(FMP) A Maratona é uma prova olímpica das mais famosas. Trata-se de uma corrida em uma distância de 42,195 km normalmente realizada em ruas e estradas. Na Alemanha, ao vencer a Maratona de Berlim, o queniano Dennis Kimetto quebrou o recorde mundial completando o percurso no tempo de duas horas, dois minutos e 57 segundos.
Tal façanha correspondeu a uma velocidade média com valor próximo de:
Questões relacionadas
- Filosofia | 3. Medieval
A virtude implica a perfeição da potência. Por isso, segundo o livro I do “Céu”, a virtude de uma coisa se determina em relação com o ponto máximo que essa coisa pode atingir. Ora, o ponto máximo que uma potência pode atingir tem que ser bom, pois todo mal importa defeito, donde dizer Dionísio que todo mal é enfermo. E por isso é necessário que a virtude de qualquer coisa seja defina em relação com o bem. Logo, a virtude humana, que é um hábito de ação, é um hábito bom e produtor de bem.
AQUINO, T. Suma de Teologia. São Paulo: Loyola, 2006.
Santo Tomás de Aquino descreve a sua ética baseada na razão proveniente de Deus. Neste sentido, o indivíduo virtuoso seria o que
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
MATERIAL - Papel Canson A4 - Lápis grafite - Régua - Caneta preta PROCEDIMENTOS - O professor deverá falar mais um pouco sobre a perspectiva . Disponível : http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php - Para se criar um desenho de perspectiva, são necessários alguns elementos básicos como a linha do horizonte, o ponto de fuga e as linhas de fuga. Para saber mais acesse o site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_fuga https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_horizonte http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php - A perspectiva é uma técnica de desenho utilizada para ilustrar dimensões por meio de uma superfície plana. Há várias formas de utilização do desenho em perspectiva como perspectiva única, perspectiva de dois pontos, vista do olho de pássaro, vista do olho de minhoca entre outras. - O professor deverá instruir os alunos na execução desta atividade. - Fazer uma perspectiva com 01 ponto de fuga. - O professor deverá seguir os passos descritos abaixo: - Depois que o aluno tiver treinado este tipo de perspectiva a sugestão é que o aluno pratique desenhando em vários ângulos, sempre observando onde está o ponto de fuga.
Comece criando um ponto de fuga fazendo um “X” no centro do papel. Partindo do centro até as bordas do papel, faça linhas que também possam ser utilizadas no próprio desenho que você fará.
O segundo passo é desenhar uma série de postes no lado direito. Quando se aproximar do centro, ou do ponto de fuga, substitua os postes por linhas.
Para o lado esquerdo, faça uma série de postes e adicione alguns bancos perpendiculares. Lembre-se de desenhar linhas quando se aproximar do ponto central.
O próximo passo é desenhar o teto do caminho, ilustrando seu padrão xadrez
Agora esboce casas do lado esquerdo e uma paisagem praiana do lado direito do desenho.
Para finalizar, esboce linhas que irão realçar ou contornar o caminho e o teto.
Passe caneta ou tinta por cima e está pronto. Utilize uma caneta ou marcador preto com diferentes tipos de pontas para que o desenho tenha uma variação de textura. Fonte: http://pt.wikihow.com//Desenar-em-Perspectiva Algumas dicas: - Uma boa forma de praticar é visitando lugares onde possa ver estruturas desaparecendo no horizonte (trilhos são perfeitos, mas cuidado quando o trem vier). Sente-se e desenhe a estrutura à frente; depois ande 5 metros Para a esquerda ou direita e faça novamente. Pratique desenhando de vários ângulos, sempre percebendo onde está o ponto de fuga. - A perspectiva também pode ser aplicada em letras de forma para um efeito mais dramático e imponente.
Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem ArtísticaMATERIAL - Papel Canson A4 - Lápis grafite - Régua - Caneta preta PROCEDIMENTOS - O professor deverá falar mais um pouco sobre a perspectiva . Disponível : http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php - Para se criar um desenho de perspectiva, são necessários alguns elementos básicos como a linha do horizonte, o ponto de fuga e as linhas de fuga. Para saber mais acesse o site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_fuga https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_horizonte http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php - A perspectiva é uma técnica de desenho utilizada para ilustrar dimensões por meio de uma superfície plana. Há várias formas de utilização do desenho em perspectiva como perspectiva única, perspectiva de dois pontos, vista do olho de pássaro, vista do olho de minhoca entre outras. - O professor deverá instruir os alunos na execução desta atividade. - Fazer uma perspectiva com 01 ponto de fuga. - O professor deverá seguir os passos descritos abaixo: - Depois que o aluno tiver treinado este tipo de perspectiva a sugestão é que o aluno pratique desenhando em vários ângulos, sempre observando onde está o ponto de fuga.
Comece criando um ponto de fuga fazendo um “X” no centro do papel. Partindo do centro até as bordas do papel, faça linhas que também possam ser utilizadas no próprio desenho que você fará.
O segundo passo é desenhar uma série de postes no lado direito. Quando se aproximar do centro, ou do ponto de fuga, substitua os postes por linhas.
Para o lado esquerdo, faça uma série de postes e adicione alguns bancos perpendiculares. Lembre-se de desenhar linhas quando se aproximar do ponto central.
O próximo passo é desenhar o teto do caminho, ilustrando seu padrão xadrez
Agora esboce casas do lado esquerdo e uma paisagem praiana do lado direito do desenho.
Para finalizar, esboce linhas que irão realçar ou contornar o caminho e o teto.
Passe caneta ou tinta por cima e está pronto. Utilize uma caneta ou marcador preto com diferentes tipos de pontas para que o desenho tenha uma variação de textura. Fonte: http://pt.wikihow.com//Desenar-em-Perspectiva Algumas dicas: - Uma boa forma de praticar é visitando lugares onde possa ver estruturas desaparecendo no horizonte (trilhos são perfeitos, mas cuidado quando o trem vier). Sente-se e desenhe a estrutura à frente; depois ande 5 metros Para a esquerda ou direita e faça novamente. Pratique desenhando de vários ângulos, sempre percebendo onde está o ponto de fuga. - A perspectiva também pode ser aplicada em letras de forma para um efeito mais dramático e imponente.
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
“De sorte que os jagunços os assaltaram, de surpresa, antes da chegada, ao meio-dia, no Angico. Foi mais sério o ataque, ainda que não valesse o nome de combate, que mais tarde lhe deram.”
(Euclides da Cunha, Os Sertões) No trecho acima, a oração adverbial destacada expressa
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(UERN) Pesquisas envolvendo a síntese de uma pele idêntica à humana, que reproduz os mesmos tecidos biológicos e pode ser utilizada para avaliar a toxicidade e a eficácia de novos compostos para fármacos e produtos cosméticos, têm sido desenvolvidas por pesquisadores brasileiros. Células retiradas de peles de doadores submetidos a cirurgias plásticas recuperadoras são matéria-prima utilizada para a construção da pele artificial em laboratório.
(ERENO, 2009, p. 168)
De acordo com os conhecimentos relacionados à organização estrutural da pele humana, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O telefone é um aparelho que utilizamos frequentemente. Há registros que os primeiros aparelhos telefônicos surgiram no Brasil em 1883 e até hoje novos modelos estão surgindo. Observe os modelos a seguir.
Imagens disponíveis em: <http://www.googleimagem.com.br>. Acesso em: 19 nov. 2012.
Enunciado:
Esses aparelhos estão sendo doados para o Museu do Telefone, pois contam parte da história da comunicação no Brasil.
Algumas informações sobre esses aparelhos precisam ser guardadas para os futuros visitantes do Museu.
Responda essa questão fazendo um registro sobre as mudanças que aconteceram com o surgimento do telefone, a sua utilidade, características e importância na vida das pessoas.
História - Fundamental | 02. A vida familiarTexto base: O telefone é um aparelho que utilizamos frequentemente. Há registros que os primeiros aparelhos telefônicos surgiram no Brasil em 1883 e até hoje novos modelos estão surgindo. Observe os modelos a seguir.
Imagens disponíveis em: <http://www.googleimagem.com.br>. Acesso em: 19 nov. 2012.
Enunciado:
Esses aparelhos estão sendo doados para o Museu do Telefone, pois contam parte da história da comunicação no Brasil.
Algumas informações sobre esses aparelhos precisam ser guardadas para os futuros visitantes do Museu.
Responda essa questão fazendo um registro sobre as mudanças que aconteceram com o surgimento do telefone, a sua utilidade, características e importância na vida das pessoas.