É comum nas praias do Nordeste a presença de vendedores ambulantes de queijo assado. Um aparato simples é usado para produzir carvão em brasa, consistindo de uma lata, vazada por cortes laterais. Quando o carvão está por se acabar, nova quantidade é reposta, a lata é enganchada a uma haste de metal (figura 1) e o conjunto é girado vigorosamente sob um plano vertical por alguns segundos (figura 2), reavivando a chama.
No momento em que o braseiro atinge o ponto mais alto de sua trajetória, considerando que a mesma é percorrida com velocidade constante, dos vetores indicados, aquele que representa a direção e sentido da força resultante sobre a lata é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Lhe explico, com permissão de sua paciência. Chegue‑se mais à luz, não receie o fumo. Nem tenha medo de queimar: não há outra maneira de me escutar. Minha voz se está enfraquecendo, mais débil ficando à medida que eu desfiar estas confidências. Enquanto ouvir estes relatos você se guarde quieto. O silêncio é que fabrica as janelas por onde o mundo se transparenta. Não escreva, deixe esse caderno no chão. Se comporte como água no vidro. Quem é gota sempre pinga, quem é cacimbo se esvapora. Neste asilo, o senhor se aumente de muita orelha. É que nós aqui vivemos muito oralmente. Tudo começa antes do antigamente.
COUTO, Mia. A varanda do frangipani. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
O gênero relato, referido no fragmento, adéqua-se àquilo que está sendo narrado por remeter a
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
TEXTO I
Os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
PESSOA, F. O guardador de rebanhos – IX. In: GALHOZ, M. A. (Org.). Obras poéticas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999 (fragmento).
TEXTO II
Tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu
o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência
do mundo sem a qual os símbolos da ciência não
poderiam dizer nada.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999 (adaptado).
Os textos mostram-se alinhados a um entendimento acerca da ideia de conhecimento, numa perspectiva que ampara a
- História | 3.2 Era Vargas
Mediante o Código de Posturas de 1932, o poder público enumera e prevê, para os habitantes de Fortaleza, uma série de proibições condicionadas pela hora: após as 22 horas era vetada a emissão de sons em volume acentuado. O uso de buzinas, sirenes, vitrolas, motores ou qualquer objeto que produzisse barulho seria punido com multa. No início dos anos 1940 o último bonde partia da Praça do Ferreira às 23 horas.
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult, 2001 (adaptado).
Como Fortaleza, muitas capitais brasileiras experimentaram, na primeira metade do século XX, um novo tipo de vida urbana, marcado por condutas que evidenciam uma
- Geografia | 2. Cartografia
(UECE) As escalas representam um elemento fundamental para a cartografia. Sua utilização baseia-se nas relações de proporção entre o tamanho real e o tamanho da representação. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo.
I. Quanto maior a escala, menor a área representada e menor é o nível de detalhe.II. Escala é a relação que há entre a área do mapa pela área real, assim, E = d/D.III. Se a escala de um mapa é 1: 500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.Está correto o que se afirma apenas em
- Geografia | 7. Geopolítica
As duas guerras mundiais cortaram boa parte dos vínculos econômicos entre os países. Depois de 1945, a economia capitalista recuperou, pouco a pouco, seu alcance mundial, num processo conduzido, principalmente, pelas empresas multinacionais. A partir do final da década de 1980, o cenário econômico mundial passou por profundas transformações. Dentre elas, a ascensão ao poder, nos dois países mais importantes do mundo capitalista, do presidente norte-americano Ronald Reagan e da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Suas ações políticas atacaram os direitos trabalhistas e os benefícios sociais, em prejuízo da maioria da população. O objetivo era aumentar a parcela da riqueza nacional em mãos dos capitalistas. A desigualdade social se acentuou. As empresas estatais foram quase todas privatizadas e o controle do Estado sobre as companhias particulares foi reduzido ao mínimo.
Outra mudança importante neste período foi o fim do comunismo soviético, numa sequência de eventos que têm como marco a queda do Muro de Berlim, em 1989. A Guerra Fria terminou, com a vitória indiscutível do capitalismo.
(Igor Fuser, Geopolítica: o mundo em conflito, 2006. Adaptado.)
O texto enfatiza a ascensão ao poder de líderes políticos partidários