lo importante es buscar un trueque donde ambas partes 9queden satisfechas, y por esto, muchos 3sitios de contacto como el popular www.homeexchange.com – el más extenso a nivel mundial, con unos 30.000 asociados – o www.intervac.com (el único que tiene representante en Argentina), funcionan como un club donde se paga una 5membresía anual que ronda los 100 dólares para acceder a los listados de propiedades que ofertan sus miembros, e incluyen un “contrato” entre partes, recomendaciones de quienes ya se 10han alojado en las casas ofrecidas e incluso algunos, como www.homeforexchange.com, una especie de “póliza de seguro” si el viaje de alguna de las partes debe suspenderse por razones de fuerza mayor.
[…]
¿No es arriesgado dejar la propia casa en manos de un desconocido? La respuesta, en realidad, son dos: no existe ni un solo 7reporte – y algunas de estas organizaciones 11han estado funcionando por casi veinte años, cuando el sistema era por catálogos impresos – que hable de un intercambio que no sea exitoso; la regla de oro del house swap es que quien está en un hogar 8ajeno lo cuida, como el otro cuida 12a la vez el hogar propio; 13más allá de la perspectiva de un gran 14ahorro de dinero en alojamiento y la posibilidad que esto abre de viajar por menos costo a cualquier destino soñado, la esencia del house swapping es sentirse como en casa en cualquier parte del mundo.
(CIELOS ARGENTINOS, año 2, n. 21, p. 16-17, dic. 2010. – Texto adaptado.)
Analise as proposições abaixo quanto à veracidade (V) ou à falsidade (F), de acordo com o texto.
( ) Os termos sitios (ref. 3) podem ser melhor traduzidos por lugares.
( ) A melhor substituição para a expressão se llevaron a cabo (ref. 4) é se llevaron por delante.
( ) O termo membresía (ref. 5) pode ser melhor traduzido por taxa de adesão.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo
- História | 5.1 Expansão Marítima
(FGV-SP) A colonização do Novo Mundo na época moderna apresenta-se como peça de um sistema, instrumento da acumulação primitiva, da época do capitalismo mercantil. Na realidade, nem toda colonização se desenrola dentro das travas do sistema colonial, pois a colonização inglesa na América do Norte, colônias de povoamento, deu-se fora dos mecanismos definidores do sistema colonial mercantilista.
Fernando Novais. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, 1989. Adaptado.
A partir do texto, é correto afirmar que
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor introduzirá o tema, levantando entre os alunos, seus conhecimentos e
envolvimento com a fotografia. Isso pode ser feito através de debate com perguntas
norteadoras como as exemplificadas abaixo:
- - Você tem o hábito de fotografar o quê?
- - Que tipo de aparelho é usado para realizar suas fotografias?
- - Seus pais têm muitas fotos de antes de você nascer?
- - E seus avôs?
- - Na sua casa tem, ou já teve algum aparelho fotográfico não digital?
- - Você tem ideia de quando surgiu a fotografia?
- Com essa última pergunta, o professor aprofundará na história da Fotografia enquanto
técnica de registro de imagens.
https://www.infoescola.com/artes/fotografia/
possuem apanhados históricos e bem ilustrados das invenções que possibilitaram a criação
da técnica fotográfica tal qual conhecemos hoje.
- Mostre para a turma algumas imagens de aparelhos que visam ilustrar melhor a evolução dos
aparelhos fotográficos existentes no decorrer da história.
Câmera escura.
Disponível:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1ochLWu8_gy-SBC1QijEH9dxWBRoomAwKDXd7Asi9qytT3aFJ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRs2Fka3krtjI7Rd2_iFyxx_nABJ6DVDfVhfz7xBYmz12M8SSwLSg
Câmera lúcida
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRlG4ekmgx6jlNLxEed0chNHsXhpbD7P6R0zit0HHAn_hn1JXz
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGp4z2xIVsXgSexueAxzUnCIHknbQ7o0RR1eAJ6Tf3nqaER5OpxA
Película
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCgH7WBPAegh5T-ns_S3auHmobhhAA_cMcUDjip4On9K5zXC9V
- Se for possível, o professor pode trazer fotos e aparelhos fotográficos antigos, bem
negativos em película e em vidro para que os alunos possam manuseá-los.
