Observe a pintura abaixo.
Características das obras do Renascimento que podem ser observadas no quadro Anunciação, de Fra Angelico, são:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(PUC-SP) Leia e observe a imagem:
"Uma forma extrema de intervenção humana no ciclo hidrológico é a introdução de água 'nova' no sistema. Até agora, essa água 'nova' encontra-se em quantidade insignificante, mas, no futuro, e principalmente nas regiões semiáridas, a água doce 'artificial' talvez afete o funcionamento do ciclo hidrológico."
(David Drew. Processos Interativos Homem-Meio Ambiente. R. de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. p. 121)
Tendo em vista a ideia de intervenção humana no ciclo hidrológico, é correto dizer que
- Matemática | 8.2 Permutação
(UFSM) Para cuidar da saúde, muitas pessoas buscam atendimento em cidades maiores onde há centros médicos especializados e hospitais mais equipados. Muitas vezes, o transporte até essas cidades é feito por vans disponibilizadas pelas prefeituras.
Em uma van com 10 assentos, viajarão 9 passageiros e o motorista. De quantos modos distintos os 9 passageiros podem ocupar suas poltronas na van?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ESCOLA
21. MATERIAL
- Terras de várias cores – coletadas com os alunos
- Água
- Potes plásticos
- Cola
- Colher
- Pincel
- Papel Canson
PROCEDIMENTOS
- Em uma roda de conversa, o professor vai perguntar as crianças do que são feitas as
tintas e se existe formas de extrair tinta de elementos da natureza. Falar sobre as
tintas vendidas prontas, mostrar as tintas que são mais utilizadas na sala de aula e ler
o rótulo para mostrar a composição do produto.
- Explicar as crianças a existência, de corantes e que alguns vegetais podem ser
utilizados para extrair tintas como o urucum, açafrão, pó de café, beterraba e carvão
vegetal.
- O professor vai explicar as crianças que a terra é mais um elemento com o qual
podemos fazer tinta. O professor vai convidar as crianças para irem ao entorno da
escola e coletar terras de várias cores.
- O professor deverá entregar para cada criança um potinho de plástico e uma colher
para esta coleta. Cada um coletará apenas uma cor de terra pois a tinta será para o
uso coletivo.
- Em várias mesas o professor disponibilizará o material descrito acima e ensinará as
crianças a fazerem a tinta de terra conforme receita abaixo:
RECEITA DE TINTA DE TERRA
Uma colher de terra, duas ou três colheres de água e meia colher de cola.
Modo de preparo: misture tudo em um pote de plástico e a tinta estará pronta.
- Depois da tinta preparada, o professor vai pedir as crianças para fazerem desenhos
com a tinta de terra.
- Esta atividade será realizada coletivamente.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37203
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNEB) Durante muito tempo, acreditou-se que a vastidão dos oceanos seria capaz de anular todas as agressões provocadas pelas ações humanas. Uma série de fenômenos recentes, porém, modificou esse modo de pensar, e hoje existe em todo o mundo uma extrema preocupação com o ambiente marinho, cuja importância tem sido amplamente difundida e discutida, uma vez que os oceanos representam a quase totalidade da água do planeta. Entre os vários poluentes que ameaçam o ambiente marinho estão os plásticos. Eles chegam hoje aos oceanos em diferentes formas, desde produtos finais, como fios, sacos e garrafas, até grânulos ou pellets — esferas de 1,0mm a 5,0mm de diâmetro de cores variadas. [...] Os grânulos são muito pequenos para serem retirados das praias pelos mecanismos de limpeza tradicionais. [...] A abundância de produtos plásticos tem criado sérios problemas ambientais. A lenta degradação natural da maioria dos plásticos e a toxidade dos gases produzidos durante a incineração são algumas das dificuldades encontradas para solução desse impasse. (TURRA, 2008, p. 40-45)
Analise as seguintes preposições.
( ) A ingestão de grânulos plásticos pode criar a falsa sensação de saciedade nos animais marinhos, o que poderá acarretar a morte destes, por inanição.
( ) Os aditivos químicos utilizados para alterar as características dos plásticos, durante a sua fabricação, não são biologicamente assimilados pelos organismos aquáticos, devido à sua bioindisponibilidade.
( ) A ingestão de plásticos, pelos animais aquáticos, pode levar à ocorrência de alterações hormonais que modificam o seu sistema reprodutivo e diminuem a taxa de fertilidade.
A partir da análise dessas proposições, relacionadas aos possíveis impactos ambientais, ocasionados pela liberação de plásticos nos oceanos, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
- Língua Portuguesa | D. Regência
(IFPE) Fico Assim Sem Você
Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim
(...)
Tô louco pra te ver chegar,
Tô louco pra te ter nas mãos.
Deitar no teu abraço,
Retomar o pedaço que falta no meu coração
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Claudinho e Buchecha
A regência do verbo “faltar” que aparece no verso “Retomar o pedaço que falta no meu coração” não está de acordo com o que é indicado pela gramática normativa padrão que, nesse caso, indica a utilização da preposição “a”. Sendo assim, o verso ficaria “...que falta ao meu coração”. Desvios como esse são muito comuns no falar cotidiano. Sabendo disso, assinale a única alternativa cuja regência verbal segue o que preceitua a norma padrão.