Um concurso é composto por cinco etapas. Cada etapa vale 100 pontos. A pontuação final de cada candidato e a média de suas notas nas cinco etapas. A classificação obedece à ordem decrescente das pontuações finais. O critério de desempate baseia-se na maior pontuação na quinta etapa.
A ordem de classificação final desse concurso é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: CurriculoAvaliacao 3537
A questão baseia-se no texto a seguir. Naquele dia, a árvore dos Cubas brotou uma graciosa flor. Nasci; recebeu-me nos braços a Pascoela, insigne¹ parteira minhota, que se gabava de ter aberto a porta do mundo a uma geração inteira de fidalgos. Não é impossível que meu pai lhe ouvisse tal declaração; creio, todavia, que o sentimento paterno é que o induziu a gratificá-la com duas meias dobras. Lavado e enfaixado, fui desde logo o herói de nossa casa. Cada qual prognosticava² a meu respeito o que mais lhe quadrava ao sabor. Meu tio João, o antigo oficial de infantaria, achava-me um certo olhar de Bonaparte, coisa que meu pai não pode ouvir sem náuseas; meu tio Ildefonso, então simples padre, farejava-me cônego³. [...] ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: FTD, 1998, p. 34. Glossário: ¹ Insigne: famosa; ² Prognosticar: predizer ³ Cônego: religioso que participa do colegiado de uma catedral ou de uma igreja e batalha na administração da mesma.
Enunciado:
Pode-se perceber que o narrador do fragmento acima é
- Filosofia | 2.3 Helenismo
Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.
EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A masculinidade, assim como a feminilidade, é uma construção histórica e cultural. Em nossa cultura, a dança caracteriza-se, no sentido geral, como um universo predominantemente feminino. Homens que dançam são geralmente considerados homossexuais, por não se enquadrarem dentro das normas culturais hegemônicas de gênero e sexualidade. Por outro lado, demonstram a não existência de um único tipo de masculinidade, enfatizando que as identidades humanas são múltiplas e plurais. No contexto da dança, as representações hegemônicas de gênero e as regulações sociais que essas impõem não se manifestam de forma igual em todas as modalidades de dança. Persiste essa forte representação cultural ocidental que associa o balé à feminilidade e à homossexualidade. Em outras danças, ela não se revela tão forte, e os homens não aparecem em menor número, como nas tradicionais danças folclóricas ou no moderno hip hop.
ANDREOLI, G. S. Representações de masculinidade na dança contemporânea. Movimento, n. 1, 2011 (adaptado).
No que tange à identidade de gênero masculina, a dança e suas modalidades expressam o(a)
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
TEXTO II
Para promover a sua linha de Marcadores Multiuso, neste mês, a Faber-Castell está lançando a campanha “Como dizer também é importante”, desenvolvida pela DAVID, que destaca os atributos da linha de uma forma ágil e inteligente ao dialogar com o público jovem.
Por meio de posts, anúncios impressos e mídia out of home, que seguem em veiculação até novembro, a campanha retrata situações onde mensagens importantes são passadas com recados escritos com os Marcadores Multiuso da Faber-Castell. Numa das peças, por exemplo, uma taça de champanhe ganha o texto “Feliz 1° ano de namoro”. Em outra, uma panela exibe o recado: “Mãe, melhor você deixar o papai cozinhar”.
“Aproveitamos que nosso público está numa fase da vida de muitas mudanças para brincar com a ideia de que comunicar algumas coisas pode ser feito de uma forma divertida – e que independente da superfície, os Marcadores Multiuso Permanente estão lá para ajudar”, conta Edgard Gianesi, diretor de criação da DAVID.
Disponível em: https://grandesnomesdapropaganda.com.br. Acesso em: 14 mar. 2021.
Campanhas publicitárias empregam comumente as linguagens verbal e não-verbal. No Texto I, como se percebe na leitura do Texto II, emprega-se a escrita, nos objetos, com a intenção de
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB)
A figura apresenta uma mola de constante elástica K = 2000,0 N/m que está comprimida 10,0 cm por um bloco de massa 500,0g com o auxílio de uma trava. Destravando-se a mola, o bloco é lançado ao longo da trajetória AB na ausência de forças dissipativas. Assim, o módulo da velocidade do bloco, ao passar pelo ponto B, em m/s, é igual a