- O professor deve levantar com os alunos as diferentes funções da fotografia na sociedade
contemporânea. Também nesse caso, algumas perguntas podem nortear o debate:
- - Onde vemos imagens fotográficas hoje?
- - Quais as funções dessas imagens?
- - Essas imagens representam, necessariamente, a realidade?
- Para cada uma das funções levantadas, é interessante que se apresente imagens para serem
projetadas em aula. É importante que, durante a exibição das imagens, o professor estimule
os alunos a evidenciar todas as informações presentes em cada foto.
Disponível: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU-%20mCHB8q9D3XKr1loWInjsnkgg7dZ04ALvu_vzcseqs0wiRAsxQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAXMgxdjgEesfPF7MZ1RoRd3cxDGFNPc22dKFB2u1n4CvMFqKnbQ
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNg6GmpWFUIyL26LPNc7I9_VS8Y4FmnPKS8juUvJFxSlz9_3rQ
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVXfUyc1wMf4KPlZd6GEy8xksGRP6Bbhfkzjuj49XrgA0NOXI6
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg771SQiV3HbT_E8DNfz9rLS0g39CxUOmLNMyNlXFfkstXu0wn
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-X5Q07QKMcsYj4eRMPuJ0K-iS2WOFvSXL7PQLcXj3EFiVX20f
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo03fLng3meYJSSua0EyiMhq_5y667Kgs1g99l04o7R-v_BXd0
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR53HmDcGLK8IrOGz3KTV9OVdEOcl2hZ9zLPTD-sef-v3MzIHRW
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS1lAbcUtp5us6bcPRvSTgGnjwDUdqomzD6R-lD7FqPH4aBybteiw
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT2kOkRg6zBEvyuH1VHTfYZiawnOPuTIghrYn--g4poo75B2neksA
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXGNoMPCr4sF4xdrp6XINvFmyDku9YNOSX4gcrpobEz69r57Z_ZQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRn1GaOKQe0gGbN9N7qQ_J_zPh-1FLeks0XDqo8LO4VWLm-wvjYg
- Para auxiliar na discussão sobre as funções da fotografia e a diferença entre fotografia artística e documental, o professor pode se valer do texto "Fotografia e História" de Ana Maria Mauad, presente no site : http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-%204.pdf
- Uma vez entendidas as diferentes funções da fotografia, o professor iniciará a parte prática
dos trabalhos.
- Os alunos terão que planejar, em sala, um ensaio fotográfico artístico individual, cujo tema
será o cotidiano pessoal de cada um.
- Para auxiliá-los, o professor deve apresentar aos alunos o
site http://www.dicasdefotografia.com.br/ com dicas sobre fotografia e projetar imagens
chamando atenção para as atividades cotidianas que cada um pode retratar com um olhar
artístico.
- Durante a aula os alunos mostrarão suas ideias ao professor que poderá sugerir ângulos, uso
da fotografia colorida ou preta e branca, distância etc.
- Os alunos terão uma semana para realizar no mínimo 5 fotografias e no máximo 10.
- Cada aluno terá de apresentar um trabalho individual, mas o professor pode sugerir que eles
montem grupos para se auxiliarem.
- As fotos devem ser entregues em mídias digitais e podem ser realizadas com máquinas
fotográficas ou celulares.
- Com as fotografias prontas, o professor deve projetá-las em aula para que todos os alunos
possam apreciá-las e discuti-las. Em seguida, deve escolher um local na escola para que os
trabalhos sejam expostos, impressos ou revelados de acordo com as possibilidades da escola. - Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre a melhor disposição para a apresentação de seus trabalhos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41475