O artista gráfico holandês Maurits Cornelius Escher criou belíssimas obras nas quais as imagens se repetiam, com diferentes tamanhos, induzindo ao raciocínio de repetição infinita das imagens. Inspirado por ele, um artista fez um rascunho de uma obra na qual propunha a ideia de construção de uma sequência de infinitos quadrados, cada vez menores, uns sob os outros, conforme indicado na figura.
O quadrado PRST, com lado de medida 1, é o ponto de partida. O segundo quadrado é construído sob ele tomando-se o ponto médio da base do quadrado anterior e criando-se um novo quadrado, cujo lado corresponde à metade dessa base. Essa sequência de construção se repete recursivamente.
Qual é a medida do lado do centésimo quadrado construído de acordo com esse padrão?
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
unto a um vasto grupo de pessoas que trabalharam ao seu lado desde o final da década de 1970, Chico Mendes idealizou o modelo que traduziu com perfeição a ideia de desenvolvimento sustentável bem antes desse conceito se popularizar. Uma invenção brasileira que não tem comparação com qualquer outra no mundo.
(www.nationalgeographicbrasil.com, 05.11.2020. Adaptado.)
O modelo abordado no excerto corresponde à
- Física | A. Escalar
(FMP) A Maratona é uma prova olímpica das mais famosas. Trata-se de uma corrida em uma distância de 42,195 km normalmente realizada em ruas e estradas. Na Alemanha, ao vencer a Maratona de Berlim, o queniano Dennis Kimetto quebrou o recorde mundial completando o percurso no tempo de duas horas, dois minutos e 57 segundos.
Tal façanha correspondeu a uma velocidade média com valor próximo de:
- Matemática | 18. Polinômios
(FUVEST 2009 1ª FASE) O polinômio p(x) = x3 + ax2 + bx, em que a e b são números reais, tem restos 2 e 4 quando dividido por x - 2 e x - 1, respectivamente. Assim, o valor de a é:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Impressão da obra “ Criança com um Pombo “ – Pablo Picasso (tamanho A3)
Disponível:
https://pt.wahooart.com/@@/8EWMXC-Pablo-Picasso-Crian%C3%A7a-com-um- pombo
- Lápis de cor
- Papel cartão ou cartolina branca cortados no tamanho de 10x10cm
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando um pouco sobre as cores.
- Mostre para as crianças como as cores nos dão uma série de informações a respeito do
mundo que nos rodeia, desde a escolha dos alimentos até as regras de trânsito ou a leitura
fisionômica das pessoas. A cor também é importante para que possamos expressar nossas
idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho,
gravura, teatro, dança).
- Fale um pouco sobre o pintor espanhol Pablo Picasso e suas obras, relacionando os
acontecimentos da vida do pintor com as cores escolhidas por ele para a representação de
cada fase em sua vida (tristeza - azul, paixão-rosa).
- Apresente para as crianças a obra “Criança com um Pombo” (1901) – Pablo Picasso ,que fez
da cor uma expressão de seu trabalho e de sua vida. (coloque a impressão desta obra no
centro da sala onde todos os alunos possam visualizá-la ).
- Instrua as crianças a observar a importância da cor nesta obra destacando as expressões que
retratam sentimentos de tristeza, paixão, alegria. Fale com as crianças , que em suas vidas,
eles podem escolher outras cores para a representação desses sentimentos e de outros
sentimentos.
- À partir desta observação, o professor vai pedir as crianças para fazer um desenho para
expressar um sentimento usando uma cor para representá-lo.
- O professor vai separar a turma em duplas.
- Distribuir 10 cartões para cada dupla .
- Serão 05 cartões para cada criança.
- Cada criança vai tentar mostrar os seus sentimentos com expressões em seu rosto.
- O professor deverá fazer intervenções, questionando-os sobre que cor cada um acredita que representa a expressão que o colega está
fazendo( saudade, amor, tristeza , felicidade).
- A outra criança deverá observar o colega e tentará desenhar a expressão e pintar o cartão
com a cor correspondente, evitando desenhos prontos, fotos copiadas ou xerocadas.
- O importante é explorar a expressividade das crianças.
- Depois de terminada a atividade, o professor deverá fazer uma exposição dos desenhos para
a apreciação de todos. Os cartões também poderão ser utilizados na aula para as
brincadeiras, jogo de adivinhação, entre outros.
- Vai ser uma atividade muito divertida.
Criança com um Pombo – Pablo Picasso
Fonte: https://pt.wahooart.com/@@/8EWMXC-Pablo-Picasso-Crian%C3%A7a-com-um-pombo
Fonte: http://colentandosaberes.blogspot.com/2012/10/expressividade-da-cor.html
A EXPRESSIVIDADE DA COR
- História | 6.12 Nazifascismo
A palavra “ariano”, até então um termo linguístico que se referia a um grupo de línguas indo-europeias, assumiu, no livro de Hitler, um novo significado. Hitler foi influenciado pelo racista britânico Houston S. Chamberlain, que deu um novo conceito para a palavra “ariano”, empregando para designar uma superioridade sobre as demais raças. Da mesma forma, o termo “semítico” não era originalmente racial e sim linguístico, representando um grupo que incluía o hebraico e o árabe. Para Hitler, “ariano” era sinônimo de “puro” e “semítico” era sinônimo de “judeu”, portanto, “impuro”.
Gilbert, Martin. A história do século XX. Tradução de Carolina Barcellos e Ebreia de Castro Alves. 1ª edição. São Paulo: Editora Planeta, 2016. Texto adaptado. VOT2021
O texto do historiador Martin Gilbert mostra que na Alemanha nazista as palavras “ariano” e “semítico” ganharam novos significados com o objetivo de