Uma casa de dois andares está sendo projetada. É necessário incluir no projeto a construção de uma escada para o acesso ao segundo andar. Para o cálculo das dimensões dos degraus utilizam-se as regras:
|2h + b − 63,5| ≤ 1,5 e 16 ≤ h ≤ 19,
nas quais h é a altura do degrau (denominada espelho) e b é a profundidade da pisada, como mostra a figura. Por conveniência, escolheu-se a altura do degrau como sendo h = 16. As unidades de h e b estão em centímetro.
Nesse caso, o mais amplo intervalo numérico ao qual a profundidade da pisada (b) deve pertencer, para que as regras sejam satisfeitas é
Questões relacionadas
- Química
Muitos acreditam ser mais saudável consumir "produtos orgânicos" do que produtos cultivados de forma convencional. É possível diferenciar esses dois tipos de produtos, determinando-se as quantidades relativas de14N e 15N em cada um deles. Essas quantidades relativas serão diferentes, se o solo for adubado com esterco ou fertilizantes sintéticos. O esterco contém compostos originados no metabolismo animal, enquanto fertilizantes sintéticos, como, por exemplo, o nitrato de amônio, provém da amônia.
Considere as afirmações:
I. 14N e 15N diferem quanto ao número de prótons, mas não quanto ao número de nêutrons.
II. Os fertilizantes nitrogenados, sejam sintéticos ou naturais, fornecem o nitrogênio necessário à formação de aminoácidos e proteínas nos vegetais.
III. O fertilizante nitrato de amônio pode ser obtido pela reação da amônia com o ácido nítrico.
É correto apenas o que se afirma em
- História | 6.12 Nazifascismo
A palavra “ariano”, até então um termo linguístico que se referia a um grupo de línguas indo-europeias, assumiu, no livro de Hitler, um novo significado. Hitler foi influenciado pelo racista britânico Houston S. Chamberlain, que deu um novo conceito para a palavra “ariano”, empregando para designar uma superioridade sobre as demais raças. Da mesma forma, o termo “semítico” não era originalmente racial e sim linguístico, representando um grupo que incluía o hebraico e o árabe. Para Hitler, “ariano” era sinônimo de “puro” e “semítico” era sinônimo de “judeu”, portanto, “impuro”.
Gilbert, Martin. A história do século XX. Tradução de Carolina Barcellos e Ebreia de Castro Alves. 1ª edição. São Paulo: Editora Planeta, 2016. Texto adaptado. VOT2021
O texto do historiador Martin Gilbert mostra que na Alemanha nazista as palavras “ariano” e “semítico” ganharam novos significados com o objetivo de
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Um professor de Matemática afixou um mapa na parede e marcou dois pontos da cidade, indicados por A e B, ligando-os por uma reta representada pela equação x - 2y = 5. Depois, ele marcou os pontos C e D fora dessa reta e disse que os pontos A, B, C e D são dados pelos pares ordenados (7, -1), (3, -1), (-1, -3) e (-3, 1).
Quais pares ordenados representam os pontos A e B?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O rapaz que pretende se casar não nasceu com esse imperativo .Ele foi insuflado pela sociedade,reforçado pelas incontáveis pressões de histórias de família, educação, moral, religião, dos meios de comunicação e da publicidade. Em outras palavras, o casamento não é um instinto, e sim uma instituição.
BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado).
O casamento, conforme é tratado no texto, possui como característica o(a)
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UNICAMP) As feridas da discriminação racial se exibem ao mais superficial olhar sobre a realidade social do país. Até 1950, a discriminação em empregos era uma prática corrente, sancionada pelas práticas sociais do país. Em geral, os anúncios de vagas de trabalho eram publicados com a explícita advertência: “não se aceitam pessoas de cor.” Mesmo após a Lei Afonso Arinos, de 1951, proibindo categoricamente a discriminação racial, tudo continuou na mesma. Depois da lei, os anúncios se tornaram mais sofisticados que antes, e passaram a requerer: “pessoas de boa aparência”. Basta substituir “pessoas de boa aparência” por “branco” para se obter a verdadeira significação do eufemismo.
(Adaptado de Abdias do Nascimento, O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2018, p. 97.)
A partir do excerto, é correto afirmar: